IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CONCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES
Eleonor Raimundo da Silva 1
Jorcelina Elizabeth Fernandes 1
(1. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO )
INTRODUÇÃO:

No desempenho das minhas atividades profissionais na Faculdade de Enfermagem - FAEN da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT atuando como docente de enfermagem ou como enfermeiro no Hospital Universitário Júlio Muller - HUJM, tenho vivenciado nesta trajetória profissional algumas questões relacionadas aos estágios curriculares supervisionados do Curso de Enfermagem que me despertaram o interesse em realizar este estudo. Neste sentido, estabeleço como foco desta pesquisa os estágios curriculares supervisionados cujos objetivos foram conhecer as concepções dos alunos e professores sobre esta atividade de ensino no curso e identificar as práticas por eles desenvolvidas nos diversos campos em que acontecem os estágios. Sendo a enfermagem uma profissão eminentemente prática, a formação do enfermeiro deve passar por um processo de ensino no qual o saber científico associado a competência técnica  devem fazer parte da construção do conhecimento para o exercício da profissão. No decorrer de sua história, a enfermagem vem lutando para conquistar seu espaço e reconhecimento profissional. Como profissão, foi fortemente marcada por concepções que a relacionava ao fazer manual, havendo dificuldades no que diz respeito ao pensar/refletir para a construção de um saber científico que confira especificidades à sua ação.

METODOLOGIA:

A presente pesquisa foi desenvolvida com alunos e professores dos estágios curriculares supervisionados do Curso de Enfermagem da UFMT.  Tratou-se de uma pesquisa do tipo descritiva, cujo percurso metodológico se baseou nos procedimentos clássicos adotados em pesquisas qualitativas, que foram as entrevistas semi-estruturadas, questionários com questões abertas e fechadas e a observação de campo. Fizeram parte da pesquisa 19 sujeitos, selecionados aleatoriamente, sendo 06 alunos e 03 professores do 8º semestre (estágio curricular supervisionado I), 07 alunos e 03 professores do 9º semestre (estágio curricular supervisionado II) do Curso de Enfermagem da UFMT. Os dados foram coletados no período de abril a setembro de 2005, durante o período do desenvolvimento dos estágios curriculares. Aplicamos dois questionários, sendo um com os professores, o qual denominamos de Questionário I e outro com os alunos, o qual denominamos de Questionário II. Entrevistamos 13 alunos e 06 professores em atividade de estágios. As entrevistas foram previamente agendadas, com data e hora marcadas de forma a não prejudicar as atividades dos alunos e professores nos campos de estágios. Todas as entrevistas foram realizadas durante o decorrer das atividades nos campos. A observação de campo fez parte dos instrumentos de coleta de dados como forma de complementar os dados obtidos através das entrevistas e questionários.

RESULTADOS:

Indagado aos alunos se os estágios curriculares supervisionados do curso de enfermagem lhes conferiram preparo para a formação profissional, verificamos as seguintes respostas: Aluno 1 - Sim, no fundo sempre achamos que poderíamos ter estudado mais, aproveitado melhor as oportunidades, porém não posso negar que houve crescimento e amadurecimento quanto ao exercício da profissão. Aluno-2 - Sim, pois já atuamos como enfermeiros, lidando com as situações diárias das clínicas, proporcionando assim uma experiência para a atuação profissional futura. Aluno 3 - Sim, através de todo esse percurso, passando por todas as clínicas. A oportunidade de praticar tudo, traz muita tranqüilidade ao sairmos da  da faculdade. Com relação aos procedimentos de ensino adotados pelos professores nos estágios supervisionados, constata-se nas suas falas que os mesmos fazem referências aos seguintes procedimentos adotados: Professor 1 - Estudos clínicos, estudos de caso, realização de procedimentos, leitura e discussão de artigos científicos, atividades de palestras sobre educação em saúde. Professor 2 - Identifico as potencialidades, capacidades técnicas e cognitivas dos alunos através de dinâmicas de grupo. Professor 3 - Procuro atuar como facilitador. Apóio, oriento, estimulo, instigo à busca, a investigação, a leitura, a discussão, a reflexão crítica, a contextualização e estimulo a participação.

CONCLUSÕES:

A realização desta pesquisa possibilitou compreender sobre o que fazem e o que pensam os professores e alunos nos estágios curriculares no Curso de Enfermagem da UFMT. Contribuiu para a compreensão de como os alunos e professores concebem o desenvolvimento desta atividade de ensino no curso. Os resultados deste estudo evidenciaram a importância que os alunos dão ao desenvolvimento dos estágios para a sua formação profissional. Algumas falas, no entanto apontam para a necessidade de uma melhor redefinição das estratégias no desenvolvimento dos estágios curriculares no curso de enfermagem. Concluímos que embora os estágios tenham sido avaliados pela maioria dos alunos e professores como de fundamental importância para a formação, há contudo, a necessidade de se discutir caminhos que remetem a uma maior aproximação da teoria com a prática, refletir sobre a importância dos campos da prática para o desenvolvimento da competência profissional do enfermeiro. Espera-se que os resultados deste estudo possam desencadear discussões e reflexões entre professores e alunos do curso de enfermagem sobre a importância dos estágios curriculares supervisionados para a formação do enfermeiro.

 

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Ensino de enfermagem; Estágios curriculares supervisionados; Formação profissional em enfermgem.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006