IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia
RELAÇÃO ENTRE PERCENTUAL DE  GORDURA E PRESSÃO ARTERIAL EM INDIVIDUOS DO GENERO MASCULINO ENTRE 20 E 30 ANOS  INICIANTES DE UM PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA
César Aparecido Agostinis Sobrinho  1
Katiane Vilan  1
Rosimeide Francisco dos Santos Legnani  2, 3
Elto legnani 2, 3
Flavia Fernanda Casamali  3
Fabiana Maluf Rabacow  2
(1. Unioeste; 2. UFSC; 3. AR Training)
INTRODUÇÃO:

É de fundamental importância a compreensão dos componentes da composição corporal, bem como, qual seus efeitos e relações  para a saúde tanto para estudos diagnósticos quanto de intervenções, buscando uma melhor qualidade de vida e bem estar para a população em geral.O objetivo desta pesquisa foi o de  analisar a pressão arterial diastólica e sistólica de repouso e suas relações com o percentual de gordura corporal de indivíduos iniciantes de um programa de atividade física.

METODOLOGIA:
A amostra foi composta por  sujeitos sedentários com media de idade 24+-4,78 anos,  iniciante de um programa de atividade física da cidade de Foz do Iguaçu- Pr, totalizando 487 sujeitos, sendo todos do sexo masculino. Para a determinação do percentual de gordura foi utilizado o protocolo de Jackson & Pollock de 7 dobras e para o procedimento de avaliação da pressão arterial de repouso foi o sugerido pelo ACSM 2003. Para na análise dos dados foi utilizado  estatística descritiva.
RESULTADOS:

De acordo com os resultados obtidos podemos observar na tabela abaixo um aumento tanto da pressão arterial sistólica quanto a diastólica para o aumento gradual de gordura corporal de grupo para grupo.

 

 

Tabela 1- Referente às médias  de pressão arterial e relação com gordura corporal

 

Abaixo de 20% Gord

Entre 20% e 35%

Acima de 35%

PASIS

118,8+-13,8

122+-15,8

130,1+-17,1

PADIAS

76+-8,8

80,1+-9,3

85,3+-14

CONCLUSÕES:
desta forma foi possível observar neste estudo uma relação entre o aumento da gordura corporal e a elevação da pressão arterial de repouso no sexo masculino.
 
Palavras-chave: Pressão Arterial; Atividade Física; Percentual de Gordura.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006