IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

PROFESSOR DE ADMINISTRAÇÃO - EXERCÍCIO PEDAGÓGICO E FORMAÇÃO ESPECÍFICA

 

 

Angelita Luiza Gullich Scherer 1
Otavio Aloisio Maldaner 1
(1. Mestrado em Educação - UNIJUI)
INTRODUÇÃO:
A formação em Administração possibilita tecer um olhar de pesquisa sobre o exercício da docência nesta área durante a experiência no curso de Bacharel em Administração. Acredita-se ser sumamente necessário o estudo crítico e a reflexão sobre a prática docente, bem como a percepção de que na docência em Administração, assim como nas distintas áreas do saber, faz-se necessário o embasamento teórico e a compreensão dos processos de ensinar e aprender. O aprofundamento teórico é a base para a mudança da ação pedagógica, e é a partir desse meio que se consegue chegar à reflexão crítica do pensamento e da prática pedagógica. Assume-se o pressuposto, neste estudo, de que a formação profissional dos educadores de Administração deve ser continuada, dentro e fora das salas de aulas, para que, assim, possam buscar as condições e alternativas para se constituírem educadores pesquisadores do fazer docente. 
METODOLOGIA:
A pesquisa de abordagem qualitativa, está sendo desenvolvida em forma exploratória quanto aos fins. Busco compreender, mais especificamente, a formação e prática docente dos professores de Administração na UNIJUÍ Campus de Santa Rosa. O campo empírico está sendo constituído, nesta fase inicial mediante coleta de dados através de entrevistas com acadêmicos formandos  do curso referido. Esta primeira coleta chegou a escolha dos professores entrevistados, em  que os acadêmicos escolheram seis professores, dentre todos do curso com formação em administração.
RESULTADOS:

Pode-se perceber até o momento que os acadêmicos enquadram como melhor professor aqueles que são dinâmicos, interativos, motivados e motivadores, amigos, organizados, utilizam conheceminto atualizado, propiciam discussão e debate - interações e que apresentam aulas criativas e diferenciadas. Dentre os seis professores indicados, cinco foram citados por todos os acadêmicos entrevistados. Observou-se ainda que os acadêmicos tem grande dificuldade em escolher seis professores entre os demais, e tem também, dificuldade em justificar suas escolhas.

CONCLUSÕES:

O estudo encontra-se na fase inicial, portanto as leituras e interpretações já realizadas nos fazem acreditar que as vivências (experiências de vida pessoais e profissionais), os estudos teóricos, as reflexões críticas e os processos de formação inicial, singularizam os sujeitos e que a pesquisa, análise e discussão em nível acadêmico possibilitam avançar em qualidade do espaço-tempo de educação numa área predominantemente calcada na racionalidade técnica (Administração).

Instituição de fomento: CAPES
 
Palavras-chave: Ensino de Admnistração; Docência; Formação Continuada.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006