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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 8. Psicologia do Trabalho e Organizacional

ANÁLISE DA CULTURA ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA PRIVADA DO SETOR TECNOLÓGICO DE FLORIANÓPOLIS

Nádia Rocha Veriguine 1
(1. Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC)
INTRODUÇÃO:

A cultura organizacional é atualmente um tema bastante discutido na Psicologia Organizacional e do Trabalho. De forma geral, ela pode ser compreendida como sendo um conjunto de valores e pressupostos básicos, desenvolvidos coletivamente, que orientam o comportamento do grupo organizacional. A cultura organizacional direciona a forma de perceber, pensar e sentir a realidade dentro da organização, da mesma forma que serve como um modelo para lidar com os problemas de adaptação e interação. Ela pode ser compreendida através da análise de três níveis: os artefatos visíveis que compreendem o ambiente e a estrutura física de trabalho, os valores pessoais e os pressupostos básicos do grupo. Este trabalho tem como objetivo principal analisar a cultura organizacional de uma empresa privada do setor tecnológico de Florianópolis. Parte-se do pressuposto de que atualmente as organizações do setor tecnológico atravessam um processo acelerado e contínuo de mudanças, sendo necessária a compreensão da cultura organizacional para a efetivação dessas mudanças tão exigidas pelo mercado. Assim, este trabalho possui sua relevância na medida em que pretende contribuir para a compreensão de como empresas do setor tecnológico lidam com adversidades internas e externas. A empresa em estudo possui quinze anos de existência, cinqüenta funcionários e na sua área (fabricação de softwares) é líder da América do Sul, exportando seus produtos para o mundo todo. 

METODOLOGIA:

Foi utilizada a perspectiva emic de pesquisa da cultura organizacional. Para a coleta de dados foram realizadas quatro visitas sistemáticas a organização num período de quatro meses, análise de documentos, análise dos dados eletrônicos da empresa, observações in locum referentes ao funcionamento da organização, análise do espaço físico e do relacionamento entre os membros da organização, realização de oito entrevistas estruturadas e quatro entrevistas semi-estruturadas com os integrantes da organização. O estudo se caracterizou como qualitativo, descritivo e do tipo estudo de caso. Os dados obtidos foram triangulados, de forma tal que cada informação obtida foi confrontada com as demais.

RESULTADOS:

De forma geral, a relação da organização com seu ambiente externo pauta-se numa postura de competição e audácia, sendo este último um valor da organização. A realidade socialmente construída se ancora nos valores referentes ao trabalho, inovação, cooperação interna e satisfação do cliente. As formas de decisão e de liderança tendem a circular entre os vários integrantes da organização, principalmente no que diz respeito aos chefes de setores, gerentes e diretores da organização. O modo de distribuição do espaço físico sugere a idéia de igualdade entre os integrantes da empresa. O bom funcionário é visto como alguém criativo, multifuncional, responsável e dedicado ao trabalho. A tarefa de pensar e planejar dirige-se em grande parte aos diretores e gerentes, enquanto que a operacionalização do trabalho se destina aos demais funcionários e também aos gerentes. O trabalho é concebido como principal área da vida e os relacionamentos dentro da empresa tendem a informalidade, a camaradagem e a formação de equipe de trabalho. Devido ao fato de a empresa se encontrar numa fase de reestruturação, direcionada a solidificação de seus mercados já conquistados com liderança (brasileiro e sul-americano) e a expansão da exportação; sua organização vem atravessando grandes mudanças, tais como a mudança de sede e a implantação do processo de certificação da qualidade total ISSO 9000. Isto tem gerado certa sobrecarga de trabalho e dificuldade no fluxo de comunicação entre os funcionários.

CONCLUSÕES:
A partir de todos os dados já citados, compreende-se que a organização em questão tem acompanhado as mudanças do mercado, implantando mudanças comportamentais e novas formas de gestão. Suas ações se direcionam para a organização e estruturação de seu rápido crescimento, bem como de sua liderança de mercado. Entretanto, percebe-se que o fluxo de comunicação entre os funcionários da empresa vem sendo gradativamente prejudicado em função dessas várias alterações. Da mesma forma, a reestruturação que a empresa vem sofrendo para se manter no mercado tem exigido uma adequada definição e redefinição de seus objetivos, valores e formas de interação interna e externa. Por resta razão, a cultura organizacional da empresa também está sofrendo várias mudanças
 
Palavras-chave: Organizações; Comportamento ; Cultura organizacional.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006