IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
INTERDISCIPLINARIDADE E SUA APLICABILIDADE
Leandra Franco Pinto 1
Suzana L. P. Cancio 1
Maria Alice Abranches 1
(1. Curso de Educação Física, Faculdade de Minas - FAMINAS, 36880-000 - Muriaé-MG)
INTRODUÇÃO:
O essencial da interdisciplinaridade é trabalhar os conteúdos de forma articulada e pedagógica. “Interdisciplinaridade não se ensina nem se aprende, apenas vive-se, exerce-se e por isso, exige uma nova Pedagogia..." (Fazenda, 1993). Pedagogia esta que possibilite a interação de duas ou mais disciplinas, implicando numa troca de conhecimentos de uma disciplina a outra, gerando em alguns casos, um novo corpo disciplinar. Embora pareça antigo, o termo interdisciplinaridade é relativamente novo na prática pedagógica. Para verificar sua aplicabilidade nas escolas de Muriaé-MG e importância na construção do conhecimento o presente trabalho se faz necessário.
METODOLOGIA:
Estiveram envolvidos nesta pesquisa professores, diretores, supervisores pedagógicos das escolas públicas e privadas de Muriaé - MG. Através de entrevistas com estes educadores procurou-se investigar a aplicabilidade da interdisciplinaridade, sua importância e a possibilidade de trabalhá-la em forma de projetos. Após a análise das entrevistas, acadêmicos do curso de licenciatura em educação física visitaram as escolas com o objetivo de observar na realidade escolar se a interdisciplinaridade tem sido suposta ou efetivamente trabalhada.
RESULTADOS:
Constatou-se que 40% dos entrevistados dizem utilizar a interdisciplinaridade enquanto os outros 60% referem-se a ela como desconhecida, ou pior, ultrapassada. Percebe-se que se torna difícil trabalhá-la porque a maioria dos professores não consegue entender seu conceito e muito menos como ela deve acontecer; por não saberem inter-relacionar conteúdos. Os que dizem utilizá-la relataram que o fazem através dos projetos que envolvem como, por exemplo, as datas comemorativas onde toda a escola participa, o que retrata a sua aplicabilidade de forma errônea já que o seu conceito exige oportunizar a vivência de experiências e práticas relacionadas às diferentes disciplinas curriculares, considerado a trajetória de cada indivíduo e a história do seu grupo social de origem para que, de fato, os objetivos de ensino propostos pela instituição escolar sejam efetivamente concretizados.
CONCLUSÕES:
Percebe-se, de acordo com os resultados desta pesquisa, a falta de conhecimento dos professores em relação à aplicação da interdisciplinaridade. Eles não vêem a necessidade de substituir a concepção fragmentária do ser humano pela unitária; substituir a divisão das disciplinas organizando-as em conjunto; tratando o conhecimento de forma unificada, criando a possibilidade de haver um melhor entendimento da realidade, resultando num processo de desalienação dos alunos e levando-os conseqüentemente a uma interação. É necessário que se estabeleça uma consciência crítica sobre o valor e o significado de projetos, bem como uma orientação de como iniciá-los e conduzi-los, possibilitando conseqüentemente a construção do conhecimento unida a um momento prazeroso de aventura em busca do novo. Observa-se também que os diretores e os coordenadores pedagógicos nada têm feito em prol da utilização da interdisciplinaridade. Percebe-se a necessidade da construção de um projeto verdadeiramente interdisciplinar nas escolas de Muriaé-MG; não só com o objetivo de ensinar e aprender, mas de exercitar o saber. A perspectiva interdisciplinar no ensino dos conteúdos escolares não pretende anular ou deixar de reconhecer a contribuição das diferentes áreas de conhecimento e muito menos estabelecer uma hierarquia entre elas. Quando os educadores motivam seus alunos a trabalharem a interdisciplinaridade em forma de projetos ou não, estarão possibilitando uma ação humana que se agrupa ao desejo de saber.
Instituição de fomento: Faculdade de Minas - FAMINAS
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Construção do conhecimento; Aplicabilidade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006