IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 6. Farmácia

PROBLEMAS RELACIONADOS ÀS PENICILINAS NO SETOR DA PEDIATRIA DA FUNDAÇÃO ASSISTENCIAL DA PARAÍBA

Daniela de Araújo Vilar  1
Marina Suênia de Araújo Vilar  1
Jahamunna Abrantes Andrade Barbosa 1
Lindomar de Farias Belém  1
Mônica Oliveira da Silva Simões  1
(1. Departamento de Farmácia / Universidade estadual da Paraiba - UEPB )
INTRODUÇÃO:

A Atenção Farmacêutica envolve o processo pelo qual o farmacêutico participa no desempenho e implementação do surgimento terapêutico do paciente através de um sistema de solução de Problemas Relacionados aos Medicamentos (PRMs), onde a avaliação e monitorização do uso do medicamento são importantes. As penicilinas são antibióticos beta-lactâmicos, utilizadas como primeira escolha para muitas infecções, o que pode desencadear vários problemas aos usuários, sendo um deles os PRMs. O objetivo desta pesquisa foi avaliar os PRMs-Penicilinas em pacientes hospitalizados no setor da Pediatria da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP).

METODOLOGIA:

A amostra pesquisada foi realizada através de estudo exploratório, do tipo transversal, onde utilizou questionário padrão obtendo-se informações básicas sobre a identificação, uso de medicamentos e suspeita de PRMs-Penicilinas, a partir de dados coletados dos pacientes e análise de prontuários médicos que compõem a amostra, juntamente com a observação destes pacientes durante o período de tratamento.

 

RESULTADOS:

Dos 10 pacientes acompanhados 1 (10%)  apresentou um PRM Real e classificando-se em PRM 6, para a classificação quanto à falha na farmacoterapia verificou-se uma porcentagem de 1(10%) dos casos para a segurança.

CONCLUSÕES:

Esta pesquisa visou à obtenção de um tratamento terapêutico mais seguro, promovendo uma maior adesão do paciente ao tratamento priorizando pela garantia de um maior controle da farmacoterapia e conseqüentemente uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes. De uma forma geral, a pesquisa mostrou resultados positivos, evidenciando-se os principais PRMs que estão relacionados com a Penicilina, abrindo assim espaço para discussões futuras sobre as soluções que possam ser postas em prática, para que se obtenha um tratamento terapêutico mais seguro.

Instituição de fomento: Pibic/UEPB
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Atenção Farmacêutica; Farmacovigilância; Penicilina.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006