IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 2. Literatura Comparada
Música Popular Brasileira: para narrar a nação, “nós canto-falamos”
Andréa Beraldo Borde 1
Ana Cristina Sampaio Santos 1
Cátia Oliveira Soares 1
Michele da Rosa Silva 1
Rachel Esteves Lima 2
Sofia Fernandes da Cruz 1
(1. PET - Programa de Educação Tutorial / Instituto de Letras/ UFBA; 2. PET / Instituto de Letras / UFBA (Tutora))
INTRODUÇÃO:
O trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa “Panorama da Música Popular Brasileira”, desenvolvida pelo Programa de Educação Tutorial do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. Dentre seus objetivos destacam-se: estudar a história da música popular brasileira, relacionando os gêneros aqui predominantes ao seu contexto de produção e recepção; refletir sobre as formas como as manifestações populares se articulam ao registro erudito, no universo musical do País; discutir o papel da MPB no processo de formação da consciência nacional; compreender o modo como as relações entre o nacional e o estrangeiro se processaram nessa esfera artística.
METODOLOGIA:
A pesquisa, eminentemente bibliográfica, foi iniciada com o lundu, seguida de estudos sobre a modinha, o maxixe, o choro, as marchas de carnaval, o samba, a bossa nova, o tropicalismo e a jovem guarda. O trabalho foi realizado em duplas, sendo que a cada uma coube a investigação sobre determinado gênero musical. Foram consultadas obras de especialistas no assunto, tais como Mário de Andrade, José Miguel Wisnik, José Ramos Tinhorão, Carlos Sandroni, Luiz Tatit, Almir Chediak, Oneyda Alvarenga; José Carlos Barros, Claúdia Neiva de Matos, etc.
RESULTADOS:
A pesquisa demonstrou haver uma quase unanimidade entre os estudiosos da MPB quanto à importância das fusões rítmicas ocorridas no País, o que revelaria a plasticidade da cultura brasileira. No entanto, longe de traduzir um efetivo questionamento do processo valorativo dos vários gêneros musicais, tais mesclas culturais serviram para gestar um discurso nacionalista pseudo-democrático, mantendo-se, na prática, os processos tradicionais de construção de hierarquias na esfera artística.
CONCLUSÕES:
Ao final da pesquisa, concluiu-se que a MPB, dada sua ênfase nos aspectos gestuais e lingüísticos próprios ao registro da comunicação oral, sempre se constituiu como um território fértil para os hibridismos atribuídos a outros movimentos artísticos da contemporaneidade, como o hip hop, colocando em questão certos discursos que invocam a autenticidade do popular ou do nacional para implementar um projeto de modernização quase sempre autoritário e excludente.
Instituição de fomento: SESU/MEC
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: MPB; Identidade cultural; consciência nacional.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006