G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação |
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A DIFICULDADE DA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO PROJETO KURATOMOTO. |
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Cristiane Santos Pereira 1 |
Paula Souza da Cunha 2 |
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(1. Depertamento de Ciencias Biologicas/Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT; 2. Departamento de História/Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT) |
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INTRODUÇÃO: |
No decorrer do ano de 2005, acompanhamos os acadêmico-educadores do Projeto Kuratomoto, desenvolvido na cidade de Cáceres-MT, com apoio da Universidade do Estado de Mato Grosso em parceria com o Instituto Ayrton Senna.
O Objetivo central do projeto era trabalhar interdisciplinarmente às áreas de saúde, artes, apoio pedagógico e esporte, a partir do Programa Educação pelo Esporte.
Apesar do nobre objetivo, percebemos que existem muitas dificuldades dos acadêmicos em realizar com sucesso a intenção pedagógica da “interdisciplinaridade” (FAZENDA, 1995). Querendo entender e buscar saídas para o problema, propomos como objeto de pesquisa “As dificuldades da prática interdisciplinar no cotidiano do Projeto Kuratomoto”.
A relevância do trabalho está em identificar o porque dessas falhas na realização prática do ensino, permitindo uma reflexão sobre o próprio objetivo do Kuratomoto e o seu fazer pedagógico. |
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METODOLOGIA: |
Para alcançar nosso objetivo, partimos de três procedimentos: a) a construção de um saber próprio sobre o que vem a ser Interdisciplinaridade e a sua aplicabilidade na educação brasileira, de modo a criar um campo teórico sólido que confrontasse os dados levantados; b) levantamento de dados específicos sobre o projeto, sobre aqueles que atuam, bem como as suas impressões pessoais, Além desse método, foi usado a pesquisa “qualitativa” (Richardson,1999), que possibilitou a aplicação do nosso primeiro questionário aos educadores e c) utilizando o procedimento de analise, a “observação participativa”, com rigor na descrição do cotidiano do Kuratomoto através dos registros particulares dos educadores. |
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RESULTADOS: |
A analise dos dados coletados permitiu algumas considerações a respeito. Os educadores apresentam uma visão diferenciada sobre a teoria-metodológica da interdisciplinaridade. Entretanto nas observações do cotidiano da prática de ensino, os educadores, realizam os princípios básicos da ação interdisciplinar, suprimindo a limitação teórica por práticas improvisadas, baseadas mais num senso comum de se trabalhar em parcerias, ajustando os temas interdisciplinares as áreas de atuação do Kuratomoto. |
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CONCLUSÕES: |
Percebemos que as dificuldades encontradas nos acadêmicos-educadores do projeto Kuratomoto em fazer uma prática pedagógica interdisciplinar, esbarra na falta de uma fundamentação teórica clara e consistente do saber interdisciplinar.
O modo como se dá o cotidiano do Kuratomoto em relação ao processo ensino/aprendizagem através da interdisciplinaridade é confuso. Muitas vezes, não possibilita aos educandos a percepção de que como os temas trabalhados estão relacionados entre si. A construção do saber não deveria ser fragmentada como ocorre no ensino formal, já que o Kuratomoto propõe um outro tipo de construção para o saber.
Assim faz se necessário uma avaliação desse cotidiano e da própria proposta de educação complementar, para que o fazer interdisciplinar que o Kuratomoto objetiva alcance o seu ideal: a interdisciplinaridade. |
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Instituição de fomento: Instituto Ayrton Senna/UNEMAT/ Projeto Kuratomoto
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave: Ensino; Interdisciplinaridade; Dificuldade. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |
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