IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria
O CURSO DE TURISMO DA UNAERP NA REGIONALIZAÇÃO E NO CIRCUITO CAMINHOS DA ANHANGÜERA (SÃO PAULO)
Henrique Catai 1, 6
Sandra Rita Molina 2, 6
Raquel T. D. Mea Schnnor 3, 6
Mauricio F. Simonato 4, 6
Marcelo Bulzoni 5, 6
(1. Mestre em Ciências da Comunicação - USP; 2. Doutoranda em História Social - USP ; 3. Pós-graduanda em Administração Hoteleira - Faculdade SENAC; 4. Pós-graduando em Planejamento e Marketing Turístico - Faculdade SENAC; 5. Mestrando em Ciência dos Alimentos - UNESP ; 6. Docente do curso de Turismo da UNAERP)
INTRODUÇÃO:
Nos últimos anos houve uma evolução do turismo no Estado de São Paulo. Tal fato é resultante da maior consciência do poder público - estado e municípios - de que a atividade turística é de extrema relevância na geração e manutenção de postos de trabalho, proporciona a circulação da moeda e entrada de divisas, diminui desigualdades sociais e interfere positivamente na qualidade de vida da população. Para alcançar tais objetivos a Secretaria de Estado do Turismo desenvolveu o programa “Jornadas de Desenvolvimento do Turismo Paulista”. O programa dividiu o estado em oito macroregiões e estas em projetos de Regionalização. Dentro da macroregião denominada Centro-Norte Paulista e que congrega noventa e três municípios houve a criação do “Circuito Caminhos da Anhangüera”. O desenvolvimento e o processo de implantação recebeu o apoio direto do curso de Turismo da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto). O objetivo da pesquisa foi analisar de que maneira o meio acadêmico contribui na produção de material para os debates, no processo de conscientização de moradores e empresários, na consolidação do Circuito e no envolvimento do corpo discente e docente. O referido Circuito envolve os municípios: Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Dumont, Jaboticabal, Luis Antônio da Alegria, Monte Alto, Pontal, Ribeirão Preto, Santa Rosa do Viterbo, São Simão, Sertãozinho, Tambaú.
METODOLOGIA:
A primeira fase da pesquisa consistiu na participação de docentes e discentes nas reuniões iniciais do Circuito e que discutiam legislação, criação do consórcio ou agência de desenvolvimento regional, grupo de sensibilização, produtos e roteiros. Em seguida, o curso de Turismo ficou encarregado na identificação, classificação e formatação de roteiros ligados ao Circuito Turístico. A terceira parte coube ao Netur - Núcleo de Estudos Turísticos da Unaerp a organização da “Rota da Arte Moderna” e o mapeamento de outras rotas abordando segmentos como: turismo ecológico, terceira idade, agronegócio, cultural, estudantil, entre outros. Por meio das orientações realizadas por docentes, os alunos recolheram informações sobre atrativos, serviços e infra-estrutura dos municípios envolvidos. A quarta parte consistiu, com apoio do Departamento de Marketing da Unaerp, a produção de folheteria. Também houve a participação do Laboratório de Geoprocessamento da universidade na produção de um painel sobre o Circuito.  Por último avaliamos as falhas e os pontos positivos, possibilitando a adequação da pesquisa e de formulação de novas rotas. Paralelo a esse trabalho houve a continuidade na presença de docentes e discentes em reuniões ligadas a sensibilização e sobre a formatação de uma agência ou consórcio de desenvolvimento turístico.
RESULTADOS:
A parceria da Unaerp junto ao poder público na formulação do projeto de Regionalização, do Circuito Caminhos da Anhangüera e na Rota da Arte Moderna permitiu uma maior conscientização do discente quanto a profissionalização do setor e a responsabilidade dos Conselhos Municipais de Turismo (Comtur).  Proporcionou a integração da universidade no desenvolvimento do turismo regional e inserção efetiva do Netur nas propostas apresentadas e debatidas nas vinte reuniões setoriais. Outro resultado advindo da relação entre o universo acadêmico e o poder público foi a palestra proferida pelo Secretário de Turismo aos discentes e docentes envolvidos no projeto. Ocorreu a inclusão de representantes da instituição na I Jornada de Desenvolvimento do Turismo Paulista e na posse dos conselheiros regionais de Turismo. Um dos principais resultados obtidos foi a criação da “Rota da Arte Moderna” envolvendo a relação de três relevantes artistas plásticos - Candido Portinari, Bassano Vacarini, Marcelo Grassman.  Os municípios envolvidos nessa Rota são: Brodowski, Batatais, Altinópolis, São Simão e Ribeirão Preto. A folheteria da Rota da Arte Moderna já está sendo impressa e será distribuída em agências de viagens e outros locais com potencial demanda de visitantes. Além disso, o Netur estabeleceu parcerias com municípios envolvidos na Rota para ministrar cursos de extensão - ex. garçom e garçonete - a população e trabalhadores da comunidade.
CONCLUSÕES:
O crescimento da atividade turística em todo território nacional depende em grande parte da integração das instituições de ensino superior, fato esse que necessita de uma política interna das universidades voltadas para a missão de atuar junto ao poder público e em apoio a comunidade e a outros setores econômicos e políticos da sociedade.  Nesse sentido, a análise realizada pelo Netur considera que foram atingidos os objetivos necessários a criação e ao desenvolvimento do Projeto de Regionalização do Turismo, tendo a universidade participado de forma efetiva na formulação de um Circuito e de uma Rota Turística. Além disso, os discentes do curso de Turismo com ênfase em Hotelaria da Unaerp tiveram a oportunidade de contribuir e participar na discussão e construção de Conselhos Municipais de Turismo, na conscientização de moradores e empresários e na produção de material de divulgação da Rota da Arte Moderna.  Devido ao dinamismo do projeto, a pesquisa não se encontra finalizada e está possibilitando novos estudos e investigações científicas abordando a participação da comunidade, o crescimento da atividade turística nos municípios envolvidos, a adequação de cursos de extensão e de capacitação dos moradores e trabalhadores e a idealização de novas Rotas Turísticas.
 
Palavras-chave: Regionalização; Turismo; Ribeirão Preto-SP.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006