IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 3. Biologia Geral
INTERAÇÃO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RS ENTRE TEORIA E PRÁTICAS DE CIÊNCIAS EXPERIMENTAL.
Joseana Stecca Farezim 1
Neusa Scheid 1
Briseidy Marchesan Soares 1
(1. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/URI)
INTRODUÇÃO:
Com uma proposta inovadora para as escolas estaduais da 14ª CRE – do Estado do RS, surgiu o programa de apoio didático-científico aos professores de Ciências Biológicas no ensino fundamental. Esta experiência teve como objetivo o desenvolvimento e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem no ensino de Ciências. O projeto, pesquisa e ação também apresentavam como propósito integrar a universidade e escolas estaduais através da troca de experiências entre os acadêmicos e os professores das escolas no monitoramento das aulas de ciências.
METODOLOGIA:
Diagnosticou-se que a situação do ensino de ciências no ensino fundamental estava acontecendo, na maioria das escolas, de forma teórica, através de aulas expositivas. Todas as escolas possuem laboratório de Ciências, os quais se encontravam sucateados. Partindo desses resultados organizou-se uma proposta de trabalho para as escolas. Iniciou-se pela organização dos laboratórios de Ciências, onde fez-se um levantamento do material existente para elaboração das aulas práticas.
RESULTADOS:
Foram confeccionados materiais para serem utilizados nas aulas de ciências. As aulas práticas foram elaboradas pelos professores e bolsistas, os quais prestavam aos professores um suporte durante a realização das mesmas no laboratório, nas saídas de campo, na confecção, organização e manutenção das coleções didáticas.
CONCLUSÕES:
Desta forma, a sala de aula foi assumida como espaço privilegiado para realização de aulas mais participativas e dinâmicas e o laboratório da escola subsidiou o educador para uma ação pedagógica mais direcionada a condução do processo de aprendizagem do ensino de ciências de seus estudantes.
Instituição de fomento: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Aulas Práticas; Ensino Experimental ; Laboratório de Ciências.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006