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F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica

ESTUDO DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS COM A BIBLIOTECA CENTRAL DA UFAL/AL

Clarice Vanderlei Ferraz 1
Maria Helena Mendes Lessa 1
Dulcinea de Lima Barbosa 1
João Marcelo de Melo Ferraz 2
João Henrique de Melo Ferraz 2
(1. Universidade Federal de Alagoas/UFAL; 2. Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE)
INTRODUÇÃO:

Por muito tempo as bibliotecas funcionaram em grande parte livres de avaliações por parte dos seus usuários, entretanto, pela importância que representam junto à comunidade na qual estão inseridas faz-se necessário que os serviços disponibilizados sejam objetos de avaliação para proporcionar melhor satisfação aos seus usuários. Segundo Figueiredo (1999) o estudo de usuários preocupa-se em verificar as necessidades de informações, preferências, opiniões e avaliações com os serviços oferecidos pela biblioteca aos seus usuários reais e/ou potenciais. Para Lancaster (1996)os modelos de avaliação desses serviços podem ser desenvolvidos em três níveis: eficácia, eficiência e custo-benefício.Conforme Almeida (2000,p.17)”Um sistema de informação é eficaz quando fornece aos usuários a informação que necessitam, com rapidez e a precisão desejadas”. Neste estudo, o objetivo foi verificar a eficácia dos serviços oferecidos pela Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas aos alunos de graduação dos cursos de Ciências Sociais (CSO) Comunicação Social /Jornalismo e Relações Públicas (COS) Letras (LEM) e História (HIS) do Centro Ciências Humanas, Letras e Artes. (CHLA) A escolha desses cursos justifica-se pelo fato de funcionarem no horário noturno juntamente com o curso de Ciência da Informação Habilitação em Biblioteconomia cuja pesquisa visava atender a um trabalho da .disciplina Estudos de Usuários e de Necessidades de Informação .

METODOLOGIA:

Os Procedimentos metodológicos fundamentaram-se numa perspectiva descritiva pois “as pesquisas descritivas têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis.”(GIL,1999,p.44).Nesse contexto a pesquisa    buscou verificar  a  satisfação dos  alunos dos cursos de CSO ,COS ,LEM e HIS com a Biblioteca Central /UFAL em relação a organização, ambiente para estudo / pesquisa ;condições da coleção  além , do atendimento ao público  para identificar fatores que influenciaram de forma positiva ou negativamente esses  serviços . O instrumento de coleta de dados foi um questionário semi-estruturado aplicado no mês de dezembro  de 2004 representado por uma amostra aleatória de cento e dois alunos respondentes assim distribuído :Comunicação Social 28,4% ,História com 44,1%; Letras e Ciência Sociais com 13,7% respondentes para cada um  dos cursos.Justifica-se esses percentuais pois muitos alunos tinham concluído suas atividades escolares não freqüentando diariamente  a Universidade devido ao recesso natalino.O questionário constou de vinte e três questões fechadas e uma aberta sendo que as três primeiras  relacionava-se ao perfil dos  alunos as demais questões  avaliaram as condições  físicas , ambientais e serviços da  Biblioteca  Central.

RESULTADOS:

Com relação ao gênero dos respondentes houve maior representatividade do sexo feminino para os cursos de Comunicação Social com 69% ; ;Letras com 78,5%; e História com 62% enquanto Ciências Sociais 57% dos respondentes foram do sexo masculino. A maioria dos respondentes estão na faixa etária de 17 a 22 anos assim distribuídos: História com 51,2% ;Comunicação Social com 58,5% e Ciências Sociais com 64,3% enquanto Letras 57% estão na faixa de 23 a 28 anos .Os resultados demonstraram que 62% dos respondentes avaliaram como regular a estrutura física da BC/UFAL, enquanto que 38% avaliaram como bom. Com relação ao acervo, 83% indicaram como ruim e desatualizado em suas áreas de estudo, indicando  necessidade da aquisição urgente de obras relacionadas a área das humanidades e apenas 17% avaliaram como bom. .No que concerne aos serviços de atendimento ao público 43% responderam como regular ,enquanto 55% indicaram como bom e apenas 2% informaram como muito bom. O estudo também constatou como fatores negativos a deficiência na climatização como ruim 91%; mobiliário desconfortável regular 68%; muito barulho no ambiente de pesquisa ruim 82% enquanto 98% dos respondentes avaliaram como ruim o fechamento da biblioteca para a reforma.

CONCLUSÕES:

A proposta desse trabalho de pesquisa foi avaliar a eficácia dos serviços oferecidos pela Biblioteca Central da UFAL do ponto de vista da satisfação dos usuários enquanto discentes dos cursos noturno de graduação em Ciências Sociais ,Comunicação Social (Jornalismo e Relações Públicas) Letras e História. .Os resultados apontaram que 98% avaliaram como ruim o fechamento da biblioteca para reforma no período de conclusão do ano letivo prejudicando toda comunidade universitária especialmente aos alunos com trabalho de conclusão de curso (TCC) um dado muito significativo para administração das bibliotecas universitárias Em relação ao acervo das áreas de estudos 83% dos respondentes avaliaram como ruim indicando necessidade urgente da aquisição de obras relacionadas ao objeto desse estudo, foram apontadas como inadequados fatores ambientais não favorecendo às condições de estudos e pesquisas.Recomenda-se  outra pesquisa se possível  utilizando as mesmas variáveis afim de verificar melhorias que possam ter ocorrido após conclusão dessa pesquisa.

 
Palavras-chave: Estudos de Usuários ; Bibliotecas Universitárias; Bibliotecas.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006