IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A PRÁTICA EDUCATIVA E O CONHECIMENTO PRÁTICO: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS EM MÚSICA
Aruna Noal Correa 1
Lucimar Marchi dos Santos 2
Cláudia Ribeiro Bellochio 3
Viviane Beineke 4
(1. Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação/ UFSM; 2. Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação/ UFSM; 3. Profª. Dr.ª do Departamento de Metodologia do Ensino/ UFSM – Orientadora; 4. Profª. Ms. do Departamento de Música/ UDESC – Orientadora)
INTRODUÇÃO:
A formação de professores é uma temática amplamente discutida no meio educacional, e da mesma forma, estudos desta natureza vem sendo desenvolvidos na educação musical. Este projeto interinstitucional, acompanhou quatro casos com licenciandos em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), onde se encontra vinculado ao NEM - Núcleo de Educação Musical, e outros quatro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ligado ao FAPEM - grupo de estudos e pesquisas sobre Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical.
METODOLOGIA:
Visando investigar os processos de construção dos conhecimentos práticos na ação docente de oito licenciandos em música, analisamos como estes são elaborados e organizados, a partir das reflexões realizadas no momento da ação. Com uma abordagem qualitativa, analisamos cada caso, partindo de como suas aulas são elaboradas, realizadas, organizadas e refletidas. Os dados foram coletados através de observações, registros em diários de campo, filmagens, entrevistas semi-estruturada e de estimulação de recordação.
RESULTADOS:
Foi possível verificarmos que, muitos dos conhecimentos já internalizados pelos estagiários, são articulados devido às necessidades surgidas na prática educativa durante o decorrer de seus estágios, ou seja, das aulas ministradas. Um dos maiores desafios revelados pela pesquisa é a dificuldade dos estagiários em superarem suas crenças e concepções pessoais nas situações dilemáticas de sala de aula, à medida que estas prevalecem aos fundamentos pedagógicos apontados como norteadores das suas ações. Ressalta-se que os dados de pesquisa e as interpretações do pólo de Santa Maria e Florianópolis apresentam similaridades quanto às práticas dos estagiários em sala de aula.
CONCLUSÕES:
Os resultados da pesquisa podem subsidiar a construção de metodologias que incorporem de forma mais consistente e significativa o processo de ação-reflexão-ação sobre a prática na profissionalização docente na área de educação musical.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Música; Formação de professor; Conhecimento prático.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006