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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 8. Psicologia do Trabalho e Organizacional
A FUNÇÃO DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DE VALORES EM UMA ORGANIZAÇÃO RELIGIOSA
Junior Vicente Franken 1
Bianca F. Chiella  1
Eduardo Nascimento Santiago 1
(1. Departamento de Psicologia - Universidade Federal de Santa Catarina/ UFSC)
INTRODUÇÃO:
Ao longo do processo de desenvolvimento humano, o indivíduo participa de inúmeros grupos sociais. A socialização faz com que a pessoa adquira as normas definidoras dos critérios morais e éticos, conforme os padrões da sociedade em que está inserido. Nessa constante interação com o meio, o indivíduo vai internalizando crenças e valores,  construindo padrões de comportamento próprios para interação em cada grupo. É na adolescência que tais valores vão se consolidando e vão determinando suas escolhas, entre elas, a escolha profissional. Uma das opções apresentada aos jovens é a vida religiosa. A partir do momento em que o jovem opta pela vida religiosa, ele passa a viver dentro de  uma instituição, onde passa por um grande e intenso processo de socialização organizacional. O mesmo é caracterizado pela disseminação dos valores da organização aos jovens candidatos a vida religiosa. Assim, este trabalho teve como objetivo identificar como é feito o processo de socialização dos valores organizacionais e quais suas funções. Nesse sentido, esse tipo de organização oferece vários elementos para o estudo sobre o impacto dos valores organizacionais no individuo bem como a decorrência deste processo no  comprometimento de seus membros com a organização.
METODOLOGIA:
Em virtude do objetivo da pesquisa, considerou-se a observação e entrevistas como principais meios de coletas de dados. Assim, a pesquisa teve dois momentos distintos, mas ambos procuram atender ao objetivo inicial. Na primeira etapa, foi feito um levantamento de todas as atividades que os jovens realizavam no seu dia-a-dia na organização. Após esse primeiro levantamento, foram agrupadas e classificadas todas as atividades conforme seus objetivos. Feita esta parte, foram observadas diretamente as atividades dos jovens na organização relacionadas ao processo de socialização dos valores da instituição. A observação buscou caracterizar em que momentos e de que forma eram repassados os valores da organização aos jovens candidatos a vida religiosa. Para isso, os pesquisadores permaneceram na instituição acompanhando as atividades durante dois dias. Na segunda etapa, foram realizadas duas entrevistas com duas pessoas que passaram por esta instituição religiosa. A entrevista seguia um roteiro que procurava verificar como transcorreu o processo de socialização organizacional e quais as implicações deste processo em suas vidas hoje.
RESULTADOS:
Em relação aos resultados levantados por meio da observação, considera-se o canto como importante forma de socialização dos valores da organização. O comportamento de cantar está presente em várias rotinas da instituição, fazendo parte dos momentos de oração comunitária (2 vezes ao dia durante 20 minutos), aulas de violão (duas aulas de 1 hora por semana, mais apresentações coletivas nos fins de semana), aulas de formação cristã (3 horas por semana) e em participações em liturgias na comunidade. Estes cantos referem-se principalmente aos legados do fundador da instituição e aos ensinamentos cristãos. Outro dado observado foi a forte presença da simbologia da organização caracterizada principalmente por uma identidade visual. Esta identidade visual está presente na forma de logomarcas em roupas, materiais educativos e documentos oficiais da organização. Em relação aos dados das  entrevistas, pode-se perceber que os valores da organização foram incorporados aos valores pessoais e que ainda hoje esses valores norteiam a maioria de suas ações. Ambos também destacam que as ações de seus integrantes devem ser coerentes com os valores da organização e pelo o que é professado em seus discursos, sendo que a não observância destes aspectos pode ocasionar o desligamento dos membros da organização.
CONCLUSÕES:
Constata-se que há na instituição a presença de uma cultura forte, onde os valores são amplamente difundidos e apreendidos rapidamente por todos os seus membros. Estes valores são passados a todo o momento para os jovens candidatos a vida religiosa através dos hinos, aulas de formação, símbolos, da linguagem e nas demais atividades diárias e principalmente pelo estilo de vida coerente adotado por seus empreendedores ou idealizadores. Verifica-se que as pessoas que passam por essa etapa de formação têm uma grande identificação de valores pessoais com os da instituição, sendo que, quanto mais o indivíduo permanece na instituição, mais arraigados tornam-se esses valores. Esta identificação com os valores organizacionais é fundamental e necessária para que o indivíduo torne-se comprometido com os objetivos da organização. Em contrapartida, torna-se necessária à discussão, neste momento, sobre a opção de vida religiosa para os jovens enquanto uma escolha de vida. A medida em que se observa um distanciamento dos valores da sociedade dos da organização, é esperado que cada vez menos haja jovens dedicados a este estilo de vida. Será este um problema da rigidez dos valores da organização ou da total flexibilização dos valores da nossa sociedade? Estes questionamentos nos levam a pesquisas futuras nesta área bem como uma possibilidade de estudos sobre comprometimento e vinculo organizacional.
 
Palavras-chave: valores organizacionais; comprometimento organizacional; processo de socialização organizacional.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006