IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Wanderson do Amaral Portilho 1
Simone Aparecida Abreu 1
Maria Alice Abranches 1
(1. Curso de Educação Física, Faculdade de Minas - FAMINAS, 36880-000 - Muriaé-MG)
INTRODUÇÃO:
“De todos os animais, o homem possui o menor número de reações inatas, fixas e invariáveis. Sua infância é mais longa e possui maior capacidade para tirar proveito da experiência. Seu repertório é quase todo constituído de respostas adquiridas, isto é, aprendidas” (Martins, Petrópolis, Vozes, 1987, p. 13). Tal idéia nos leva a interessar sobre o que está sendo ensinado nas escolas, com atenção especial para os conteúdos da área de educação física. Como componente curricular em todo o ensino fundamental, estes conteúdos são alvos para reflexão e, para tanto, realizou-se uma pesquisa visando averiguar a qualidade com que as aulas vêm sendo oferecidas neste nível de ensino, tendo em conta a participação dos professores no projeto político pedagógico da escola, bem como avaliar se os objetivos destas aulas estão contribuindo positivamente para o processo de formação bio-psico-social dos alunos.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi conduzida com professores de Educação Física do ensino fundamental da rede pública da cidade de Muriaé, Minas Gerais. Em um primeiro momento, estivemos presentes no ambiente escolar entrevistando os professores. Depois, em um segundo momento, acompanhamos as práticas pedagógicas envolvidas, buscando relacionar seus discursos com suas práticas, bem como procuramos verificar os procedimentos empregados no desenvolvimento de suas aulas.
RESULTADOS:
A pesquisa indicou que as aulas de Educação Física são quase sempre práticas e que esta modalidade é mais decorrência de falta de salas para aulas teóricas que preferência dos professores. Em decorrência, as aulas são relegadas a segundo plano e colocadas fora do horário regular das aulas. Pode-se observar uma segregação da disciplina, com conseqüente desestímulo à freqüência. No processo, os professores preferem trabalhar com esportes, em modalidades restritas, numa linha visando a competição, sem preocupação com a formação. A “esportivação” das aulas de Educação Física é excludente, pois desconsidera os alunos não praticantes de atividades físicas. Pode-se constatar que as aulas transcorrem sem fundamentação teórica, sem benefícios para a formação dos alunos. E mais, os alunos são separados por sexo, um procedimento acrítico que cerceia “a construção democrática do pluralismo - exaltação e convivência entre diferentes; o que deve haver e a convivência e o trabalho com essas diferenças, discuti-las, interpreta-las e extrair delas o prazer de sua existência” (Kunz, org., Ijui, Unijui, 2004, p. 15). Nas entrevistas, os professores são enfáticos em afirmar que ministram aulas em consonância com o projeto político-pedagógico, embaraçando-se todos quando indagados quanto ao conceito e objetivos da disciplina e se o Projeto Político Pedagógico contempla os objetivos de cada disciplina. Pode-se verificar que eles desconhecem o referido projeto e não participaram de sua elaboração.
CONCLUSÕES:
São muitos os fatores que interferem no trabalho do professor de Educação Física, no entanto, tais fatores podem servir de justificativa para uma prática docente descompromissada, numa prática mais voltada em fornecer um produto aos interesses da estrutura dominante, sem que haja o desenvolvimento de um pensamento crítico e uma consciência dos fenômenos sociais que cercam o meio social dos alunos. Em nossa conclusão, o professor de Educação Física deve refletir sobre o valor do seu próprio trabalho e ter consciência que não estão na escola para formar atletas. Ele deve buscar por mudanças nas instituições e na sua própria forma de atuar, visando a formação bio-psico-social do aluno e sua preparação para os desafios da vida.
Instituição de fomento: Faculdade de Minas-FAMINAS
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Educação física; Atuação profissional; Ensino fundamental.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006