IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional

CURSINHO PRÉ - VESTIBULAR GRATUITO. EDUCAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ORGANIZACIONAL.

Marina Helena Pereira Vieira 1
Israel Villacorta Mamani 1
Elias José Simon 1
(1. Universidade Estadual Paulista/ UNESP)
INTRODUÇÃO:

Dados do IBGE divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2004 revelam que 73,9% dos alunos do ensino superior estudaram em rede particular. Isso demonstra que o ensino básico/médio público não é auto-suficiente para ingressar a grande maioria de seus discentes na academia.

Ante isso, a Unesp de Tupã realizou uma pesquisa para caracterizar as principais necessidades educacionais da cidade, visando integrar alunos de comunidades carentes à Unidade. A criação de um Cursinho pré-vestibular filantrópico, para colaborar no ingresso desses alunos ao ensino superior, foi uma alternativa viável para minimizar a divergência social, que possui como base a defasagem educacional.

METODOLOGIA:

Para realizar este trabalho foram coletados dados primários, através de entrevistas com a direção da Unidade e responsáveis pelo projeto do cursinho. Também foram obtidos dados secundários, por meio de pesquisas na internet e leituras sobre gestão.          

Depois de finalizada a idéia do projeto, foram catalogados os recursos necessários à sua implantação, que abrangiam a disposição de uma sala de aula, professores, métodos de seleção de alunos, materiais, entre outros.

A Unesp de Tupã colaborou com a infra-estrutura, os graduandos da Unidade ofereceram-se para ministrar as aulas e o material destinado aos alunos foi adquirido por meio de uma doação do Cursinho da Poli/USP, localizada em São Paulo.

RESULTADOS:

O Cursinho pré-vestibular da Unesp de Tupã iniciou suas atividades com 15 alunos, no segundo semestre de 2004. Após um ano de existência, começou a oferecer 40 vagas distribuídas nos períodos diurno e noturno, apresentando um crescimento de aproximadamente 165%. Com esse aumento, mais voluntários se dispuseram a colaborar, alunos beneficiados conseguiram inserir-se no mercado de trabalho, por estarem mais bem preparados para prestar Concursos Públicos e muitos outros foram aprovados nas Universidades Públicas. Em 2005, o índice de ingressantes no ensino superior foi em torno de 42%, concretizando assim, um dos principais objetivos do Cursinho.

CONCLUSÕES:

No âmbito social, ao adotar uma política de inclusão, promove-se o desenvolvimento educacional, através de metas articuladas, acreditar e lutar por uma causa, minimizar a diferença social existente e ampliar a oportunidade dos alunos mais carentes ingressarem ao ensino superior, por meio da oferta de um ensino qualitativo e gratuito.

Paralelamente, a oportunidade de o corpo discente gerir uma organização, mesmo que sem fins lucrativos, é uma excelente maneira de trabalhar todas as ferramentas administrativas, colaborando com a formação acadêmica e empreendedora. Também, desenvolvendo habilidades como liderança, corporativismo e voluntariado, quesitos muito demandados no mercado de trabalho. 

 
Palavras-chave: Desenvolvimento social; Ensino; Gestão.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006