IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 6. Sociologia Urbana

TECENDO A CIDADE: IDENTIDADES, SOCIABILIDADES E ESPAÇOS ART DÉCO EM LAGES/SC

Zilma Isabel Peixer  1
Iáscara Almeida Varela  1
Américo Ishida  2
Luis Eduardo Teixeira  2
(1. Mest. Educação, PROPEPG, Universidade do Planalto Catarinense/UNIPLAC - Lages; 2. Departamento de Arquitetura, Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC)
INTRODUÇÃO:

Tecendo a cidade, é uma pesquisa sobre espaços urbanos e históricos com objetivo de valorização e preservação da memória e do patrimônio cultural e arquitetônico em Lages/SC. Centrou-se no estilo construtivo Art Déco (estilo construtivo surgido em 1925 na França), analisando o dialogo com a cidade e a criação dos espaços de sociabilidade e identidades sociais. Ao se demonstrar a importância do Art Déco na constituição da cidade, evidenciam-se as potencialidades para subsidiar um modelo de desenvolvimento sustentável para Lages, mediante projetos em que turismo e desenvolvimento, qualidade de vida e valorização cultural são articulados e constituiem-se dimensões das políticas de desenvolvimento da cidade de Lages. No cenário atual, marcado pela globalização e fragmentação, a valorização das especificidades locais e da diversidade, através do reconhecimento das manifestações culturais e das identidades sócio culturais expressas na cidade, permitem a elaboração e consubstanciam ações que tornam mais democráticos os espaços e usos da cidade, permitindo a configuração de novos parâmetros para o direito à cidade. Nesta pesquisa, revelou-se um pouco da vida cotidiana, dos espaços e tempos da cidade; Momentos onde a pedra, o cimento, as paredes das construções, as ruas, esquinas e praças, passam de simples demarcadores de espaços à matriz fluída na constituição do espaço social, da memória, do espaço coletivo de viver a cidade, ou seja, um espaço vivido.

METODOLOGIA:

Nessa pesquisa realizada entre 2002 e 2003, foi feito o levantamento do acervo Art Déco do centro da cidade de Lages. Foi realizado um estudo histórico e fotográfico inicial, que permitiu a escolha de trinta (30) prédios das principais ruas do centro da cidade que guardam as características do Art Déco. No segundo momento foi realizado o levantamento histórico e arquitetônico (fachadas) dessas edificações. Deste universo de 30 edificações, selecionou-se, pelo seu significado e relevância para o contexto urbano três (03) para o levantamento arquitetônico detalhado (fachadas, plantas, esquadrias e ocupação do espaço). A pesquisa bibliográfica e documental (iconográficos, escrituras públicas, jornais, atos administrativos e legislação urbana) esteve presente durante todas as etapas do projeto, com levantamento nos principais acervos públicos e privados do município. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os moradores das edificações, administradores públicos e uma amostra aleatória com os usuários do espaço central. Essa pesquisa foi realizada pela UNIPLAC em parceria com a UFSC, e com financiamento da UNIPLAC, FAPESC e Prefeitura Municipal de Lages. A equipe de pesquisa foi composta por professores, alunos e técnicos das duas instituições de ensino superior.

RESULTADOS:

Durante a realização da pesquisa, os diversos debates e troca de informações propiciados com associações de classe e com os moradores da cidade, que ao transitar pelas ruas do centro da cidade no mês de janeiro de 2003 (período do levantamento arquitetônico), participavam de alguma forma das conversas que se seguiam diante de cada construção, seja com perguntas, indagações, curiosidades e até mesmo com memórias e informações sobre a cidade, suas ruas, seus prédios, sua história, enfim, muitos foram os que pararam e se detiveram diante dos prédios observando e às vezes até surpresos, com aquilo que está ali há tantos anos e que nunca tinha lhes chamado a atenção antes. Neste, um ano de trabalho, o projeto foi apresentado em alguns seminários e eventos no intuito de divulgar e ampliar as perspectivas do trabalho: Associação Comercial e Industrial de Lages (setembro/2002); Câmara de Diretores Lojistas (setembro/2002); Seminário dos grupos de pesquisa da ACAFE (maio/2003); Seminário de Turismo das Serras Gaúcha e Catarinense (dezembro/2002); Seminário Art Déco com o CREA – Lages; realizado palestras nas escolas sobre Patrimônio Cultural. O resultado desse trabalho está sendo editado para publicação em livro e servindo de subsídios para políticas públicas de revitalização do centro histórico de Lages.

CONCLUSÕES:
Lages, com 240 anos de ocupação oficial foi combinando jeitos, formas e tempos diferentes. Hoje, andando pelas ruas do centro, a cidade múltipla e multidimensional aparece. Além das placas e faixas coloridas, além das intervenções massificadas, certamente poderemos viver e constituir uma identidade de pertencimento, um elo de ligação a essas cidades, elos de modernidade, elos de sonhos, elos de vida. Descortina-se em cada esquina, em cada rua, em cada construção, em cada praça um pouco da Lages imaginada e construída ao longo desses séculos. Elos que nos remetem a momentos espaços temporais diferenciados, nos quais aqueles prédios “modernos”, “elegantes” e “luxuosos” enchiam de orgulho a cidade, contada nas falas das pessoas e da imprensa locais. Esse trabalho demonstrou a potencialidade do conjunto urbano Art Déco e garantiu a visibilidade do patrimônio histórico e arquitetônico de Lages, consubstanciando ações para a valorização e recuperação dos diversos espaços de interesse de preservação, com prioridade para o centro urbano, possibilitando alternativas para a revitalização socioeconômica e cultural e geração de trabalho e renda para Lages e região. Além de desvelar, nas cartografias sócio-culturais e arquitetônicas da cidade os processos de constituição de práticas de cidadania e sociabilização dos seus habitantes.
Instituição de fomento: FAPESC, UNIPLAC, Prefeitura Municipal de Lages
 
Palavras-chave: Cidade; Cultura; Arquitetura.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006