IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 6. Parasitologia

ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE ENTEROPARASITOSES EM MENORES DE  PROGRAMA ASSISTENCIAL DE CAMPINA GRANDE

Teobaldo Gonzaga Realço Pereira 1
Cícera Amanda Mota Seabra 1
Leonardo Trajano Ferreira 1
Sarah Rogéria Martins Moura 1
Victor Emmanuel Gadelha Pinheiro 1
William Ramos Tejo Neto 1
(1. Universidade Federal de Campina Grande / UFCG)
INTRODUÇÃO:
O trabalho foi realizado no decorrer dos anos de 2003 e de 2005, em que se buscou avaliar a prevalência de enteroparasitoses (causados por helmintos ou protozoários, atingindo principalmente o trato gastrintestinal baixo), assim como averiguar a influência das palestras realizadas pela equipe e das condições de infra-estrutura da cidade no grupo de menores carentes do programa 4S pró-menor. Apoiado pelos SESI, SENAI, SESC, SENAC, do qual surgiu o nome 4S, esse projeto mantém durante um turno 30 menores envolvidos em atividades educativas, de saúde no âmbito odontológico e de lazer em Campina Grande. Tais crianças são moradores de bairros carentes da cidade ou mesmo menores de rua.Uma vez que o programa não contava com nenhuma outra assistência à saúde além da odontológica, foi necessário ampliação das atividades com palestras educativas relacianadas à saúde. Para tanto, foram abordadas medidas profiláticas às parasitoses junto aos alunos e aos seus pais, já que esses devem ser os principais educadores e, nem sempre, estão habilitados para tal. A educação relacionada à higiene pessoal e ambiental, enquanto uma das medidas profiláticas, é de suma importância, no entanto, não é o bastante para prevenção de enteroparasitoses.
METODOLOGIA:
Inicialmente, foi estabelecido contato com os diretores do Programa 4S pró-menor, a fim de reconhecer o local de trabalho e público alvo, além de apresentar os objetivos. Ao longo dos dois anos foram ministradas palestras educativas abordando a prevenção de parasitoses, e ao final de cada ano realizamos os exames parasitológicos de fezes e analisamos os resultados obtidos, possibilitando uma análise comparativa dos dados. Para a realização dos exames, submetemos as amostras fecais ao método de Lutz ou de Hoffman, Pons e Janer, citado por Neves(1998), em que se colocam 2 g de fezes em frascos de Borrel com cerca de 5ml de água, triturando-as com auxílio de um bastão de vidro. Acrescenta-se mais 20ml de água e submete-se à filtração por gase cirúrgica em outro cálice de 200ml de capacidade, o qual é completado com água. As amostras são deixadas em decantação por 24 horas. Então se introduz uma pipeta até o fundo do cálice, colhe-se uma gota do sedimento e deposita sobre uma lâmina, segue-se a homogeneização com uma gota de Lugol. Cobre-se com uma lamínula e procede-se a análise microscópica.
RESULTADOS:
O resultado dos exames realizados em 2003 foram: 68,75% positivos e 31,25% negativos. Já no ano de 2005 tivemos 50% de exames positivos e 50% negativos. Dentre os alunos que albergavam cistos ou ovos de uma ou várias espécies de parasita intestinal em 2003, registraram-se 81,81% casos de incidência de Ascaris lumbricoides; 81,81% de infecções por Entamoeba histolytica, enquanto a detecção de Entamoeba coli perfaz um total de 18,18%; os casos de infestação por Ancylostoma sp chegam a 18,18%; os de menor prevalência foram Hymenolepis nana, Strongiloides stercoralis, Trichuris trichiura e Enterobius vermicularis que totalizaram 9,09% cada parasito. No ano de 2005 os parasitas mais incidentes foram: Ascaris lumbricoides (50%), seguido de Trichuris trichiura (50%), Giardia lamblia (37,5%), Entamoeba coli (25%)  e Strongiloides stercoralis (12,5%).
CONCLUSÕES:
A análise dos resultados mostra que houve uma redução da prevalência de enteroparasitoses em 18,75% no nosso grupo alvo, permanecendo, contudo, o predomínio da ascaridíase na população alvo. Tal diminuição pode ter decorrido de diversas causas como sanitarismo, melhor acesso à saúde, qualidade de vida e orientação sanitária e de higiene. Quanto às condições de infra-estrutura, constata-se que, apesar do sistema de esgotos sanitários ter sido implantado há cerca de cinco anos, ainda não atinge toda população da cidade. Da mesma forma, uma melhor qualidade de vida com maior qualidade de renda, moradia e alimentação não podem ser possibilidades muito valorizadas, pois tais condicionantes não foram constatados durante nossa prática. Destarte, as variantes de maior probabilidade são a educação sanitária e a orientação sobre higiene pessoal e comunitária, as quais foram ministradas nas palestras deste projeto. De maneira similar, o acesso à saúde melhorou, na medida em que durante a prática do projeto houve o encaminhamento dos infectados ao tratamento médico. Consequentemente, reforçamos a idéia de que este projeto de extensão executou com maior êxito os seus objetivos.
 
Palavras-chave: parasitose; prevalência; menor.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006