IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 5. Genética Vegetal
Efeito de diferentes ambientes sobre as variâncias genéticas em cruzamentos dialélicos entre populações de Milheto
Marinete Bezerra Rodrigues 1
Alexandre de Souza Mendes Borges 2
Victor Ortega Medeiros Zanon da Silva 2
Stênio Alves de Oliveira 2
Juliana Winter Gago 3
Maurício Ballesteiro Pereira 4
(1. Curso de Licenciatura em ciên. Agrícolas da UFRRJ; 2. Curso de Agronomia da UFRRJ; 3. Curso de Pós-Graduação em Fitotecnia, UFRRJ; 4. Departamento de Genética da UFRRJ.)
INTRODUÇÃO:

 O conceito de que o genótipo é independente do ambiente é aceito intuitivamente pelos melhoristas. No entanto ao examinar experimentos em diferentes locais é comum encontrar-se resultados que indicam associação entre a variância genética e o ambiente. Por exemplo, em séries de ensaios em diferentes locais é comum observar-se uma associação entre o quadrado médio do genótipo e as médias dos locais. Por exemplo, no Ensaio Nacional do Milho Crioulo (1992/93) este valor foi 0,81 (Soares et al., 1998 408p.), no Ensaio Nacional de Milho Pipoca em 1991/92 (EMBRAPA, 1993) 0,75. A interação genótipo ambiente pode explicar a diferença na variância genotípica (DICKERSON, 1962), mas não a associação entre a variância genotípica e as médias. Outro fato observado nos ensaios citados foi uma tendência dos híbridos apresentarem melhores resultados nos ambientes piores, enquanto as variedades apresentarem resultados melhores nos ambientes superiores. Isto leva a crer que a mudança de ambiente alterou as ações gênicas nos genes envolvidos no caráter. Aparentemente em ambientes piores há uma tendência de aparecerem maiores efeitos de dominância.  Isto pode ser observado também em Eichlberg et al. (1989) e Boy et al.(1993). O objetivo desta pesquisa foi o de estudar o efeito de diferentes ambientes na heterose, e na capacidade geral e específica de combinação e na razão cec/cgc, usando como modelo o milheto pérola (Pennisetum glaucum (L.) R. Brown).

 

METODOLOGIA:

Foram utilizados quatro cultivares de milheto (GUEGUERA, SOUNA-III, IAPAR e BN2) e seus seis híbridos, em um dialélico balanceado, cultivado em diferentes condições ambientais, obtidas pela adição de calcário e adubo a amostras de terra. As amostras de terra foram analisadas segundo EMBRAPA (1999), sendo assim estabelecidas as doses ideais dos nutrientes e calcário (DE POLLI et al., 1988). As três condições ambientais foram obtidas usando terra “sem adubo ou calcário”, condição I, “com calcário”, condição II, e “com calcário e adubo (NPK)”, condição III. As plantas foram cultivadas em potes com 1Kg de terra, mantida próxima à capacidade de campo. Foram colocadas entre 8 a 10 sementes por pote, sendo feito um desbaste deixando-se duas plantas. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, no Campo Experimental da Fitotecnia da UFRRJ. Aos 30 dias após a semeadura as plantas tiveram a altura (AP) e diâmetro do colmo (DC), medidos. Cada ensaio foi conduzido sob delineamento inteiramente casualizados, com dez tratamentos (seis híbridos e quatro paternos) e com quatro repetições, com duas plantas por parcela. Após a analise estatística foi feita a análise genética pelo método de Gardner e Eberhart (1966), para determinação do efeito da heterose e sua decomposição em heterose média, heterose varietal e heterose específica e pelo método de Griffing (1956), para determinação das variâncias referentes à capacidade geral e à capacidade específica de combinação.

RESULTADOS:

A análise conjunta dos três ensaios mostrou significância (P<1%) para genótipos, ensaios e interação nas duas características estudadas. De forma geral as médias tenderam a aumentar à medida que o ambiente foi melhorado. Para altura das plantas as médias foram 11,72 cm; 30,53 cm e 50,60 cm, nas condições I, II e III, respectivamente. Os quadrados médios de genótipos foram 56,97, 121,21 e 529,90, sendo o primeiro e o último significativos a 1% e o segundo a 5%. Os valores da heterose específica foram 110,41, 147,83 e 381,21 sendo o primeiro e o último significativos a 1% e o segundo não significativo.  Os componentes da variância da cgc foram 1,145, 1,940, e 12,036 e da cec foram 3,143, 7,280 e 52,08.  Para diâmetro de colmos das plantas as médias foram 3,35 mm; 3,31 mm e 4,78 mm, nas condições I, II e III, respectivamente. Os quadrados médios de genótipos foram 1,25, 1,30 e 5,96, sendo o primeiro significativo a 5% e os demais a 1%. Os valores da heterose específica foram 4,12, 0,15 e 11,74 sendo o primeiro e o último significativos a 1% e o segundo não significativo.  Os componentes da variância da cgc foram 0,609, 0,349 e 0,00 (valor negativo) e da cec foram 6,319, 0,373 e 0,740.

CONCLUSÕES:

Os resultados mostraram uma associação das médias com os QM de genótipos, como era esperado com base na literatura citada. Os experimentos com maiores médias tiveram maiores quadrados médios de tratamento. Este resultado é compatível com a presença de interação genótipo ambiente. Comparando a condição I (solo sem correção) com a II (solo com calcário) observa-se que a heterose especifica foi significativa no primeiro e não significativa no segundo. Este fato corrobora a idéia original da pesquisa de que em ambientes piores haveria maior manifestação da dominância gênica e, portanto, da heterose. Em contrapartida também foi observado na condição III (solo com calcário e adubo) que a heterose especifica foi superior tanto comparado com a condição I quanto comparado com a condição II, divergindo da idéia original. Neste caso, pode-se supor que isso tenha ocorrido devido a genes que não tinham se manifestado no primeiro e no segundo ambiente e passaram atuar no terceiro ambiente. A comparação da razão entre cec/cgc do ensaio sem correção (condição I) com o ensaio com calcário (condição II) para o diâmetro do colmo mostrou uma grande diminuição (dez vezes menos) o que corrobora idéia original. Já as outras comparações não indicaram mudanças apreciáveis nesta razão. Portanto os resultados não foram conclusivos, visto que alguns concordaram enquanto outros divergiram da idéia original da pesquisa.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: dominância; interação genótipo ambiente; componentes da variância.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006