IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA VIOLÊNCIA EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO DE UBERLÂNDIA

Airton Pereira do Rêgo Barros 1
Daniele Cristina Seno 1
Diego Miranda de Oliveira 1
Matheus Sbroggio Politano 1
(1. Universidade Federal de Uberlândia - UFU)
INTRODUÇÃO:

A violência é um grave problema social que atinge toda a população e precisa ser estudada de diferentes maneiras, devido ao número de vítimas, caráter endêmico e magnitude de seqüelas emocionais que produz convertendo-se num problema de saúde pública. O estudo se torna relevante devido à necessidade de se elaborar novas formas de conhecimento sobre a manifestação da violência no contexto escolar, visando contribuir para uma melhor compreensão do fenômeno e sua relação com as interlocuções sociais, para que se possa contribuir para a prevenção e atuação sobre ele.

METODOLOGIA:

Foram utilizados 2 instrumentos para a realização dessa pesquisa: o  Children™s Depression Inventory - CDI, como um instrumento de screening - e uma Entrevista Semi-estruturada; ambos foram aplicados na Escola Estadual Uberlândia-MG, o que delimitou uma amostra de 25 participantes de ambos os gêneros (36% masculino e 64% feminino) com média de idade de 16 anos. As entrevistas foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo temática.

RESULTADOS:
Os resultados das entrevistas semi-estruturadas apontaram as seguintes categorias empíricas: causa, concepção/descrição e tipologia da violência.
CONCLUSÕES:
Percebe-se que esses grupos não ancoram suas representações sociais apenas nos aspectos afetivos, comportamentais e socioculturais, mas também em suas relações familiares, interpessoais e até mesmo na própria escola.
 
Palavras-chave: violência; adolescentes; representações sociais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006