IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 6. Gestão Financeira

APLICABILIDADE DO SISTEMA ABC EM HOSPITAL DE BELO HORIZONTE

Antônio Artur de Souza 1
Geová José Madeira 1
Ana Paula Tavares Pontello Neves 1
Flávia Silva de Lima Duque 1
João Breithiner de Souza Costa 1
(1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)
INTRODUÇÃO:
Atualmente, a área da Saúde no Brasil vem passando por muitas dificuldades, destacando-se as questões financeiras e administrativas, e aquelas inerentes à estrutura organizacional. Mesmo com a ampliação dos recursos financeiros, os hospitais continuam a se endividar, devido ao crescimento dos custos dos serviços prestados, impulsionado pelo grande avanço da tecnologia para o tratamento médico e pela necessidade que os hospitais passaram a ter de incorporarem tais avanços nos seus serviços. Entretanto, os problemas financeiros não se restringem somente à falta de recursos, estendendo-se também à gestão administrativa e à financeira, que se encontram bastante defasadas. A presença de profissionais despreparados tecnicamente nas áreas administrativa e financeira, bem como o uso inadequado ou, até mesmo, a inexistência de sistemas de custeio vêm proporcionando graves erros no que diz respeito à tomada de decisões operacionais e estratégicas. O objetivo deste trabalho foi identificar e descrever o processo gerencial e as atividades realizadas no hospital estudado, para mostrar como as informações são geradas e utilizadas para a gestão de custos. Mais importante ainda foi analisar a aplicabilidade do sistema ABC em uma organização hospitalar de Belo Horizonte. A relevância desta pesquisa está na possibilidade de gerar informações úteis para a gestão hospitalar, apontar alternativas para os diversos problemas enfrentados e dar continuidade aos estudos já elaborados.
METODOLOGIA:
Este trabalho consiste em um estudo de caso. Foram desenvolvidas pesquisas de natureza exploratória, bibliográfica e documental. Em relação aos objetivos, assumiu caráter exploratório, o que possibilitou maior conhecimento do assunto, o que o tornou mais claro, permitindo construir questões importantes para a condução da pesquisa. Para os procedimentos relacionados à coleta de dados, elaborou-se uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos, dissertações e livros, visando identificar os sistemas de custeio presentes nas organizações hospitalares, suas dificuldades e limitações. Essa fase do trabalho serviu de base conceitual para a realização do estudo de caso em um hospital de Belo Horizonte, que consistiu em uma investigação detalhada a partir de dados coletados no decorrer de certo período de tempo. As entrevistas semi-estruturadas também contribuíram para a coleta de dados, além de permitirem descrever as atividades desenvolvidas no hospital e esclarecer e/ou ratificar dados já apurados. A pesquisa documental foi de extrema importância para a descrição do hospital, contribuindo para o conhecimento da estrutura organizacional e do processo de gestão.
RESULTADOS:
A partir das entrevistas realizadas, pôde-se mapear as atividades desenvolvidas no hospital e identificar as mais relevantes, as quais foram classificadas em primárias e secundárias, visando reduzir a arbitrariedade e a subjetividade na alocação dos custos indiretos. Posteriormente, foram definidos os direcionadores de recursos e de atividades. Para defini-los foi necessário relacionar os procedimentos realizados no hospital e descrever a estrutura de custos em termos de consumo de atividades, criando um dicionário de atividades. Os direcionadores foram determinados de modo a representar uma relação de causa e efeito entre o direcionador e o custo. Os direcionadores de recursos foram utilizados para distribuir os custos dos recursos de maneira não arbitrária, já que grande parcela dos recursos era usada para várias atividades. Por meio dos direcionadores de atividades, foi possível identificar a maneira como os produtos as consomem. Logo, atribuíram-se os recursos às atividades primárias por meio do rastreamento. As atividades secundárias tiveram seus custos mensurados da mesma maneira que as atividades em geral, sendo então transferidos para as atividades primárias que consumiram seus recursos. Desse modo, foi possível calcular os custos dos serviços prestados, e, ao conhecer os desperdícios e atividades que não agregam valor, propôs-se uma modificação na forma de geração de informações a respeito de custos, oferecendo maior precisão no custeio dos serviços.
CONCLUSÕES:
Concluiu-se, a partir da literatura, que a maioria dos hospitais não apresenta um sistema de custeio adequado às suas necessidades administrativas. Ao analisar a aplicabilidade do sistema de Custos Baseado em Atividades (ABC), constatou-se que ele é aplicável em hospitais, conforme a revisão bibliográfica e o estudo de caso realizado. O ABC permite a apuração dos custos reais de cada serviço; a geração de informações mais confiáveis para a tomada de decisões gerenciais; a determinação da eficiência e da eficácia das atividades realizadas; e a identificação das atividades que não agregam valor ao serviço. No entanto, o ABC apresenta algumas desvantagens, como: alto custo de implantação e necessidade de comprometimento dos funcionários de todos os setores do hospital, mão-de-obra qualificada em gestão de custos e de um sistema de informações integrado. Com o mapeamento das atividades do processo, foram identificados os recursos e a quantidade de recursos utilizados para o desenvolvimento de cada atividade. A descrição das atividades e a identificação dos recursos ligados ao processo são imprescindíveis para identificar os direcionadores dos recursos para, posteriormente, alocá-los aos objetos de custos. O detalhamento de cada atividade e a identificação dos direcionadores de custos tornam a implantação do sistema ABC muito lenta e complexa. Portanto, sua funcionalidade poderá ser eficaz somente após longo prazo de implantação.
Instituição de fomento: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Custeio ABC; Gestão de Custos; Hospitais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006