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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior

O TRABALHO ACADÊMICO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO ESPAÇO PÚBLICO NA UNIVERSIDADE FEDERAL: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA E NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

 

 

Carla Cristina Dutra Búrigo 1
(1. Universidade Federal de Santa Catarina)
INTRODUÇÃO:

Este artigo é fruto da minha pesquisa de doutorado, na qual objetivei compreender como o trabalho acadêmico se manifesta no processo de organização, desorganização e desenvolvimento do espaço público na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nos últimos dez anos, com o avanço do neoliberalismo que incide sobre as Universidades, enfraquecendo os seus espaços públicos, e diante das relações vivenciadas pelo professor no processo de execução desse trabalho.O trabalho acadêmico, é desenvolvido pelo professor no âmbito da universidade pública federal, que se constitui da indissociabilidade das atividades do ensino, da pesquisa e da extensão.Há no universo acadêmico, dentre as pesquisas a que tive acesso, inúmeras investigações que analisam as causas e os efeitos que estão levando à deterioração do desenvolvimento dos espaços públicos na universidade federal. A relevância desta pesquisa acena com a perspectiva de que pode viabilizar um novo olhar sobre a constituição do trabalho acadêmico como potencializador das ações de desenvolvimento do espaço público na universidade federal.Pretendi neste estudo alcançar generalidades em seus resultados, de forma que possam vir a interessar a determinados grupos de especialistas, como ponto de partida para futuras análises na perspectiva de desenvolver novas idéias, novos significados e novas compreensões sobre o fenômeno estudado, ou seja, o trabalho acadêmico na UFSC e na UFRGS.

METODOLOGIA:

O processo de investigação se desenvolveu com base na tese de que, no exercício do trabalho acadêmico, o professor universitário tem possibilidades de através das relações que estabelece com o seu trabalho, organizar, desorganizar, na perspectiva de desenvolvimento, diante das condições atuais de realização do trabalho, o espaço público na UFSC e na UFRGS.A pesquisa caracteriza-se, como um estudo de caso de natureza qualitativa, com apoio nos pressupostos teóricos do materialismo histórico.Realizei a coleta de informações através da aplicação da entrevista semi-estruturada e da análise de documentos.Como se manifesta o trabalho acadêmico, o ensino, a pesquisa e a extensão, no processo de desenvolvimento do espaço público na UFSC e na UFRGS? Esse foi o questionamento que me guiou durante a caminhada de elaboração deste estudo, no qual objetivei compreender como trabalho exercido pelo professor, diante das atuais condições da sua realização, pode ser uma manifestação de desenvolvimento do espaço público na Universidade. A população da pesquisa foi constituída por professores do ensino superior das universidades investigadas, ou seja, da UFSC, da UFRGS. Como definição da amostra, utilizei como critério: ser professor efetivo com mais de quinze anos de trabalho e estar na ativa, ou seja, desenvolvendo o trabalho acadêmico e selecionei um professor de cada grande área de conhecimento da CAPES de cada uma das universidades envolvidas na pesquisa.

RESULTADOS:

Analisado os documentos pertinentes de constituição da Universidade, a literatura investigada e os depoimentos dos professores, considero que o trabalho acadêmico na UFSC e na UFRGS manifesta-se em um movimento de organização e de desorganização do processo de desenvolvimento do espaço público, nessas Universidades.Esse movimento se realiza a partir da relação que o professor estabelece com o seu trabalho, diante das condições de realização do mesmo. Ou seja, o espaço público existe na Universidade, sendo um dos seus elementos constituintes.Porém, diante das políticas neoliberais, esse espaço vem se enfraquecendo diante da incidência de organização do espaço privado, que vem se constituindo na universidade pública, essencialmente através do processo de racionalidade financeira.A partir dessa realidade, a Universidade, para se manter, para sobreviver, estabelece relações de cooperação com órgãos de financiamento privados.No exercício de suas atividades, o professor organiza o espaço público, quando incrementa ações para fortalecer esse espaço, porém ao mesmo tempo desorganiza esse espaço, quando fortalece o incremento de ações privatizantes. Há uma tendência de o trabalho acadêmico ser produzido com vistas à apropriação privada, no sentido de reverter recursos para a Universidade como instituição pública.Ou seja, privatizam-se os resultados do trabalho acadêmico para organizar o espaço público e, ao mesmo tempo, desorganiza-se o espaço público com os incrementos privados.

CONCLUSÕES:

Este professor tem dificuldades em organizar o espaço público diante das condições de realização do trabalho acadêmico.Ele recorre ao espaço privado para manter o público, podendo potencialmente estabelecer as seguintes relações: através dos recursos privados, ele mantém o espaço público e publiciza esse espaço com o exercício do seu trabalho; através dos recursos privados, ele constitui o espaço privado no interior da universidade pública, e privatiza esse espaço com o exercício do seu trabalho; através dos recursos públicos, ele mantém o espaço público com o exercício do seu trabalho; e através dos recursos públicos, ele constitui o espaço privado no interior da universidade pública, quando privatiza esse espaço com o exercício do trabalho acadêmico, objetivando fins lucrativos.Creio que o processo de desenvolvimento do espaço público se manifesta na universidade, a partir de um movimento contraditório, no atendimento das necessidades estabelecidas pelo professor na interação com as condições de realização do trabalho acadêmico. O professor vive essencialmente a necessidade de constituir e desconstituir, de organizar e desorganizar, de fortalecer e enfraquecer o processo de desenvolvimento do espaço público na Universidade. Vive entre a utopia e a realidade cada vez mais estreita e sufocante, entre o elitismo e o antielitismo, entre o que é necessário fazer e o que verdadeiramente se faz no desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão.

Instituição de fomento: CAPES
 
Palavras-chave: Trabalho Acadêmico; Universidade Pública ; Espaço Público.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006