IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Ópera
CRIAÇÃO DE AMBIENTES FAVORÁVEIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO TEATRO.
Clarice da Silva Costa 1
Carla Medianeira Antonello 1
(1. Universidade de Brasília - UnB)
INTRODUÇÃO:
O Laboratório de Licenciatura do Departamento de Artes Cênicas (CEN) da Universidade de Brasília (UnB) tem como meta a realização de uma pluralidade de atividades que proporcionem: a produção, a aquisição e a difusão de conhecimentos através da pesquisa, docência e atividades artísticas e de extensão. No decorrer de pesquisas relacionadas às estratégias de abordagens metodológicas (FREITAS, 2005), verificou-se a premência da criação de ambientes propícios ao ensino-aprendizagem. Desta feita, as pesquisadoras elaboraram o conceito de ambiente favorável que se caracteriza como uma margem de autonomia focada no desenvolvimento de habilidades e competências que estão sendo manipulados, tanto por parte do professor como dos alunos, onde coexistem erros e acertos (PIAGET, 1978), permitindo a construção do conhecimento, a partir de processos cógnitos, que fluem numa dinâmica própria. Neste curso de formação de docentes para o ensino do Teatro, uma das preocupações que permeiam todo o processo se pauta na reflexão e análise das melhores estratégias de elaboração metodológicas para o ensino do Teatro. Depois da implementação das Leis de Diretrizes de Base de 1996 e da instituição dos Parâmetros Curriculares Nacional de 1997, o conteúdo de Teatro obteve o status de disciplina curricular no sistema escolar de ensino formal, daí a necessidade de ampliar ainda mais estudos referentes às abordagens metodológicas que se adaptem aos diversos níveis do ensino do Teatro.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a seguinte: a) delimitação do problema, b) revisão bibliográfica, c) elaboração de um projeto de pesquisa por meio do Laboratório Licenciatura do Cen, d) implementação do projeto de pesquisa utilizando-se do espaço curricular disciplinar, do Laboratório de Licenciatura do Cen e de projetos de extensão, e) produção de textos acadêmicos. O uso desta metodologia objetivou a qualificação dos futuros professores como agentes atuantes de criação de ambientes favoráveis ao ensino-aprendizagem do Teatro, por meio da apropriação de matrizes metodológicas que são seqüências de procedimentos didáticos que dão suporte a elaboração da organização do trabalho pedagógico (VILLAS BOAS, 2004). Ao mesmo tempo em que o discente parte de uma estrutura dada, esta permite a ele o manejo individual e necessário aos desafios inerentes às situações de ensino-aprendizagem.
RESULTADOS:
Como resultados podem ser apontados: a formação com categoria dos futuros professores constatada na qualidade da aplicabilidade das práticas docentes, verificada nas disciplinas de estágios de observação e regência; e projeto de diplomação bem como nas pesquisas de extensão. Estes resultados positivos alcançam outras atividades de docência, destes graduandos, tanto no ensino formal como no informal.
CONCLUSÕES:
A necessidade de continuidade de pesquisas para a elaboração de abordagens metodológicas para o ensino do Teatro trouxe à tona a premência da criação de ambientes favoráveis a este conteúdo curricular. As pesquisadoras têm observado a eficiência metodológica de procedimentos didáticos que viabilizam os ambientes favoráveis como um tipo de abordagem metodológica de ensino-aprendizagem do Teatro.
 
Palavras-chave: Ambiente Favorável; Ensino do Teatro; Metodologia de Ensino.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006