IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
CIÊNCIAS ESPACIAIS: O PARADIGMA DA ELETRODINÂMICA PLANETÁRIA NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR.
Odim Mendes Jr. 1
Margarete Oliveira Domingues 2
Aracy Mendes da Costa 3
(1. Divisão de Geofísica Espacial, DGE / INPE; 2. Lab. Associado de Computação e Matemática Aplicada, LAC / INPE; 3. Divisão de Geofísica Espacial, DGE / INPE)
INTRODUÇÃO:
Na educação formal usual, a Terra é considerada como um sistema fechado em si mesmo. Atualmente, novos conceitos de grande importância para o cotidiano estão se caracterizando, o que impõe a reformulação dessa percepção para que se considere um sistema mais amplo. A proteção de equipamentos e instalações, a prestação continuada de serviços e a segurança à vida dependem de capacitações em tópicos que antes eram exclusivamente da pesquisa espacial avançada. Os ensinos médio e superior precisam explorar o que hoje se entende por "espaço de ocupação humana", que apresenta-se indissociável de um "ambiente espacial", que, por sua vez, está sujeito a um "tempo e clima espaciais". O objetivo deste trabalho é apresentar o cenário atual do ambiente espacial e como ele deve afetar a visão de fazer ciência no ensino atual brasileiro.
METODOLOGIA:
Por meio da descrição do ambiente espacial e dos elementos que o compõem, evidenciam-se os mecanismos físicos que vinculam efeitos sobre a Terra a agentes solares e interplanetários. Algumas abordagens experimentais das pesquisas de modelagem de fenômenos eletrodinâmicos planetários são apresentados.
RESULTADOS:
Elementos de eletrodinâmica planetária e da física convencional são discutidos e integrados para auxiliar, pelo desenvolvimento de uma visão crítica, a re-atualização de professores, pesquisadores, estudantes, industriais, empresários e também profissionais das mais diferentes áreas.
CONCLUSÕES:
O trabalho introduz recursos inovadores da pesquisa espacial e valoriza alguns recursos já existentes, com novo enfoque, para apropriação no ensino médio e superior.
Instituição de fomento: CNPq Proc. 477819/03-6
 
Palavras-chave: Ambiente Espacial; Eletrodinâmica Planetária; Geofísica Espacial.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006