IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
A MÍDIA-EDUCAÇÃO E OS PROJETOS PEDAGÓGICOS NA ESCOLA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A PRÁXIS INTERDISCIPLINAR
Lina Cardoso Nunes 1
Luana Andrade Quirino 1
Álvaro Caetano Pimentel Sobrinho 1
(1. Universidade Estácio de Sá)
INTRODUÇÃO:

INTRODUÇÃO. O papel da mídia tem sido fundamental para compreender a formação das identidades de crianças e jovens no cenário contemporâneo. Comportamentos e atitudes emergentes nos dias atuais são possivelmente resultado da invasão dos recursos midiáticos na vida pessoal, especialmente, dos que vivem nas grandes metrópoles. Como instituições formadoras de crianças e jovens, as escolas abrem espaços para as mídias, considerando sua importância na formação das identidades dos alunos. Nas instituições públicas inúmeras políticas educacionais têm implementado programas, entre os quais podem ser citados o Programa das Salas de Leitura-Pólo e os Pólos de Educação pelo Trabalho, implantados pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ). Estes programas são viabilizados por meio de projetos pedagógicos, elaborados coletivamente, que favorecem a interdisciplinaridade, integrando conteúdos de disciplinas afins, em torno de temas geradores, instigantes para a aprendizagem.São utilizados pelos professores responsáveis diferentes recursos midiáticos, entre os quais: livros de literatura Infantil e Juvenil, vídeos, CD-rooms, computador - neste caso, no laboratório de Informática - e também mídias impressas, como jornais e revistas. A presente pesquisa teve por objetivo analisar as possibilidades e desafios encontrados pelo Programa das Salas de Leitura-Pólo para as atividades com a mídia como favorecedora dos processos de aprendizagem, numa perspectiva interdisciplinar.

 

METODOLOGIA:

Metodologia: Os procedimentos metodológicos foram fundamentados na abordagem qualitativa, sendo utilizados; a observação e as entrevistas semi-estruturadas com professores e alunos de oito escolas públicas, localizadas na 1.ª, na 2.ª e na 7.ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com a autorização da SME/RJ. Estão em funcionamento no Rio de Janeiro trinta Salas de Leitura-Pólo, que realizam atividades no contexto dos Projetos Político-Pedagógicos das escolas. Para tal, essas salas funcionam com estrutura de suporte, possuindo um núcleo de mídia-educação, com equipamentos de TV, jornal, fotografia, rádio e internet, nos laboratórios de Informática. As observações ocorreram, principalmente, nos laboratórios de Informática, que estão situados próximos às Salas de Leitura das escolas selecionadas para o estudo. As atividades são ligadas aos projetos desenvolvidos e buscam realizar ações integradas à sala de aula, tendo em vista os conteúdos do ensino e a busca de processos interdisciplinares. Os laboratórios possuem dez computadores, que são utilizados por duplas de alunos, sendo assim atendidos vinte alunos, em cada atividade. As entrevistas com os professores foram marcadas, em locais previamente definidos com os participantes, sendo que com os alunos realizaram-se nas salas de aula. Os dados coletados foram analisados utilizando-se a análise de conteúdo, a luz dos referenciais teóricos adotados pelo estudo (BELLONI, 2001; MARQUES, 2003; OLIVEIRA, 2003; ALARCÃO, 2001; DUPAS, 2001)

RESULTADOS:

Resultados Foram observados, especialmente, dois projetos pedagógicos: “O mercado de trabalho no Século XXI” e o intitulado “Multiculturalismo”. Nesses projetos evidenciaram-se aspectos favoráveis à integração de conteúdos entre disciplinas, abrindo espaços para processos interdisciplinares.Quanto aos resultados da coleta de dados com os professores destacaram os seguintes temas: (a) o interesse despertado pelas mídias no processo de aprendizagem; (b) a importância dos projetos como dinamizador das ações do professor; (c) o computador como complementar ao trabalho pedagógico; (d) a insuficiência de softwares adequados aos projetos em desenvolvimento; (e) os projetos desenvolvidos como possibilidades de integração de conteúdos.Em relação à coleta de dados com os alunos foram levantados os temas seguintes: (a) a importância e interesse atribuído à mídia digital; (b) o computador como fator favorável para a aprendizagem: (c) a diversidade de freqüência à sala de Informática nas escolas observadas; (d) o valor e facilidade atribuídos à pesquisa na mídia digital; (e) a articulação das atividades da sala de leitura com a de aula. Considerando os referenciais teóricos adotados pode-se destacar que progressivamente acentua-se a preocupação com a formação das crianças e jovens frente à influência avassaladora das mídias (BELLONI, 2001) e a necessidade de articulação dos vetores ligados às políticas, às ações administrativas e às questões curriculares e pedagógicas (ALARCÃO, 2001).

CONCLUSÕES:

Conclusões Os dados coletados na investigação implicam em instigantes discussões sobre as questões levantadas pelo presente estudo.Repetem resultados de estudos feitos anteriormente (PRETTO, 2001; NUNES, 2005), sinalizando para questões complexas como a da morosidade do impacto das políticas sobre a dinâmica dos processos desenvolvidos nas escolas públicas, destacando-se, por exemplo, a falta de infra-estrutura de recursos com implicações para a utilização das mídias nos laboratórios de informática. Por outro lado, apresentam aspectos críticos ligados aos entraves encontrados para a práxis interdisciplinar, que constitui tema atual, considerando sua pertinência nas discussões sobre a mídia-educação. Nesse contexto, os projetos pedagógicos configuram um amplo espaço para a práxis interdisciplinar, visto que  constituem uma rede de conceitos articulados em torno de um tema gerador. Assim, as conclusões, ainda que provisórias, encaminham para aspectos favoráveis, por exemplo, o interesse pelas mídias, os projetos como dinamizador das ações do professor, o computador como complementar e favorável para a aprendizagem. Contudo, constatam pontos desfavoráveis, como a insuficiência de recursos midiáticos e a freqüência descontínua à sala de Informática. Conclui-se com a urgência em resgatar valores voltados à atuação pedagógica consciente nas comunidades escolares, de forma que professores e alunos estejam unidos no empenho do enfrentamento dos desafios e entraves encontrados.

Instituição de fomento: Universidade Estácio de Sá
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Mídia-Educação; Projeto Pedagógico; Práxis Interdisciplinar.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006