IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
COMPARAÇÃO DO AGAR CHROMOGÊNICO E DO MÉTODO CLÁSSICO  NA  IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DE Candida
Vanessa Escobar Machado  2
Marilene Rodrigues Chang 1
Paula Cristhina Niz Xavier  2
Jarí Novaes Insabralde  1
Deborah Ledesma Taira  1
Floriano Campoçano  3
(1. Farmácia e Bioquímica da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul / UFMS.; 2. Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande / FESCG-MS.; 3. Lab de Micologia Hospital Universitário de Mato Grosso do Sul – Campo Grande/MS)
INTRODUÇÃO:
Infecções sistêmicas por Candida spp têm aumentado sua prevalência, sobretudo devido ao aumento de casos de incidência de espécies não-albicans, algumas relacionadas à resistência a alguns antifúngicos. A importância do diagnóstico laboratorial para leveduras tornou-se mais evidente após o surgimento da AIDS e o aumento da utilização de procedimentos invasivos.
METODOLOGIA:
Este estudo foi executado para investigar o uso de agar chromogênico para presumível identificação de Candida spp. Foram identificados 69 isolados oriundos da corrente sangüínea de pacientes provenientes do Hospital Universitário de Campo Grande-MS (HU_UFMS), no período de 1997 a Janeiro de 2006, com a finalidade de avaliar, comparativamente a eficácia dos métodos tradicionais e Agar Chromogênico (Oxoid), na identificação de espécies de Candida.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos demonstraram que o meio contendo os cromógenos X-NAG (5-bromo-4-cloro-3-indolil N acetil b-D-glucosaminida) e BCIP (5-bromo-6-cloro-3-indolil fostato p-toluidina) permitiram uma clara e prática diferenciação de espécies de Candida de importância médica, quando incubados a 37ºC por 48h. O Agar Chromogênico (Oxoid) apresentou padrão de sensibilidade e praticidade adequado para o uso em rotina de laboratório, quando comparado com o método clássico. Foi obtida concordância de 36.23 % para Candida parapsilosis (25/69), 14.49 % para C. tropicalis (10/69), 13.04 % de C.guilhermondii (09/69),  34.78 % de C.albicans (24/69), 1.45% de C.glabrata (01/69), nos dois métodos avaliados. Entretanto, cepas como C. guilhermondii e outros só puderam ser identificados pelo método convencional.
CONCLUSÕES:

Embora de alto custo, o chromoagar é útil na identificação precoce de leveduras do gênero Candida em infecções mais sérias, as quais necessitam de  identificação e tratamento mais rápido.

 
Palavras-chave: Cromógenos; Leveduras; Candida.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006