IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
O LIVRO DIDÁTICO E O CURRÍCULO DE BOTÂNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Roque Ismael da Costa Güllich  1
Maria Cristina Pansera-de-Araújo 2
(1. Faculdade Três de Maio - Núcleo de Pesquisa em Educação / SETREM; 2. Mestrado em Educação - DBQ/UNIJUÍ)
INTRODUÇÃO:
O ensino de ciências naturais (biológicas) passa por pressupostos histórico-epistemológicos, didático-metodológicos, específicos da área de conhecimento, curriculares e de saberes docentes (ofício/profissão). Assim sendo, o ensino deve preocupar-se com os conteúdos/currículo vigente e oficializado no país e com a forma de como a Ciência é apresentada ou discutida no ensino de ciências. Nesta perspectiva, o livro de ciências assume um papel de destaque no ensino de botânica do país, pois, este instrumento é muito utilizado nos dias atuais na aula de ciências, pela maioria dos professores. Isto nos leva a questionar que tipo de ensino e de ciência são produzidos na Escola, uma vez que estes livros prescrevem um currículo, uma “Ciência” e contém erros conceituais e procedimentais quanto ao seu conteúdo. Os livros apresentam limitações no seu enredo (discurso) e estes provocam problemas no ensino de ciências. A intencionalidade pode acarretar no caso do livro didático de ciências, a postulação de um currículo único, a difusão de metodologias tradicionais nas atividades propostas, a explicitação de uma concepção de ciência estática-verdade única, entre outras situações. É tarefa, portanto, dos pesquisadores preocupados com o ensino de ciências dar atenção especial ao livro didático enquanto texto que apresenta o discurso da ciência aos educandos, em especial no que tange a Botânica.
METODOLOGIA:
A investigação do tipo documental, de abordagem qualitativa, analisou livros de Ciências do Ensino Fundamental,  usados e retirados de uma prateleira de Escola Pública do RS, ambos parte do Progrma Nacional do Livro Didático. A análise deu-se com base no conteúdo e no conteúdo do discurso apresentado no texto/enredo e figuras do material.
RESULTADOS:
Da análise emergiram as seguintes categorias de análise: Visão Antopocêntrica de Ciência, Discriminação, Ciência Reproducionista, Gênero, Linguagem Infantilizada, Princípio da Simplificação, Generalizações e Analogias, Erros Conceituais e Didáticos e Sobreposição de Áreas, as quais demonstram como o discurso do livro didático é recheado ideologias, de concepções reduzidas e tradicionais de Ciência, de Ensino e de Botânica. 
CONCLUSÕES:
Os livros didáticos são documentos que expressam de forma oficial o ensino de ciências e o currículo de Botânica ensinado no Brasil, pois, têm o aval do Programa Nacional do Livro Didático, o que lhes permite na maioria das vezes ditar o currículo ensinado nas escolas de todo o país. A aula de ciências produz ciência, e ao questionar a forma como ela é postulada se está fazendo e reconstruindo a história do ensino.
Instituição de fomento: SETREM e UNIJUÍ
 
Palavras-chave: Ensino de Botânica; Livro Didático; Currículo.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006