IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 2. Comunicação e Educação

COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE JOVENS TÉCNICOS DE AUDIOVISUAL NO PROJETO "CINEMA CIRCULANTE".

Emanuel Santana 1
Maria Aparecida Morgado 1
(1. Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Mato Grosso UFMT)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho resulta de pesquisa desenvolvida com jovens participantes do Projeto “Cinema Circulante” voltado à educação profissional de jovens das camadas populares. Trata-se de um projeto concebido pela Associação Mato-grossense de Produtores de Áudio e Vídeo (AMAV) e executado em parceria com o Ministério da Cultura, com a Secretaria de Estado de Cultura e com as secretarias municipais de educação e cultura de Cuiabá e Várzea Grande, entre outubro de 2004 e junho de 2005. A pesquisa focaliza a experiência educativa e formativa vivida por esses jovens da camada popular ligados à Central Única das Favelas (CUFA), que normalmente não teriam acesso nem mesmo a assistir um filme. O Projeto “Cinema Circulante” promove oficinas de iniciação à produção audiovisual e workshops para esses jovens, a fim de capacitar e formar novos profissionais; além disso, também pretende desenvolver potencial crítico, reflexivo e a construção de um circuito não convencional de exibição de cinema. A pesquisa tem como objetivos: verificar o envolvimento dos órgãos governamentais, sociedade civil organizada e o mercado no desenvolvimento de alternativas educacionais fora do âmbito escolar; verificar as possíveis transformações nas condições de vida no que diz respeito à inserção profissional e social dos jovens participantes do projeto; identificar as ferramentas educacionais desenvolvidas e aplicadas no projeto; e, por fim, em que medida se deu o uso e a apropriação dos códigos da linguagem audiovisual.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa situa-se na perspectiva qualitativa. Durante a fase exploratória do trabalho foi realizado o levantamento bibliográfico sobre educação, juventude, comunicação e cinema; e análise documental do projeto que tomou como dados empíricos a relação dos jovens que inicialmente foram profissionalizados como técnicos de cinema e que passaram a participar da segunda etapa do projeto atuando como produtores culturais; foi formado o grupo através questionário aplicado para definição dos sujeitos cujas informações eram correspondentes ao tema, ao objeto e ao problema da pesquisa; foram tomados como sujeitos 5 (cinco) jovens de cada uma das duas cidades. Após essa etapa foi realizado um estudo descritivo qualitativo, com coleta de dados através de entrevistas semi-estruturadas. A partir do levantamento de toda a produção audiovisual realizada pelos jovens no Projeto “Cinema Circulante” e de posse da análise dos documentos e dos dados das entrevistas foi realizada a interpretação dos dados.
RESULTADOS:
Verificou-se que os jovens que participaram do Projeto “Cinema Circulante” apropriaram-se de técnicas da produção audiovisual, o que possibilitou a sua profissionalização e inserção no mercado de trabalho. Os jovens consideraram que a participação no projeto foi uma ferramenta capaz de permiti-lhes lidar mais democraticamente com a informação.  Constatou-se que houve uma influência positiva na formação escolar e na sociabilização dos sujeitos com suas respectivas comunidades. Percebeu-se ainda como a auto-estima de todos os alunos, e também das comunidades envolvidas no projeto foi estimulada. Verificou-se isso de maneira muito clara por ocasião dos lançamentos dos filmes produzidos pelos egressos do projeto nas comunidades de origem. Segundo os jovens, eles se sentiram considerados de maneira especial pelas suas comunidades e, segundo alguns relatos, chegaram a ser motivo de admiração, provocando em outros jovens a vontade de percorrer o mesmo caminho.
CONCLUSÕES:
O Projeto “Cinema Circulante” permitiu aos 10 (dez) sujeitos entrevistados que dele participaram, a inserção no mercado de trabalho como técnicos de audiovisual e, mesmo, o interesse em retomar o processo de escolarização formal. O fato dos vídeos produzidos por eles durante a participação no Projeto “Cinema Circulante” terem sidos selecionados e exibidos na XV MUESTRA NACIONAL DE CINE Y VIDEO DOCUMENTAL ANTROPOLOGICO Y SOCIAL, realizada em outubro de 2005, na Argentina, pelo INSTITUTO NACIONAL DE ANTROPOLOGIA Y PENSAMIENTO LATINOAMERICANO, órgão do Ministério da Cultura daquele país, permitiu, por exemplo, perceber como a auto-estima dos alunos, das duas cidades envolvidas, foi alterada positivamente. Isso ficou muito evidente por ocasião dos lançamentos dos filmes produzidos pelos alunos nas comunidades. Além da possibilidade de se concretizar a proposta de educar para o acesso aos modos e meios de produção audiovisual, as oficinas reforçaram os vínculos sociais dos jovens: ao produzirem os documentários abrangendo as pessoas das próprias comunidades como participantes, seja como entrevistados ou simplesmente como apoio à produção, eles também contribuíram com a mudança positiva na auto-imagem dos indivíduos diretamente envolvidos e, também, dos demais moradores.
 
Palavras-chave: Comunicação; Educação; Jovens.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006