IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil

Crianças e Infâncias Nas Produções Acadêmicas (1997-2003).

Giandréa Reuss Strenzel  1, 2
(1. Núcleo de Desenvolvimento Infantil - NDI/CED/UFSC; 2. Instituto de Estudos da Criança – IEC/UMINHO)
INTRODUÇÃO:

Esta pesquisa tem vínculo estreito com os estudos de doutoramento em andamento e toma como pressupostos teóricos de interlocução os estudos da Sociologia da Infância Européia e Latino Americana bem como as contribuições teóricas das Ciências da Educação dos dois continentes no que diz respeito à educação e ao cuidado da pequena infância (0 a 6) em creches e pré-escolas. Tem como objetivos mapear a produção acadêmica discente (teses de doutoramento e dissertações de mestrado) sobre a temática pequena infância na área das Ciências da Educação entre os anos de 1997 e 2003 de um País do continente europeu, a partir dos resumos, ressaltando as temáticas mais trabalhadas no período e identificando como são tratadas as categorias criança e infância nas produções. Tal investigação torna-se relevante pelo entendimento do papel da Universidade na produção de conhecimentos, na busca de aprofundamento das questões em torno da especificidade do trabalho realizado com estas idades, exigindo o conhecimento do “estado” das produções científicas sobre elas. E ainda a ocorrência de Cursos de Pós Graduação scritu sensu na área “Sociologia da Infância” no País, tendo-se como hipótese de que a produção recente esteja influenciando os estudos acerca dos processos de educação e cuidado da pequena infância no País.

METODOLOGIA:

A pesquisa desenvolvida apresenta uma análise quantitativa e qualitativa dos resultados. Foram utilizados como descritores para a coleta dos dados, a partir dos títulos, as palavras que pudessem mostrar a especificidade deste tempo da vida: infância, criança, crianças, creche, jardim de infância, pré escola, pré escolas, pré escolares, educação de infância. Primeiramente, a consulta foi realizada na base de dados on line de uma certa Biblioteca e num segundo momento, partiu-se para nova seleção diretamente nas bases on line das Bibliotecas das Universidades, seguida da busca dos resumos in loco.

Após o levantamento, as pesquisas foram agrupadas em unidades temáticas de modo a perceber as recorrências. Foram elencadas seis unidades que agrupam pesquisas sobre: formação de professores, relações sociais, prática pedagógica, currículos, políticas e educação e mídias.

RESULTADOS:

Foram encontradas 50 investigações. Estas distribuíram-se nas unidades temáticas, Prática Pedagógica com 14 pesquisas, onde aglutinaram-se pesquisas sobre prática pedagógica, desenvolvimento local, literatura infantil, valores, jogos, criatividade, museus, música, avaliação, educação especial e espaço físico. Na unidade temática Políticas e Educação com 6 pesquisas, são investigações sobre ordenamento de políticas públicas de educação infantil e a história da infância e educação infantil. Na unidade Currículos com 4 pesquisas são investigações sobre orientações curriculares, currículo, práticas curriculares, e gestão curricular. E na unidade Mídias com 2 pesquisas sobre o uso das novas tecnologias. Neste conjunto são todas dissertações de mestrado.

A unidade temática Relações Sociais apresentou 9 pesquisas (1 tese e 8 dissertações) que investigaram sobre relações entre adultos e crianças, crianças entre elas, e as relações entre as instituições (creches e pré escolas) e as famílias das crianças. E por último a unidade Formação de Professores apresentou 15 pesquisas (3 teses e 12 dissertações) sobre formação inicial, formação contínua, identidade profissional e relação da mídia com a formação do professor. Neste conjunto aparecem algumas teses de doutoramento.

CONCLUSÕES:

Ainda que nos limites de uma análise realizada a partir dos resumos, pode-se afirmar que a investigação sobre a pequena infância no País é um campo emergente, onde há mais conhecimentos produzidos nos cursos de pós graduação, na área das Ciências da Educação, acerca da formação dos professores e da prática pedagógica por estes desenvolvida em torno das idades entre os 3 e 6 anos. A leitura atenta dos resumos e sua análise permitiu identificar dois conjuntos de pesquisas. No primeiro, não foi possível a identificação das categorias criança e infância. Isto pode-se levar ao fato da fragilidade de grande parte dos resumos ou ainda da especificidade das investigações. E no segundo conjunto, ficam claras as visões dos autores sobre a criança sujeito ativo, participativo e de direitos, situado social e historicamente num determinado tempo e espaço. E da infância enquanto categoria histórica, social e geracional. Visualiza-se a participação das crianças no processo educativo, fato este determinante para a construção de uma prática pedagógica que envolva adultos e crianças a partir do conhecimento concreto destas.

Instituição de fomento: CAPES
 
Palavras-chave: Educação infantil; Criança; Infância.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006