IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 1. Comportamento Político

FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO: FUNDANDO A POLÍTICA NACIONAL.

Antonio Pedro de Melo Netto 1
Lucira Freire 1
(1. Departamento de Direito Público - DDP; Universidade Estadual da Paraíba - UEPB)
INTRODUÇÃO:

A religião permeia o ambiente humano desde os primórdios da humanidade. Com o advento do Estado a religião além de influenciar a vida das pessoas passou a atuar nas decisões das nações.

Essa influência teve díspares amplitudes dependendo da época, podendo a religião se enlear com o próprio Estado (como no Império Romano), se sobrepor ao poder civil (bem como ocorreu na Idade Média), mover grande controle (assim como aconteceu na Época Moderna) e influenciar indireta ou até diretamente o poder civil (como incidi na atualidade).

Deste modo, pode-se identificar a sua ingerência na atualidade em distintos momentos, na Segunda Guerra Mundial, no combate ao socialismo, na imposição de regimes ditatoriais, na democratização de nações, entre outros.

No Brasil, verifica-se sua intervenção nas Ligas Camponesas, no processo de redemocratização, no Movimento dos Sem Terra e nas atuações políticas dos padres e bispos protestantes eleitos.

Hoje, vê-se uma nova era de interferência religiosa no mundo, o fundamentalismo ganha força e movimenta a política interna e externa.

Destarte, procura-se, como objetivos, identificar os segmentos religiosos representados na composição do Poder Legislativo campinense; verificar em linha ideológica (partidos) como essas bancadas se formam; e identificar a quantidade de vereadores adeptos a ela. Assim, qual seria a representatividade, na Câmara Municipal de Campina Grande, das religiões, de modo a identificar a sua influência nesse Poder?

 

METODOLOGIA:

Método de Abordagem:

               

A abordagem histórica sobre a representatividade religiosa nas instituições políticas.

 

Métodos e Técnicas:

 

Quanto ao objeto: Bibliografia, documentos e campo.

Quanto aos objetivos: Descritivo-analítico interpretativo.

Quanto aos procedimentos: Qualitativa, pesquisa social.

Pesquisa bibliográfica, bibliografia sobre o Estado e Política, Cultura e Religião.

Pesquisa do campo. Entrevista com os 16 vereadores da casa de 2005, com questionário semi-estruturado.

Levantamento dos setores religiosos (denominações) representados no legislativo local.

Levantamento de associações ou grupos de representação de segmentos religiosos.

RESULTADOS:

Foi identificada na Câmara Municipal de Campina Grande uma bancada de evangélicos, composta de 4 vereadores. Os demais admitem ter algum envolvimento ou tendência, mas não estão ali representando sua crença. Estes propõem leis e se unem para aprová-las e reprovar outras que vão de encontro com seus objetivos e convicções.

O segmento religioso representado é o protestante, sendo que estes são 25% do legislativo, e mostram acentuada interação entre os participantes.

Os outros 12 vereadores representam diferentes segmentos sociais, mas não suas crenças ou comunidade a que pertençam ou freqüentem.

CONCLUSÕES:

Verificou-se que a tendência mundial de intensificação da influencia religiosa, também foi encontrada na Câmara Municipal de Campina Grande, refletindo características do Congresso Nacional e de outras assembléias e câmaras (legislativo) brasileiro, no qual a representatividade de segmento religioso é por excelência feita por evangélicos, denotando assim que umbandistas, católicos, judeus, espíritas não se mobilizam, organizam ou buscam representatividade junto ao Estado, descaracterizando a idéia de Política religiosa ou de religião predominante no governo e menos ainda a possibilidade de religião oficial.

 
Palavras-chave: Religião; Política; Direito.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006