IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RECUPERAÇÃO FUNCIONAL DE MEMBRO SUPERIOR EM PACIENTES PÓS MASTECTOMIA RADICAL MODIFICADA.
Mirella Dias 1
Fernanda Alessandra Silva 2
Luana Dias de Oliveira 2
Daysi Jung da Silva 1
Rômulo Nolasco Brito 1
Soraia Cristina Tonon 2
(1. Universidade do Sul de Santa Catarina/ UNISUL; 2. Universidade do Estado de Santa Catarina/ UDESC)
INTRODUÇÃO:

A Mastectomia é o tratamento mais indicado em pacientes com câncer de mama, no entanto causa muitos problemas subseqüentes à cirurgia. Uma das principais complicações decorrentes da retirada da mama é a perda da mobilidade articular do ombro. Esta pesquisa teve como principal objetivo, analisar a eficácia dos exercícios para reabilitação funcional do ombro propostos no Manual de Orientações para Pacientes Mastectomizadas, desenvolvido pelo CEPON, Centro de Estudos e Pesquisas Oncológicas em SC.

METODOLOGIA:
O estudo foi realizado no consultório de Fisioterapia do CEPON com uma amostra de 10 pacientes, entre 40 e 60 anos, que realizaram mastectomia radical modificada, com até 15 dias de pós-operatório sem reconstrução mamária. Estas pacientes não realizaram nenhuma fisioterapia até a avaliação e não iniciaram a terapêutica oncológica. Foram avaliadas pelo escore de Kohn (escala utilizada para avaliar a funcionalidade do ombro) e goniometria. Todas as pacientes realizaram 10 sessões.
RESULTADOS:
Após as sessões propostas, e feita a estatística descritiva observou-se nesta amostra um ganho de 80% na função do membro superior (escore de Kohn) quando comparada ao início do tratamento, em todas as pacientes. Com relação a ADM, nos movimentos de flexão e abdução, 60% das pacientes recuperaram mais de 50% de sua amplitude inicial em 10 sessões.
CONCLUSÕES:

Com esta pesquisa, a Fisioterapia iniciada precocemente e de maneira efetiva, utilizando o protocolo de exercícios do Manual de Orientações para Pacientes Mastectomizadas do CEPON, parece ser um tratamento eficaz na recuperação da função do membro superior, melhorando a qualidade de vida das mulheres mastectomizadas.

 
Palavras-chave: Câncer de Mama; Mastectomia; Fisioterapia.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006