IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem

SUPORTE PARA O ENSINO DE GEOMETRIA EUCLIDIANA EM FORMA DE UM DICIONÁRIO - FIGURAS, TEXTOS E SUGESTÕES METODOLÓGICAS

Vera Lia Marcondes Criscuolo de Almeida  1
Aury de Sá Leite 1
Carlos Frederico Bastarz 1
Maria de Fátima de Castro Lacaz Santos 1
Tânia Cristina Arantes Macedo de Azevedo 2
(1. Dep.Matemática /UNESP/Guaratinguetá ; 2. Dep Física-Química/UNESP/Guaratinguetá )
INTRODUÇÃO:
Constatada a não aprendizagem da Geometria Euclidiana pela maioria dos estudantes, ao longo do Ensino Fundamental, este artigo expõe a busca de uma nova via para o processo de ensino-aprendizagem dessa ciência, apresentando um dicionário de palavras-chave, figuras, textos e sugestões metodológicas como subsídio para o ensino da geometria euclidiana. Este dicionário tem por objetivo auxiliar o professor na definição clara de conceitos e na organização da geometria a ser apresentada a seus alunos; para isso, ele encontra em cada página do material diversas sugestões metodológicas e também de ordem pedagógica para os tópicos de geometria.
METODOLOGIA:

Foi criado um Dicionário de Geometria Euclidiana para ser utilizado como material de consulta pelos professores do Ensino Fundamental e Médio, visando dar sustentação à organização da aprendizagem de conceitos e estimular a criação de oportunidades de aprendizagem em geometria plana e espacial. Os itens dicionarizados foram selecionados criteriosamente em livros-textos e obras de referências.

RESULTADOS:

A apresentação do Dicionário da Geometria Euclidiana foi realizada por meio do projeto Teia do Saber, o qual é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, cujo objetivo é o aperfeiçoamento profissional dos professores da rede estadual de ensino. A apreciação, discussão e utilização do dicionário ocorreu durante os cursos de Geometria oferecidos no referido projeto. Para a apresentação do dicionário aos professores participantes, foi utilizado o Data-show e a forma de aula expositiva, fazendo referências ao conteúdo, discussões sobre pontos importantes do ensino da Geometria e, principalmente, sobre as sugestões metodológicas. Durante as exposições, ocorreram muitas trocas de experiências entre professores e alunos. Foi muito produtivo e importante diagnosticar o que realmente acontece dentro da sala de aula e discutir como contornar determinados problemas. Entre as metas estabelecidas para se dar seguimento à construção do referido dicionário está a elaboração de sugestões metodológicas, com o auxílio dos professores de Matemática que participaram do projeto Teia do Saber. Como relatado acima, a contribuição que esses professores têm a oferecer é extremamente valiosa, uma vez que não se pode resolver a distância os problemas que a educação nos apresenta.

CONCLUSÕES:

O desenvolvimento de projetos como este, que aliam o Núcleo de Ensino aos cursos de licenciatura, à Diretoria de Ensino e os professores de Matemática interessados no desenvolvimento de novas tecnologias de ensino, faz com que se desenvolvam não somente novos núcleos de estudos sobre o ensino da matemática, mas também a formação de novos profissionais que certamente saberão como atuar nas mais diversas situações do cotidiano escolar. Para todos que se envolveram na elaboração do dicionário de geometria euclidiana, sem dúvida  foi engrandecedor, não apenas por desenvolver um instrumento que irá contribuir para o dia-a-dia profissional de muitos professores, mas também pelos diálogos, conversas, trocas de experiência e os ensinamentos que somente o ensino e as situações de sala de aula são capazes de proporcionar.

Instituição de fomento: Fundação para o Desenvolvimento da UNESP - FUNDUNESP
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Dicionário; Geometria Plana; Geometria Espacial.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006