IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia

LendaS AMAZÔNICAS: REDESCOBRINDO A CULTURA DE UM POVO

Luana Menezes Moreira 1, 2
Talita Teixeira Pereira 1
(1. Universidade do Estado do Pará / UEPA; 2. Universidade Federal do Pará)
INTRODUÇÃO:

A cultura amazônica é muito rica, no entanto vem sofrendo uma grande desvalorização devido à influência de outras culturas. O homem amazônico tenta, então, entender a sua realidade a partir dessas culturas ditas “superiores”, não percebendo que as dificuldades encontradas em sua região são muito peculiares e, portanto a solução está nela mesma. Por esse motivo, trabalhar lendas amazônicas é uma forma atraente para redescobrir essa cultura, pois com sua magia e encanto despertam, principalmente nas crianças, muita vontade e curiosidade de conhecer melhor a região, e possibilita ainda a realização de atividades mais dinâmicas que favorecem a compreensão do mundo amazônico a partir de sua própria perspectiva. A pesquisa em questão visou a formação de agentes multiplicadores que possam adaptar a experiência nas escolas, comunidades ou outros ambientes  no intuito de mostrar ao amazônida o quanto sua cultura é rica e precisa ser valorizada, assim como incentivar o interesse pela cultura amazônica possibilitando, uma vez que as fontes são escassas, o conhecimento das lendas da região e, fazer com que se crie uma postura crítica sobre a realidade de vida das populações amazônicas.

METODOLOGIA:

A pesquisa teve um caráter qualitativo e de campo, sendo desenvolvida em três etapas. A primeira etapa foi a pesquisa bibliográfica, na qual fizemos o levantamento das lendas amazônicas, um apanhado histórico da realidade cultural da sociedade belenense e qual a relevância apresentada por esta em âmbito nacional. No segundo momento, foram realizadas as entrevistas com os alunos e professores da 5ª e 6ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Vera Simplício”, localizada na cidade de Belém, no intuito de analisar qual a importância e de que forma a cultura amazônica é trabalhada no ambiente escolar.Por fim, realizamos uma atividade específica com os docentes da instituição em questão, a qual contou com três dinâmicas além de uma mostra de vídeo, a música também foi utilizada como um instrumento a mais para o enriquecimento do trabalho, além de contar, na parte científica, com a entrega de apostilas ilustrativas a respeito das lendas e amazônicas e com os resultados encontrados em nossa pesquisa, para que juntos pudéssemos discutir propostas metodológicas diferenciadas, nas quais o professor terá papel fundamental de fazer com que os alunos possam descobrir sua cultura através das lendas amazônicas.

RESULTADOS:

Com a realização da pesquisa podemos constatar que são insuficientes as fontes bibliográficas que tratam do tema e ainda que a cultura amazônica nem sempre é valorizada como deveria, uma vez que a sociedade amazônica vem sofrendo, ao longo dos anos um processo de aculturação, já que está absorvendo a cultura de outros povos, em especial a dos norte-americanos, em detrimento da sua própria. Valendo-se ressaltar que embora em número reduzido, há na região movimentos culturais que objetivam o reconhecimento e divulgação da cultura amazônica. Podemos perceber também que não há a preocupação por parte das escolas em mostrar aos alunos a importância de conhecer a sua própria cultura, entretanto há um grande interesse destes pelas lendas da região, fato esse constatado através das entrevistas realizadas e que poderia ser o princípio de um trabalho pedagógico inovador na perspectiva educacional e cultural amazônica.

As atividades desenvolvidas possibilitaram ainda a construção de um conhecimento mais crítico em relação à cultura amazônica, este, por sua vez permitiu que os professores atuassem em sua prática profissional de uma forma a propiciar nos  seus alunos um maior interesse pela sua cultura.
CONCLUSÕES:
Antes mesmo de completar idade escolar, as crianças recebem uma carga enorme de cultura importada, veiculadas pelos meios de comunicação de massa. Ao chegar na escola essa apropriação continua sendo mantida, afastando cada vez mais a criança de sua realidade, pois são raros os livros e materiais didáticos que trabalham a cultura regional. Loureiro (1995), faz referencia a essa transmissão cultural apontando que “(...) nas cidades as trocas simbólicas com outras culturas são mais intensas, há maior velocidade nas mudanças, o sistema de ensino é mais estruturado, os equipamentos culturais são em muito maior número”. Diante disso é notório a importância de se conhecer a cultura amazônica, no sentido de compreender as questões sociais que envolvem a vida dos homens de tal região, buscando encontrar soluções para os problemas que ela apresenta ou venha apresentar, numa ótica que seja específica do amazônida. Paralelamente a essa realidade, afirmamos através dos resultados de nossa pesquisa, principalmente realizada  nas escolas, que a aculturação acima descrita faz parte do dia-a-dia da população. É nesse sentido que se torna importante o debate a respeito do resgate cultural com os professores, pois eles serão os agentes multiplicadores que estarão incumbidos de fomentar junto aos seus alunos e a comunidade escolar o interesse pela cultura do seu povo, através de instrumentos que propiciem nos alunos a curiosidade e vontade de saber, tais como as lendas amazônicas.
Instituição de fomento: Umiversidade do Estadao do Pará
 
Palavras-chave: Cultura amazônica; Lendas; Valorização.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006