IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica

Lançamento mundial: pós-modernidade e mundo globalizado

Wagner Miquéias Félix Damasceno 1, 4, 5, 6
Leila Beatriz Ribeiro  1, 5, 6
Valéria Cristina Lopes Wilke 2, 5, 6
Carmen Irene de Oliveira 3, 5, 6
(1. Departamento de Processos Técnico-Documentais/DPTD; 2. Departamento de Filosofia e Ciências Sociais/DFCS; 3. Mestrado em Educação/MED; 4. Museologia/MUS; 5. Centro de Ciências Humanas/CCH; 6. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO)
INTRODUÇÃO:

O trabalho que apresentamos nesse evento é fruto do sub-projeto A pós-modernidade representada no cinema vinculado ao Projeto Institucional Texto Fílmico, Informação e Memória. Nesse sentido, o direcionamento de nossa pesquisa foi o de articular o texto fílmico e seu potencial informacional através de uma leitura fílmica. À medida que nos aprofundamos no estudo, surgiu a necessidade de trabalharmos as relações existentes no âmbito da memória, possibilitada pela constatação do texto fílmico como documento/monumento. Seu status como documento o concebe como capaz de ser apreendido, entendido e interpretado a partir de informações intradiscursivas e extradiscursivas, que tanto o estruturam internamente quanto o re-inserem no seu contexto de produção. A percepção do produto cinematográfico – texto fílmico – como documento/monumento informacional o coloca como parte integrante de um dado momento do espaço-tempo de sua produção. O nosso sub-projeto tem por direcionamento a representação da pós-modernidade nas produções cinematográficas. Nosso recorte para este trabalho é o filme Encontros e desencontros de Sofia Coppola, uma comédia romântica que fala da relação que surge entre dois americanos, um ator de meia idade e uma jovem filósofa, ambos casados, tendo como pano de fundo a megalópole Tóquio e a sensação de estranhamento em relação a uma cultura tão diferente das suas.

METODOLOGIA:

Tentando sempre dar conta das questões de pesquisa e fazendo leituras e interpretações relacionadas com a problemática a ser tratada, pudemos preparar um quadro de categorias teórico-metodológicas, partindo da literatura sobre pós-modernidade, tendo como  teóricos basilares para esta pesquisa, Harvey, Vattimo, Lyotard, Jameson e Bauman. Para trabalhar/analisar o filme que selecionamos, estamos nos pautando especificamente em Bauman e suas reflexões acerca da globalização. Nesse processo, sempre consideramos o contexto de produção visto que é um documento/monumento, essa é uma característica importante no que tange à compreensão do “caldo” sócio-cultural-econômico do qual por mais que queira não pode desvencilhar por completo no momento em que foi produzido. Portanto, compreender o contexto histórico da produção de determinado filme, é entender melhor os elementos constitutivos que o compõem. Sendo assim, utilizamos uma ficha descritivo-analítica em análises, que abrange os campos técnicos da produção e os campos analíticos, contemplando informações intradiscursivas e extradiscursivas que tornam as análises mais ricas e concretas.

RESULTADOS:

Com o início de nossas investigações pudemos perceber que nosso recorte de análise está consoante as características conceituadas pós-modernas. Os processos de globalização tão característicos da contemporaneidade estão presentes nessa representação cinematográfica. A globalização como uma das marcas da pós-modernidade e dos liames político-econômico, sociais e culturais dos países inseridos nesse processo mostra-se como característica indelével de um processo dicotômico entre global e local, permanências e mudanças que produzem mais do que apenas um alto nível de circulação de bens e produtos, mas também de pessoas e costumes culturais. Nesse sentindo, são significativamente representativas as relações que se estabelecem na produção das propagandas e a percepção do outro e sua cultura (a partir das duas personagens principais). Tendo o filme como documento, determinados recortes específicos são indicadores dos processos e efeitos da globalização.

CONCLUSÕES:

O filme Encontros e desencontros explora as possibilidades e os efeitos do processo de globalização em um mundo cheio de particularidades. Em Tóquio estão uma jovem e um ator de meia idade, ambos americanos e casados, que parecem experimentar o ápice de sua solidão em um lugar que apesar de em muitos aspectos – econômicos, políticos, tecnológicos – se parecer com seu país de origem, apresenta diferenças marcantes, que nem mesmo o processo globalizante parece homogeneizar.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: texto fílmico; pós-modernidade ; globalização.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006