IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 9. História Social

A ORIGEM ITALIANA DO EMPRESARIADO INDUSTRIAL EM RIBEIRÃO PRETO (1890-1920)

Marco Antonio Brandão 1
(1. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus Franca)
INTRODUÇÃO:

O processo de formação do empresariado industrial brasileiro é tributário de imigrantes italianos que investiram em indústrias no Brasil. Ao apontar o papel do imigrante, a literatura acadêmica valoriza, ao longo do processo de industrialização brasileiro, o médio e o rico investidor, e deixa num segundo plano os pequenos industriais de origem italiana. Nosso trabalho busca estudar imigrantes italianos que se tornaram pequenos industriais na cidade de Ribeirão Preto, no interior paulista, entre 1890 a 1920.

A particularidade da industrialização que se processa nesse município interiorano no período citado, pode ter proporcionado a opção de investimentos a imigrantes italianos com parcos recursos. Ao contrário da grande e média indústria em que a literatura vai se concentrar para estudar a formação do empresariado industrial brasileiro, em Ribeirão Preto, destaca-se a pequena indústria, de fácil instalação e investimento baixo, atraente a imigrantes menos afortunados.

O trabalho objetiva analisar a existência de pessoas de origem italiana no empresariado industrial que se forma na cidade de Ribeirão Preto (1890-1920). Buscaremos enfocar, com isso, a preponderância dessa etnia para a constituição desse empresário, e a distinção do processo industrial existente nessa cidade, em que a predominância de pequenas indústrias criará um incentivo ao imigrante com poucos recursos, ao contrário do grande investidor imigrante que participou do processo industrial da capital paulista.

METODOLOGIA:

Para nossa pesquisa empírica, dispomos, sobretudo, de registros de impostos sobre indústrias, comércio e profissões. Esses registros nos possibilitaram saber, em sua maioria, quantas e quais eram essas indústrias e quantas tinham como proprietário uma pessoa com nome de origem italiana.

Com base nessa documentação, montamos os seguintes Bancos de Dados:

1. Relação das Atividades Comerciais, Industriais e Profissões de Ribeirão Preto: segue a seqüência das anotações do documento, disponibilizando o nome do contribuinte, natureza do ato ou espécie da profissão.

1.1. Estatísticas – Relação de Atividades: aponta a quantidade de estabelecimentos de um determinado ramo e a porcentagem que essa quantidade possui em relação ao total geral de estabelecimentos do documento.

2. Relação de Ofícios Manuais e Proprietários: indica todos os ofícios manuais (industriais e artesanais) e o nome de seus proprietários.

3. Quantidade de Ofícios Manuais e Porcentagem de Proprietários com Sobrenome Italiano 1890-1920: aponta a quantidade de estabelecimentos de determinado ofício manual; a quantidade de proprietários que nesse ofício possuem sobrenomes italianos; e a porcentagem desses sobrenomes italianos em relação ao total de empresários daquele ofício manual.

4. Seleção de Atividades Industriais e Empresários com Sobrenomes Italianos: separa em duas listas as atividades industriais e os empresários com sobrenome italiano; e as atividades artesanais e os empresários dessas com sobrenome italiano.

RESULTADOS:

Para nos auxiliar quanto à composição do empresariado industrial, foi necessário classificarmos o que seria “indústria” em Ribeirão Preto no período citado, ou seja: atividade que mescla aspectos artesanais (em que a habilidade do trabalhador era determinante para a produção) e a inserção de um pequeno maquinário para auxiliar essa produção, juntamente com um número reduzido de operários. Como a distinção entre empresário de um ramo artesanal (predomínio do trabalho manual e o emprego de auxiliares/aprendizes) e empresário de um ramo industrial era muito tênue, buscamos dados referentes às duas categorias.

Com relação à composição do empresariado artesanal, dos estabelecimentos pesquisados (11.057 estabelecimentos) para o período, aproximadamente, 17,9%, cerca de 1980 estabelecimentos, representavam estabelecimentos de caráter artesanal (sapateiros, alfaiates, costureiras, etc.). Desses, uma média de 53%, cerca de 1050 estabelecimentos, pertenciam a pessoas com sobrenomes de origem italiana.

Com relação à composição do empresariado industrial, aproximadamente, 18,32%, cerca de 2.026 estabelecimentos, representavam estabelecimentos de caráter industrial. Desses, uma média total de 54,60%, cerca de 1.106 estabelecimentos, pertenciam a pessoas com sobrenomes de origem italiana.

CONCLUSÕES:

Os estabelecimentos de caráter artesanal e industrial não eram preponderantes na economia do município ao longo do período. De 11.057 estabelecimentos, apenas 4.006 possuíam esse caráter, o restante dos estabelecimentos estavam voltados, em sua grande maioria, para o comércio. Mesmo que empregasse menos que o comércio, o operariado urbano que surge na cidade, nesse período, era empregado por esse setor produtivo. Como os estabelecimentos de caráter industrial empregam, individualmente, um número maior de trabalhadores, podemos falar que grande parte desse operariado estava empregada nos estabelecimentos de caráter industrial.

Como já apontamos, o processo de industrialização em Ribeirão Preto se destaca pela existência de pequenas indústrias, de fácil instalação, baixos investimentos, acessível a empresários com poucos recursos. Como ficou demonstrado acima, a presença de empresários de origem italiana atinge mais da metade do número de estabelecimentos de caráter industrial. Com isso, podemos traçar um perfil desse empresário industrial de origem italiana diferente daquele que a literatura acadêmica consagrou (o grande investidor). De modo geral, esse empresário industrial de origem italiana empregava o brasileiro pobre ou, inclusive, o patrício menos afortunado. Mas no caso de Ribeirão Preto, a diferença social do industrial e do operário não era tão marcante.

 
Palavras-chave: Imigração Italiana; Processo de industrialização em Ribeirão Preto (1890-1920); Formação do empresariado industrial de origem italiana.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006