IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 7. Demografia - 1. Componentes da Dinâmica Demográfica

MIGRAÇÃO E EMPREGO: UM ESTUDO COM MIGRANTES DO SETOR SÃO JUDAS TADEU EM GOIÂNIA - GO

Rodrigo Mendes da Silva 1
Denis Castilho 1
Antoniel Aniceto de Oliveira 1
Eguimar Filício Chaveiro 2
Lana de Souza Cavalcanti 3
(1. Bolsistas iniciação científica do PET. Instituto de Estudos Sócio-Ambientais/UFG; 2. Orientador; Instituto de Estudos Sócio-Ambientais/UFG; 3. Co-orientadora; Instituto de Estudos Sócio-Ambientais/UFG)
INTRODUÇÃO:

Em Goiânia, até a década de 90, os migrantes eram oriundos principalmente do interior do estado de Goiás. A partir desta década, a migração deixa de ser estritamente intra-estadual para assumir um caráter inter-regional.

Ao chegarem à metrópole, muitas vezes se instalam em localidades periféricas, como é o caso do bairro São Judas Tadeu. Nosso enfoque centra-se nos migrantes desse bairro.

Nosso objetivo é compreender as relações do migrante com o emprego na sua tentativa de inserção no mercado de trabalho a partir da década de 1990. Para isso foram necessárias algumas considerações sobre o processo de modernização do território goiano, já que esse fenômeno influenciou e influencia a dinâmica migratória em Goiânia.  Procuramos elucidar o perfil socioeconômico dos migrantes, os tipos de emprego que estão sendo alocados e as dificuldades encontradas na busca pelo emprego.

Esta pesquisa contribuiu tanto para a nossa formação enquanto estudantes/pesquisadores como para o arcabouço de estudos do IESA e da UFG, visto que há uma lacuna de estudos sobre o espaço urbano de Goiânia a partir de uma abordagem geográfica do migrante e do emprego. Pretendemos também que essa pesquisa seja de relevante importância para órgãos de planejamento e gestão do território urbano.
METODOLOGIA:
A metodologia desta pesquisa ampara-se na abordagem da “geografia da migração e do emprego”. As técnicas operacionais foram as seguintes: Seleção e leitura bibliográfica. Esta fase foi realizada durante todo o período de pesquisa para servir de arcabouço teórico e metodológico; posteriormente executamos um levantamento de dados na Escola Municipal João Braz situada no bairro em questão, a fim de identificar, através da ficha de matrícula dos alunos, os endereços dos migrantes a serem pesquisados; Após a elaboração dos questionários, os mesmos foram aplicados em campo. Com os dados obtidos foram feitos processamento e tabulação, elaboração de mapas, gráficos, fluxogramas,  interpretação dos mesmos, discussões e resultados.
RESULTADOS:
Com os dados obtidos percebemos uma predominância de migrantes oriundos de outros Estados, principalmente da região Norte e Nordeste do Brasil. Os destaques foram o Ceará 22%, Tocantins 17%, Pará e interior de Goiás 14% cada. Foi detectado que a maioria dos entrevistados chegou em Goiânia com o primeiro grau incompleto, e raramente continuaram seus estudos. A renda familiar predominante é de até dois salários mínimos. Tanto homens quanto mulheres declararam facilidades para encontrar emprego e apenas 18% afirmaram que houve dificuldades. 68% encontraram emprego em menos de um mês, e os 32% restantes o fizeram em até um ano. Os postos de trabalho que ocupam não exigem qualificação, como são os casos dos serviços domésticos para mulheres (51%) e pedreiros ou serventes para os homens (46%). A maioria veio em busca de emprego 63%, e 17% acompanhando os cônjuges. Os que escolheram Goiânia como destino devido indicações de familiares já residentes na capital somam 63%. Um dado que ficou equilibrado foi a facilidade de adaptação à nova cidade, 52% contra 48% que encontraram dificuldades. Por conseguirem ocupações, mesmo com baixas remunerações, 93% dos migrantes entrevistados estão satisfeitos com sua situação em Goiânia, têm boas perspectivas e não querem voltar para as cidades de origem.
CONCLUSÕES:

A migração é inerente à ontologia do espaço. Por isso é impossível compreender este fenômeno sem considerar sua dinâmica espacial ou as relações dos grupos com o espaço.

Com o intenso processo migratório a capital se metropoliza. Atualmente, migrantes oriundos tanto do interior de Goiás como de outros estados, continuam se deslocando para Goiânia. Com este estudo concluímos que estes vêm em busca de emprego e acabam por ingressarem em ramos de baixa remuneração, principalmente devido à falta de escolaridade. Assim, se instalam em bairros periféricos e buscam estabelecer-se no novo território constituindo famílias, relações e interagindo com a realidade local. Isso transforma o espaço, dá-lhe novos significados, novas dinâmicas. E isso merece nossa atenção enquanto estudantes do espaço, já que esse, o espaço, tem sido meio de dominação, de repressão, de problemas sociais, de marginalização. Por isso, uma gestão que visualize esses problemas é preciso, já que o espaço pode e deve ser de todos, o lócus de humanização.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Migração; Emprego; Demografia.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006