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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

EM RODA DOS MENINOS: Um estudo da visão de mundo construída pelas crianças da floresta, na cotidianidade da doutrina do Santo Daime, na Vila Céu do Mapiá / AM - 2003

Mara Rosane Coelho Teixeira 1
(1. Dissertação de Mestrado em Educação, CED, UFSC)
INTRODUÇÃO:

Essa dissertação tem por objetivo compreender a visão de mundo que as crianças constroem na cotidianidade da doutrina do Santo Daime, na Vila Céu do Mapiá, no Estado do Amazonas, a partir das experiências que vivenciam no espaço das brincadeiras, na elaboração dos saberes e nas práticas religiosas ritualísticas denominadas “Trabalhos Espirituais”. A pesquisa focalizou a relação dialógica como elemento central de contato com o sujeito, a criança.  Na contemporaneidade, a infância torna-se um tema relevante, uma preocupação tanto no campo da pesquisa empírica, quanto para os estudos teóricos. Buscar entender a compreensão dos mundos da infância, das vidas das crianças, retirando-as da sua condição de invisibilidade, passou a ser uma necessidade para ressignificá-la em um novo conceito. Para tanto, falo das crianças a partir do ponto de vista delas, como profundas conhecedoras de seus mundos. Investigar as crianças sob a luz dessa abordagem é considerá-las como atores e parceiros, com suas próprias perspectivas, quanto ao que é importante em suas vidas, como a estruturam e também pelas atividades que desenvolvem. Nessa condição, como pesquisadora, as crianças a que faço referência não foram apenas objeto de investigação, focalizo-as como seres sociais, sujeitos com vidas repletas de peculiaridades, situadas num tempo e lugar, na qual partilham do universo cultural e simbólico da doutrina do Santo Daime, dando visibilidade à alteridade da infância no encontro com o outro.

METODOLOGIA:

Parti da empiria trazendo em evidência a voz das próprias crianças, buscando os recortes teóricos necessários para utilização das categorias conceituais de análise, que possibilitaram a compreensão dos significados, valores, sentidos que são fundamentais na vida das crianças da pesquisa. Os dados foram obtidos através do exercício etnográfico, em um processo metodológico de estranhamento e familiarização, considerando o olhar, o ouvir e o escrever. Uma vez que estranhar o familiar é condição essencial para apreender aquilo que é diferente de mim e que pode me ensinar algo de novo, e tornar familiar o que é diferente para compreendê-lo. Isso significou em relação às crianças da pesquisa ter, ao mesmo tempo, um olhar consideravelmente próximo, para entendê-las e consideravelmente distante, para analisá-las. A pesquisa de campo foi realizada nos meses de maio e junho de 2003, contou com dois elementos importantes o período escolar e os festejos juninos. Toda a movimentação das crianças foi acompanhada pelo método de pesquisa da observação participante nos diversos momentos de encontros, visitas, caminhadas, passeios, banhos de igarapé, festas de aniversários, brincadeiras, idas à escola e aos Trabalhos Espirituais, procurando entender o lugar dessas, uma vez que, em tudo que acontecia na Vila Céu do Mapiá elas marcavam presença e registradas no diário de campo, que foi o grande aliado, no momento em que os dados foram rememorados e analisados para a textualização do trabalho. 

RESULTADOS:

Nos encontros de observação e conversas com as crianças, elas iam deixando transluzir a singularidade de viver na Vila Céu do Mapiá e os enfrentamentos de situações que envolvem suas vidas, capazes de construírem estratégias e soluções possíveis. Esse estudo defrontou-se com a complexidade da criança interagindo num contexto religioso, permitindo-lhes acesso a toda intricada teia simbólica, cultural e social presente no cotidiano da doutrina do Santo Daime, uma realidade absolutamente singular, em que vivenciam a universalidade da infância. Singularidades essas, que se mostram nas brincadeiras, na maioria das vezes, relacionadas às características das populações ribeirinhas amazonenses. A construção dos saberes e fazeres, que perpassam pelo conhecimento sistematizado no espaço da Escola Cruzeiro do Céu, na participação nos projetos de Tecelagem e do Centro Medicina da Floresta, e a vivência das crianças nos Trabalhos Espirituais, mediadas pelos ensinamentos contidos na ritualidade da doutrina do Santo Daime. Pois, cada cultura apresenta um capital específico de crenças, idéias, valores, levando em consideração as singularidades, mas jamais esquecendo das totalidades integradoras. As crianças revelaram aprendizado de saberes e fazeres que a elas pertencem, pois o construíram com suas próprias descobertas significativas em suas vidas, assim demonstrando profunda sabedoria do universo infantil.

CONCLUSÕES:

As crianças retrataram em suas falas, as tensões e contradições, que se apresentam para elas, entre a forma muito simples da realidade vivida na floresta e os desejos do consumo, transmitidos principalmente pela televisão. Por outro lado, destacaram a importância da doutrina do Santo Daime nas suas vidas, como espaço de aprendizagem e de ensino. A vivência das crianças nos Trabalhos Espirituais foi demarcada por elas, como fonte de conhecimento e aprendizagem, mostrou os valores que constroem para si, amalgamados pela dinâmica cultural desse cotidiano, em que a dimensão espiritual constitui elemento de compreensão do conhecimento. Em meu encontro com as crianças, o outro, elas falaram dentre tantas coisas, da importância das mensagens que os hinos tem para suas vidas, no qual estruturam seu imaginário a partir dessas representações que internalizam, formando assim, quase uma segunda natureza. Nesse sistema religioso os hinos se traduzem como orientações espirituais. Evidenciei as crianças como são, expressando-se através da ludicidade até mesmo quando contribuem nas atividades familiares, nas experiências concretas relacionadas às fronteiras dos saberes e no seguimento da espiritualidade por entre a vivência da doutrina daimista. A interpretação dos dados permitiu perceber que as crianças da pesquisa vivenciam sua infância, constroem saberes significativos, ao mesmo tempo em que participam das práticas religiosas que edificam a sua visão de mundo.

 
Palavras-chave: Criança; Visão de mundo; Doutrina do Santo Daime.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006