IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

A DIFICULDADE DA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO PROJETO KURATOMOTO. 

Cristiane Santos Pereira 1
Paula Souza da Cunha 2
(1. Depertamento de Ciencias Biologicas/Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT; 2. Departamento de História/Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT)
INTRODUÇÃO:

No decorrer do ano de 2005, acompanhamos os acadêmico-educadores do Projeto Kuratomoto, desenvolvido na cidade de Cáceres-MT, com apoio da Universidade do Estado de Mato Grosso em parceria com o Instituto Ayrton Senna.

O Objetivo central do projeto era trabalhar interdisciplinarmente às áreas de saúde, artes, apoio pedagógico e esporte, a partir do Programa Educação pelo Esporte.

Apesar do nobre objetivo, percebemos que existem muitas dificuldades dos acadêmicos em realizar com sucesso a intenção pedagógica da “interdisciplinaridade” (FAZENDA, 1995). Querendo entender e buscar saídas para o problema, propomos como objeto de pesquisa “As dificuldades da prática interdisciplinar no cotidiano do Projeto Kuratomoto”.

A relevância do trabalho está em identificar o porque dessas falhas na realização prática do ensino, permitindo uma reflexão sobre o próprio objetivo do Kuratomoto e o seu fazer pedagógico.

METODOLOGIA:

Para alcançar nosso objetivo, partimos de três procedimentos: a) a construção de um saber próprio sobre o que vem a ser Interdisciplinaridade e a sua aplicabilidade na educação brasileira, de modo a criar um campo teórico sólido que confrontasse os dados levantados; b) levantamento de dados específicos sobre o projeto, sobre aqueles que atuam, bem como as suas impressões pessoais, Além desse método, foi usado a pesquisa “qualitativa” (Richardson,1999), que possibilitou a aplicação do nosso primeiro questionário aos educadores e c) utilizando o procedimento de analise, a “observação participativa”, com rigor na descrição do cotidiano do Kuratomoto através dos registros particulares dos educadores.

RESULTADOS:

A analise dos dados coletados permitiu algumas considerações a respeito. Os educadores apresentam uma visão diferenciada sobre a teoria-metodológica da interdisciplinaridade. Entretanto nas observações do cotidiano da prática de ensino, os educadores, realizam os princípios básicos da ação interdisciplinar, suprimindo a limitação teórica por práticas improvisadas, baseadas mais num senso comum de se trabalhar em parcerias, ajustando os temas interdisciplinares as áreas de atuação do Kuratomoto.

CONCLUSÕES:

Percebemos que as dificuldades encontradas nos acadêmicos-educadores do projeto Kuratomoto em fazer uma prática pedagógica interdisciplinar, esbarra na falta de uma fundamentação teórica clara e consistente do saber interdisciplinar.

O modo como se dá o cotidiano do Kuratomoto em relação ao processo ensino/aprendizagem através da interdisciplinaridade é confuso. Muitas vezes, não possibilita aos educandos a percepção de que como os temas trabalhados estão relacionados entre si. A construção do saber não deveria ser fragmentada como ocorre no ensino formal, já que o Kuratomoto propõe um outro tipo de construção para o saber.

Assim faz se necessário uma avaliação desse cotidiano e da própria proposta de educação complementar, para que o fazer interdisciplinar que o Kuratomoto objetiva alcance o seu ideal: a interdisciplinaridade.

Instituição de fomento: Instituto Ayrton Senna/UNEMAT/ Projeto Kuratomoto
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Ensino; Interdisciplinaridade; Dificuldade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006