IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 1. Anatomia Patológica e Patologia Clínica
DISTRIBUIÇÃO DOS GENÓTIPOS DO HERPESVÍRUS ASSOCIADO AO SARCOMA DE KAPOSI / HERPESVÍRUS HUMANO TIPO 8 (KSHV/HHV-8) EM PACIENTES COM SARCOMA DE KAPOSI NO BRASIL
Ana Paula Ferraz da Silva 1
Suzane Ramos da Silva 1
Maura Moscardi Bacchi 2
Carlos Eduardo Bacchi 2
Deilson Elgui de Oliveira 1
(1. Departamento de Patologia, Faculdade de Medicina - UNESP Botucatu, SP.; 2. Laboratório Consultoria em Patologia - Botucatu, SP.)
INTRODUÇÃO:
O sarcoma de Kaposi (SK) é uma neoplasia vascular maligna que freqüentemente se apresenta na forma de lesões cutâneas, podendo também ocasionar comprometimento de nódulos linfáticos e vísceras. Quatro diferentes formas clinico-epidemiológicas do SK são descritas: o SK clássico, o SK endêmico africano, SK iatrogênico e o SK associado à AIDS. A infecção por um novo herpesvírus - o herpesvírus associado ao sarcoma de Kaposi (Kaposi’s sarcoma-associated herpesvirus – KSHV), também denominado herpesvírus humano tipo 8 (Human herpesvírus type 8 - HHV-8) - é relatada em todas as formas da doença. As técnicas de genotipagem do KSHV/HHV-8 atualmente disponíveis freqüentemente são baseadas no estudo das regiões variáveis VR1 e VR2 da ORF K1 viral. Cinco grupos genotípicos do KSHV/HHV-8, nomeados de A até E, são descritos. Sua distribuição é influenciada por fatores geográficos e étnicos. No Brasil, a grande variedade de genótipos virais descritos parece ser conseqüência de movimentos migratórios e de miscigenação. Entretanto, são raros os trabalhos na literatura sobre a distribuição dos genótipos do KSHV/HHV-8 em casos de SK de pacientes brasileiros.
METODOLOGIA:
Foram analisados 39 casos de SK provenientes do arquivo de patologia cirúrgica do Departamento Patologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP Botucatu, SP) e de laboratórios de anatomia-patológica privados do estado de São Paulo. A partir dos tecidos fixados em formalina e incluídos em parafina foram obtidas amostras de DNA para a realização dos ensaios de detecção e genotipagem do KSHV/HHV-8 pela técnica de reação em cadeia da polimerase (Polymerase Chain Reaction – PCR) e análise de polimorfismos de tamanho de fragmentos de restrição (Restriction Fragment Length Polymorphisms - RFLP). Foi realizada amplificação de segmento de 247pb da ORF K1 viral por meio de PCR “aninhada” (nested-PCR) e digestão com as enzimas de restrição Taq I, Nsi I, Hinf I, Hae III e Mse I, conforme descrito por Moreira e colaboradores (2003). O resultado das digestões foi interpretado após eletroforese do produto de RFLP em gel de agarose 2% contendo brometo de etídio.
RESULTADOS:
Dos 39 casos de SK avaliados, 33 eram pacientes do sexo masculino e 6 eram do feminino (razão M:F = 5,5:1). A idade média ao diagnóstico foi de 52,8 anos (Desvio padrão = ± 19,3 anos). De maneira geral, foram freqüentemente detectados os genótipos virais do grupo A e C do KSHV/HHV-8 (51,3% e 33,3%, respectivamente), seguidos dos genótipos do grupo E (12,8%) e 1 caso de genótipo do grupo B (2,6%). Nenhuma amostra revelou a presença de genótipos do grupo D, descrito na literatura como o mais raro. Dentre os casos avaliados de SK, 10 eram HIV-positivos e 9 HIV-negativos. Para os 20 casos remanescentes não estavam disponíveis informações sobre sorologia para o HIV. Pacientes HIV-positivos com SK eram significativamente mais jovens que os pacientes HIV-negativos (médias de 35,1±10,7 anos e 60,5±13,0 anos, respectivamente). Nos casos de SK de pacientes HIV-positivos, somente genótipos dos grupos A e C foram encontrados. Por outro lado, somente genótipos dos grupos B, C e E foram encontrados nos casos de SK ocorrendo em pacientes HIV-negativos. A maior freqüência de genótipos virais do grupo A entre pacientes HIV-positivos e de genótipos do grupo C entre pacientes HIV-negativos mostrou-se estatisticamente significativa.
CONCLUSÕES:
Na casuística estudada de SK foi constatada variedade de genótipos do KSHV/HHV-8, previamente referida na literatura na população brasileira. Alguns poucos casos estudados revelaram a presença de genótipos do grupo E, que foi recentemente descrito em ameríndios com infecção endêmica pelo KSHV/HHV-8 (Biggar e colaboradores, 2000). A distribuição preferencial de alguns grupos de genótipos virais em casos de SK de pacientes HIV-positivos e HIV-negativos (A e C, respectivamente) levantam a hipótese de que características distintivas desses genótipos podem ser responsáveis pela sua associação preferencial com o desenvolvimento de tumores em pacientes infectados pelo HIV ou em pacientes vivenciando outros contextos de imunossupressão.
Instituição de fomento: FAPESP
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Herpesvírus associado ao sarcoma de Kaposi; Sarcoma de Kaposi; Genotipagem.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006