IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 12. Neurociências e Comportamento - 1. Neurociências e Comportamento
ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR INVESTIGATIVA
Carmem Alice Perez 2
Jasmim Leal 1
Margareth Takeuchi 2
Maria Inês Nogueira 1
Paula Hiromi Ito 1
Renné Panduro Alegria 1
(1. Depto de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas III, USP,São Paulo; 2. Programa de Neurociência e Comportamento do Instituto de Psicologia, USP,SP)
INTRODUÇÃO:

O trabalho objetivou explorar métodos de ensino de ciências, de forma interdisciplinar e investigativa usando como tema a visão sob os aspectos biológicos, físicos e químicos para formação continuada de professores do nível médio da rede pública de ensino de São Paulo.

METODOLOGIA:

Como parte de amplo projeto de formação continuada no ensino de ciências para o nível médio, foi realizado curso de cinco dias, na Estação Ciência, para 20 professores da rede estadual de ensino. Os participantes foram divididos em grupos de cinco componentes, com pelo menos um professor de física, um de química e um de biologia. Houve monitoria de pós-graduandos e seus respectivos orientadores das três áreas mencionadas. Inicialmente, foi aplicado questionário formal do conteúdo das 3 áreas relacionadas ao tema da visão. No último dia, esse questionário foi reaplicado para avaliar eventual evolução de conhecimento.

De forma integrada, foram exploradas propriedades da luz, lentes, prismas, correção de defeitos da visão, bem como moléculas e fatores que interferem na sua estabilidade; organização anatômica e funcional do olho humano e seus distúrbios. Na parte experimental, os alunos construíram lupas, lunetas, modelos 3D de moléculas e do olho; indicadores de escalas de pH a partir de extratos de plantas. Esse material ficou com eles. Foi efetuada também dissecação de vários olhos de boi.

           

RESULTADOS:

A formação continuada foi avaliada através da análise de respostas nos questionários pré e pós curso, e revelou  aumento médio de 59,1% no grau de acerto dos temas. Foram também tabuladas as opiniões sobre o curso, quanto a críticas e sugestões, bem como aplicabilidade em suas respectivas U E. Esta tabulação mostrou que o projeto é interessante e de aplicabilidade aos discentes das Unidades de Ensino.

 

CONCLUSÕES:

A atividade teve excelente recepção por parte dos professores que valorizaram o aspecto investigativo e o caráter experimental do projeto. Está sendo desenvolvida a aplicabilidade em UE.

 

Instituição de fomento: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária PRCEU-USP
 
Palavras-chave: Formação Continuada; Ensino de Ciências; Interdisciplinaridade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006