IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 3. Ecologia Terrestre
DADOS PRELIMINARES DA MIRMECOFAUNA (HYMENOPTERA:FORMICIDAE) DA PRAIA DO ARIRAMBA, ILHA DE MOSQUEIRO, BELÉM - PARÁ.
Carlos Alberto Machado da Rocha 1
Henrique Gomes de Andrade Neto 1
Carlos Alberto Machado da Rocha Junior 2
(1. Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará; 2. Universidade Estadual do Maranhão)
INTRODUÇÃO:
Além de sua abundância local relativamente alta, as formigas (família Formicidae) são especialmente ricas em espécies e diversificadas quanto aos hábitos. São importantes componentes dos ecossistemas tropicais, estando entre os organismos mais notáveis dos ecossistemas brasileiros. A mirmecofauna desempenha diversas funções, como dispersar sementes, reciclar nutrientes e herbivoria da vegetação. Devido principalmente à sua característica social de formar colônias, são organismos relativamente fiéis aos ambientes, não apresentando grandes flutuações sazonais de presença/ausência nas comunidades das quais fazem parte. Este trabalho representa uma primeira etapa da caracterização da mirmecofauna da praia do Ariramba, localizada na ilha de Mosqueiro, Belém do Pará.
METODOLOGIA:
A área de estudo está localizada na praia do Ariramba, ilha de Mosqueiro, Belém, PA. Foram realizadas coletas manuais em seis pontos, distantes 30m em média, obedecendo ao seguinte processo espacial: cada ponto de coleta tinha como referência um coqueiro; os espécimes eram coletados da casca do estipe até a altura de 1m e do solo, na área de uma circunferência de 1m de diâmetro em torno de cada coqueiro. Os espécimes coletados foram acondicionados em frascos com álcool 70% e transportados ao laboratório de Zoologia do Centro Federal de Educação Tecnologia do Pará, onde foram conservados para triagem e identificação. Foi estabelecida a dominância dos gêneros conforme sua abundância relativa: eudominantes (>10%), dominantes (5-10%), sub-dominantes (2-5%), recessivos (1-2%) e sub-recessivos (<1%). O índice de correlação de Pearson, r, foi utilizado para estabelecer possível relação de abundância entre os gêneros eudominantes.
RESULTADOS:
Foram obtidos dez gêneros de formigas, distribuídos em quatro subfamílias: Dolichoderinae (gênero Azteca),Formicinae (gêneros Camponotus e Paratrechina), Myrmicinae (gêneros Crematogaster, Pheidole, Solenopsis, Trachymyrmex e Wasmannia) e Ponerinae (gêneros Ectatomma e Odontomachus). A dominância, conforme a abundância relativa, revelou a presença de: quatro gêneros eudominantes: Camponotus, Pheidole, Crematogaster e Solenopsis; dois dominantes: Wasmannia e Ectatomma; um sub-dominante: Trachymyrmex; três recessivos: Azteca, Odontomachus e Paratrechina. Neste levantamento não foram registrados gêneros classificados como sub-recessivos. Em relação ao índice de Pearson, observou-se correlação negativa entre Camponotus e Pheidole, Camponotus e Crematogaster, Camponotus e Solenopseis, Pheidole e Solenopsis, e entre Crematogaster e Solenopsis. Porém, verificou-se uma elevada correlação positiva entre Pheidole e Crematogaster (r = 0,7898).
CONCLUSÕES:
Myrmicinae contribuiu com o maior número de gêneros de formigas coletadas, um resultado esperado se considerarmos que é a maior e mais diversificada subfamília de formigas tanto em termos regionais como globais. O gênero Camponotus apresentou o maior número de espécimes na amostragem, o que tanto expressa sua abundância quanto a facilidade de coleta. Tais coletas, por sinal, amostram apenas uma pequena fração da diversidade da fauna de Formicidae, subestimando a diversidade local real. Finalmente, os dados de correlação sugerem que Pheidole e Crematogaster devem comungar pelo menos algumas exigências e preferências ambientais.
 
Palavras-chave: Formigas; Diversidade; Mirmecofauna.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006