IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 8. Psicologia do Trabalho e Organizacional
“O BIBLIOTOUR” (a ambiência da BCG=UFF)
Janes Santos Herdy 1
Camila Menchise Santos 2
Lívia Borja Reis 2
Jean Lou Jospin 2
Anderson Amorin 2
Ana Carolina Leider 2
(1. Docente, (Coordenadora) Departamento de Psicología da UFF/ GSI-UFF; 2. Discentes, Departamento de Psicología da UFF/GSI-UFF)
INTRODUÇÃO:
A proposta deste trabalho atende uma demanda dos funcionários da BCG Biblioteca Central do Gragoatá-UFF), e objetivou elaborar e fazer um treinamento de ambientação para os funcionários já lotados no setor e para novos que chegam com certa periodicidade. A necessidade emergiu no percurso do projeto de estágio supervisionado sob o tema Desenvolvimento de Pessoas e da Organização, da área de Psicologia do trabalho na UFF. O trabalho inicial na BCG, após pesquisa para descrição de cargo/função e levantamento de necessidades,  foi o Laboratório de Integração e na avaliação deste, os funcionários apontaram como uma das necessidades do setor  a realização de um treinamento vivencial que abordasse questões relativas ‘a ambientação dos funcionários, proporcionando assim, um  conhecimento mais detalhado de cada  setor e cargo e conseqüentemente melhorando a comunicação e os processos de trabalho da BCG. A queixa era de que chegavam para trabalhar e passavam a conhecer apenas o seu subsetor o que apareceu como dificuldade para o andamento das atividades e também a possibilidade de melhor relacionamento. Entende-se portanto que, a relevância deste trabalho se enquadra na qualidade de vida do trabalhador, pois visa proporcionar maior segurança, tanto no conhecimento do seu ambiente de trabalho físico como  das relações interpessoais.
METODOLOGIA:
Para viabilizar o BIBLIOTOUR, foram realizadas entrevistas individuais com os funcionários efetivos, contratados e bolsitas) da BCG para confirmação da demanda e reconhecimento das funções; confirmada a necessidade, foi elaborado o treinamento com uma filmagem de toda BCG resultando na edição de filme mostrando todos os setores e o percurso do livro/empréstimo feito pelo usuário. Este treinamento foi realizado na própria BCG, para os funcionários divididos em 2 grupos, devido ao horário de plantão. Cada grupo participou de 2 dias num total de 4h de treinamento. Do programa constava; dinâmicas de grupo; explanação do histórico da UFF com ênfase na BCG e o filme editado especialmente para este trabalho.
RESULTADOS:
O resultado principal deste trabalho está na própria execução do treinamento, obtendo-se na avaliação um feedback positivo dos participantes com depoimentos de satisfação e reconhecimento da oportunidade de melhor reconhecimento do trabalho que realizam, assim como de maior estreitamento das relações com os colegas de convívio. Dos 27 funcionários entrevistados, 75% participaram do treinamento, quando participaram das dinâmicas de grupo, assistiram a apresentação em PowerPoint com histórico da UFF e BCG e também ao filme do percurso do livro.
CONCLUSÕES:
Concluímos que as metas e objetivos propostos neste trabalho foram atingidos, quando conseguimos apresentar o resultado final na execução do treinamento. Acredita-se na importância do não só para a BCG, mas como uma proposta que pode e deve ser realizada em todos os setores de uma instituição, pois facilita a execução das atividades e qualifica as relações interpessoais proporcionando maior satisfação no trabalho.
 
Palavras-chave: Ambientação; Desenvolvimento de Pessoas; Satisfação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006