IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 8. Engenharia Elétrica
DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DA ROBÓTICA NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS
Felipe Pereira de Carvalho 1
Felipe Martins Silva 1
Diogo Santos Souza 1
Danilo Machado Passos Vale 1
Lucas Muniz Alves 1
(1. Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade Federal do Maranhão/ UFMA)
INTRODUÇÃO:
Atualmente, com o desenvolvimento tecnológico bastante avançado, há um interesse em se inserir esses conhecimentos de robótica na educação (ensino Médio) de uma forma didática, chamada de Robótica Pedagógica ou Robótica Educacional. Num estado onde há muita pobreza e onde as escolas convivem com falta de infra-estrutura, falta de material e com sérias dificuldades financeiras, é um desafio desenvolver um projeto que com pouco dinheiro e reciclando materiais (sucata) para a construção de dispositivos eletromecânicos (robôs) motivasse os alunos a fazerem pesquisas, estudar além de adquirir conhecimentos sobre a robótica e a linguagem de alto nível. Isso daria as escolas de ensino médio um acesso a educação tecnológicas possibilitando o desenvolvimento de novas tecnologias e conhecendo as tecnologias das quais são empregadas atualmente. Com esse interesse é que está sendo desenvolvido o projeto LOGO. Um projeto que visa inserir o primeiro contato da robótica aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas. Para controlar esses dispositivos através do computador utilizamos um software livre LOGO. Ela integrar o sistema LOGO que é uma proposta pedagógica de ensino trazendo uma interface de fácil assimilação.
METODOLOGIA:
O objetivo dos experimentos é, no primeiro momento, usar a robótica para tornar o estudo da física no ensino médio uma atividade mais estimulante e interativa, tentando assim diminuir o aspecto sisudo que este ramo de estudo costuma ter diante dos alunos. O segundo momento será fazer com que os novos experimentos sejam voltados mais para a automação, e que todos os experimentos sirvam de modelos para a construção de novos experimentos para serem utilizados em qualquer áreas. Todos os experimentos são compostos basicamente por um hardware e por um software. O hardware é composto por um experimento ligado a um aparato eletrônico que, por sua vez, é acoplado a um computador através das portas serial ou paralela. Durante a construção dos experimentos sempre houve a preocupação com relação aos custos, pois o projeto pretende ser acessível a qualquer tipo de instituição. Por isso o hardware foi desenvolvido a partir de materiais reciclados ou de baixo custo. Para comandar os experimentos através do computador um software foi desenvolvido. O software dá ao aluno total controle sobre o experimento com apenas um clique. Por se tratar da linguagem LOGO, uma linguagem em português, os alunos tem a facilidade de aprende - lá e poder modificar ou até criar um software.
RESULTADOS:
Há uma série de dificuldades que se encontrar para trabalhar com sucata. Dentre as dificuldades podemos destacar o material a ser utilizado. Todos os projetos têm como base a madeira, por se tratar de um material muito comum de se achar principalmente nos lixos de reforma de casa, da construção civil, metais maleáveis, como latas de leites, do Nescau etc., além de sucatas como vídeos cassetes, televisores, impressoras, computadores que iriam para o lixo por não “funcionarem” possuindo peças que podem ser reutilizadas. A utilização da linguagem LOGO possui desvantagens. A marcação do tempo é uma das principais desvantagens, pois não é possível a construção uma didática aos alunos na qual se utilizem fórmulas físicas que necessitem o tempo. Uma outra desvantagem é a tempo de resposta, ou seja, a linguagem LOGO não consegue responder de forma rápida (abaixo de 0,016 segundos), em determinados tipos de comandos e/ou experimentos. Para testar a aplicabilidade do projeto um professor do ensino médio foi convidado a visitar o Laboratório de Sistemas Digitais da UFMA (Universidade Federal do Maranhão). Ele teve uma grande receptividade em relação ao projeto tendo uma avaliação muito positiva. Propôs mudanças para diminuir a resistência dos professores pela sua aceitação. O segundo passo será convidar alunos de escolas públicas para poderem analisar e recomendar mudanças antes de enviar para as escolas.
CONCLUSÕES:
O projeto em desenvolvimento se trata de uma alternativa para motivar os alunos a adquirir conhecimentos na área da robótica e da programação, dando a oportunidade de modificar e até criar novos experimentos ajudando na criatividade dos mesmos. Por se utilizar materiais recicláveis o projeto possui um custo bastante baixo para as escolas podendo ser até zero se esta escola possuir aparelhos eletrônicos não utilizados. O projeto apresentado tem uma grande expectativa de ter sucesso. Os primeiros resultados são bastante animadores e talvez no futuro ele possa ser aplicado nas escolas como uma importante alternativa de apoio para a aprendizagem dos princípios da robótica além de apoio para ensinar em outras áreas como no estudo da matemática, da física, a programação, nos ensinos médio e fundamental das escolas públicas.
 
Palavras-chave: ensino; LOGO; robótica.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006