IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 7. Química Orgânica
ESTUDOS COMPUTACIONAIS DE NOVOS ANÁLOGOS DA CINAMOFILINA, UM PRODUTO NATURAL COM IMPORTANTES PROPRIEDADES ANTITROMBÓTICAS.
Márcia Paranho Veloso 1
Pedro Henrique Barbosa de Abreu 2
Leonardo Bruno Federico 3
Fabian de Lima Soares 4
Carlos Alberto Manssour Fraga 5
(1. Departamento de Farmácia, UNIFAL-MG, Alfenas/MG; 2. Departamento de Farmácia, UNIFAL-MG, Alfenas/MG; 3. Departamento de Farmácia, UNIFAL-MG, Alfenas/MG; 4. Departamento de Farmácia, UNIFAL-MG, Alfenas/MG; 5. Departamento de Fármacos, Faculdade de Farmácia, UFRJ, Rio de Janeiro/RJ)
INTRODUÇÃO:

As plantas medicinais têm sido amplamente empregadas na terapia de várias patologias em alguns países do mundo. A cinamofilina, (8R-8’S)-4,4’-diidroxi-3,3’-dimetoxi-7-oxo-8,8’-neolignana, é uma lignana isolada de Cinnamomum philippinense que apresenta atividade antitrombótica, resultante de sua capacidade de inibir a enzima tromboxana sintase (TXS) e também de bloquear os receptores de tromboxana A2 (TP), sendo um agente útil no controle fisiopatológico de doenças do aparelho circulatório e respiratório, que apresentam elevados índices de morbidade no Brasil. Além disso, a cinamofilina também apresenta atividade antioxidante e citoprotetora contra injúrias oxidativas. Neste contexto, no âmbito de um programa de pesquisas que visa o planejamento, síntese e avaliação farmacológica de novos compostos com atividades antitrombóticas e antiasmáticas, este trabalho teve como objetivo estudar através do emprego da modelagem molecular, as propriedades estereoeletrônicas de três novas séries de derivados da cinamofilina, que serão sintetizados e avaliados farmacologicamente.

METODOLOGIA:

Para a realização dos cálculos foi utilizado o programa SPARTAN ’04 WINDOWS; o método semi-empírico AM1 foi usado para as análises conformacionais das três novas séries de análogos da Cinamofilina, obtendo-se valores de mínimos energéticos e propriedades estereo-eletrônicas, úteis para a correlação das atividades antitrombóticas com as estruturas dos compostos. Foram medidas distâncias entre átomos presentes nos principais grupamentos farmacofóricos dos compostos analisados. Foram utilizados resultados de trabalhos anteriores deste grupo de pesquisa e da literatura.

RESULTADOS:

Estes resultados foram obtidos em continuação ao trabalho anterior que comprovou que a Cinamofilina pode ser utilizada como protótipo com um novo padrão estrutural, passível de modificação visando à obtenção de novos candidatos a fármacos antitrombóticos e antiasmáticos. As estruturas dos análogos das três novas séries de derivados planejados, tendo como protótipo a cinamofilina, foram minimizadas para a obtenção dos confôrmeros de menor energia. Foram calculados os valores de calor de formação (-945.672 a -100.332 kcal/mol), área CPK (-166.926 a 366.643 Ų), volume CPK(-212.312 a 360.560 ų) e energias de HOMO (-210.539 a 341.471 kcal/mol) e LUMO (-144.269 a 347.758 kcal/mol). Foram medidas as distâncias entre os principais grupamentos farmacofóricos presentes nestes derivados: o carbono carbonílico (que pode interagir com o resíduo de aminoácido Arg295 presente do sítio do receptor TP) e os substituintes presentes nos anéis aromáticos nas posições C3 e C4 (que podem interagir com a Ser201, conforme relatos de estudos anteriores). Os resultados calculados demonstraram que nem todos os novos derivados possuíam a distância ótima entre os grupamentos farmacofóricos (8 a 10 Å), mas a maioria dos compostos apresentou valores de distância muito próximos ou dentro da faixa desejada (7,910 a 8,489 Å), não sendo excluídos das séries planejadas. Alguns compostos possuíam valores fora da faixa e foram separados daqueles que passarão para a etapa sintética e de avaliação farmacológica.

CONCLUSÕES:

Este estudo possibilitou a compreensão da correlação entre a estrutura química dos novos derivados e a estrutura do protótipo Cinamofilina. Foi possível selecionar as estruturas que apresentaram valores energéticos e de distancias entre os grupamentos farmacofóricos semelhantes aos da Cinamofilina que passarão para posterior etapa sintética visando à obtenção de novos candidatos a fármacos antitrombóticos e antiasmáticos.

Instituição de fomento: FAPEMIG
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: cinamofilina; atividade antitrombótica; modelagem molecular.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006