IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Ópera

Processos de Criação Cênica.

Carla Medianeira Antonello 1
Clarice da Silva Costa 1
(1. Universidade de Brasília - UnB)
INTRODUÇÃO:

O Laboratório de Licenciatura do Departamento de Artes Cênicas desenvolve várias atividades de pesquisa, entre elas, Projetos de Extensão que se caracterizam como processos criativos de construção de encenações teatrais. Neste resumo, são apresentadas duas experiências produzidas com diferentes abordagens estéticas metodológicas. A primeira proposta prima em experimentar o diálogo com Antonin Artaud por meio da peça radiofônica “Para Acabar Com o Julgamento de Deus” (1948) com a criação de uma performance intitulada “O Plano Erótico Interno” (2005) que se desdobra em seis partes performáticas: “Tormenta”; “Cortes”; “Automatismos”; “Apetite”, “Leito” e “Paderacoco”. O segundo trabalho é composto de duas partes complementares: uma peça seguida de Teatro Fórum. A peça escolhida é uma livre adaptação do conto russo de Nicolai Gogol “O Nariz” (1835) de cunho realista com encenação cômica, estabelecendo uma ligação intencional com a proposta de Teatro Fórum (BOAL, 1968), cujo objetivo é a formação do sujeito crítico e apreciador estético. As encenações teatrais vêem de encontro a diretriz que fundamenta os estudos das pesquisadoras que compreendem a formação do licenciando do ensino do teatro como uma construção de uma tríade que se complementa em si: o docente, o artista e o pesquisador. Outro objetivo das montagens teatrais é a alfabetização estética, que é a capacidade de leitura e compreensão dos códigos de linguagem sob o formato de obra de arte.

METODOLOGIA:

 Constituem-se como partes desta pesquisa os seguintes aspectos, pois a mesma se desenvolve em dois momentos: a primeira experimentação cênica partiu da reflexão acerca do texto “Para Acabar com o Julgamento de Deus”, de Artaud, após foi pedido a cada um dos integrantes a realização de uma performance cênica utilizando: som, imagem, texto, movimento/corpo. Os mesmos compartilharam suas performances com o grupo, em reflexões, na desconstrução e reconstrução da performance, na ação de apoio mútuos. A segunda encenação “O Nariz”, de Gogol partiu do texto adaptado em formato de peça teatral. A construção cênica se deu de modo coletivo por meio de exercícios de foco e elaboração de cenas por meio da improvisação, o objetivo era a apropriação dos elementos cênicos por parte dos graduandos participantes. Como o gênero escolhido era o cômico foram utilizadas como técnicas de montagem: a colagem, a caricatura, o gesto automatizado e gags tradicionais. A eleição da comédia ocorreu em função de uma pesquisa do Teatro Fórum como Teatro Pedagógico que possibilita a construção de uma cidadania crítica, reflexiva e atuante.

RESULTADOS:

O primeiro trabalho de cunho performático “O Plano Erótico Interno” apresentou-se para a comunidade externa e interna a UnB, no evento “Tubos de Ensaio, Intitulado: Híbridos” (2005). Já a segunda montagem teatral “O Nariz” (2006) apresentou-se no evento “Experiência na Cena Contemporânea”, no Centro Cultural do Banco do Brasil de Brasília (2006), e no Baú das Artes na UnB (2006). Estas apresentações artísticas com excelente repercussão junto ao público universitário e ao público em geral, demonstram domínio das técnicas artísticas de montagem, de interpretação, e demais elementos da linguagem cênica. Como ainda a formação dos docentes na articulação da tríade: docente, artista e pesquisador. A partir deste estudo verificou-se a necessidade de continuas pesquisas sobre abordagens estéticas metodológicas para o ensino do Teatro. No contexto estudado, evidenciou-se também a inserção do graduando na comunidade artística cultural, privilegiando um dos aspectos que permeia o ensino-aprendizagem que seria a alfabetização estética.

CONCLUSÕES:

 A proposta de desenvolvimento de procedimentos metodológicos estéticos vem de encontro a toda uma dinâmica conceitual de formação da tríade: docente, artista e pesquisador, criando-se redes de alfabetização estética que comunga na formação do graduando que detém este conhecimento levando-o para as suas atividades profissionais, cujo diálogo entre educação, cultura e sociedade se faz presente.

 
Palavras-chave: Performance; Processo Metodológicos Estéticos; Alfabetização Estética.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006