IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional

ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DEMOCRACIA  - UM ESTUDO SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS NO GOVERNO DA FRENTE POPULAR (1993 A 1996).

Paulo Roberto Brzezinski 1
(1. UFSC)
INTRODUÇÃO:
Este trabalho apresenta o estudo do processo de implementação da metodologia do Planejamento Estratégico Situacional (PES) para a elaboração, execução e avaliação do Projeto Político Pedagógico (PPP) das Escolas Básicas da Rede Municipal de Ensino (RME) de Florianópolis, realizado na administração da Frente Popular no período de 1993 a 1996.
METODOLOGIA:
Foram analisados os documentos da Secretaria Municipal de Educação (SME) e das escolas selecionadas para a pesquisa, complementados com a realização e análise de entrevistas com dirigentes da SME, com a direção e equipes pedagógicas de escolas, formando-se assim, a base empírica do estudo. O tensionamento entre os conceitos de descentralização e democratização no processo de reorganização do Estado balizado por princípios neoliberais, assim como o processo histórico de democratização da sociedade, foram a base teórica do estudo para a discussão da autonomia nas escolas municipais.
RESULTADOS:
Observou-se que a elaboração do PPP por meio do PES, articulado com propostas de gestão democrática e subsidiado por um projeto de formação permanente participativo, coloca em evidência a democracia no interior dessa instância estatal, ampliando e potencializando as possibilidades de participação dos indivíduos na gestão do projeto da escola. A participação dos professores e técnico administrativos das Unidades Escolares apresentou alterações significativas. Com relação aos pais e alunos, os resultados não foram os mesmos, observando-se falta de clareza da sua objetividade.
CONCLUSÕES:

As singularidades dos planejamentos de cada escola evidenciaram a relativa autonomia das Unidades Escolares na relação com o órgão central da SME, como a maior participação deu-se junto ao segmento dos professores, evidenciou-se a importância do projeto de formação permanente como fator de unidade e articulação a um Projeto Político Pedagógico para toda a sociedade.

 
Palavras-chave: democracia; participação; planejamento.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006