IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 4. Educação Artística
O ESTUDO DA PERSPECTIVA E DA GEOMETRIA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE OBRAS DO RENASCIMENTO
Eliete Alzira da Luz Costa 1
Helder Alves de Almeida Júnior 1
Kátia Cristina da Silva 1
(1. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG/LACTEA)
INTRODUÇÃO:
A partir do século XV, com as rotas marítimas ampliadas, na Europa, o contato mercantil com a Ásia intensificou-se e comerciantes que fizeram fortunas e acumularam riquezas investiram na produção artística de escultores, pintores, arquitetos, músicos, etc. A produção artística e científica durante os séculos XV e XVI desenvolveu-se em grande parte na Itália. Este período conhecido como Renascimento ou Renascença deve-se à valorização da cultura greco-romana, e corresponde a um movimento cultural historicamente considerado como delimitador do final da Idade Média e do início da Idade Moderna. As características do Renascimento – racionalidade, dignidade do ser humano, rigor científico, ideal humanista e a reutilização das artes greco-romana – influenciam a arquitetura e a pintura. Na primeira, a ocupação do espaço passa a ser baseado nas relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que o organiza, em qualquer ponto que o edifício seja colocado. A arquitetura caracterizou-se por arcos de volta-perfeita e simplicidade na construção. Partindo dessa relação entre as artes do renascimento com as ciências exatas decidimos elaborar esse projeto para que os alunos, de forma criativa, e na tentativa de encontro da arte com as ciências exatas, coloquem em prática o apreendido nas disciplinas de Cálculo, Física e outras.
METODOLOGIA:
Realizou-se uma pesquisa bibliográfica para maior embasamento teórico sobre o Renascimento, seus artistas e suas obras. Organizamos visitas técnicas a exposições temporárias e permanentes na região metropolitana de Belo Horizonte, como visitas via internet em museus de outras regiões e países. Estudamos as obras do Renascimento cujo pensamento científico é aplicado e expresso artisticamente pela perspectiva e formas geométricas. A partir da escolha individual de uma obra de arte renascentista os alunos discutiram-na procurando compreender os significados históricos e geométricos. Analisaram uma segunda obra de sua escolha, sobrepondo uma folha de papel vegetal A4 na obra escolhida. Usando lápis preto macio HB, foram abstraindo figuras geométricas possíveis que transformaram a obra inicial, tentando perceber as intenções do artista. Observaram aproximações e diferenças entre as duas obras estudadas. Este projeto faz parte de uma série de projetos desenvolvidos no Laboratório Aberto de Ciência, Tecnologia, Educação e Arte (LACTEA) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde um trabalho de investigação sobre pedagogia de projetos vem servindo de base à proposição de novos processos de ensino-aprendizagem, voltados para o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico de estudantes de Engenharia, bem como para o incentivo às inovações de materiais, equipamentos e tecnologias.
RESULTADOS:
Os alunos entenderam que a interpretação livre dos acontecimentos marcou as cenas religiosas expressas nas obras e que, embora citassem o clássico, os representantes do Renascimento exaltavam a evolução científica (Leonardo da Vinci), o uso de novas técnicas e, sobretudo, o livre pensamento humano, que agora havia renascido. Ampliaram este entendimento visitando a Casa Fiat de Cultura, na qual estavam expostas algumas obras renascentistas do acervo do MASP. Com a realização dos projetos os alunos passaram a assimilar as disciplinas abaixo citadas, do curso de Engenharia, sob outro prisma. “Este exercício permitiu-me entender melhor as disciplinas de Desenho Geométrico, Perspectiva, Desenho Técnico, etc. e transpor este aprendizado para as disciplinas de Arte” (E.aluno).
CONCLUSÕES:
O ensino de ciências exatas e aplicadas, como nos cursos de engenharia, através das metodologias tradicionais de educação, não tem contribuído para o desenvolvimento da criatividade dos alunos, prejudicando o aprendizado das habilidades e competências necessárias ao bom desempenho profissional demandado pelas empresas e instituições modernas, principalmente aquelas que adotaram os modelos de gestão por competências. Uma dessas competências seria o importante relacionamento entre ciências aplicadas e artes. Após a realização dos trabalhos verificamos que o projeto contribuiu para o desenvolvimento da criatividade dos alunos de cursos de Engenharia, proporcionando um aprendizado livre de tensões e ao mesmo tempo descobrindo a possibilidade de aprender técnicas quase que puramente matemáticas de linhas de perspectivas, planos e elevações.
 
Palavras-chave: Educação Artística; Renascimento; Estudo de Perspectiva e Formas Geométricas.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006