IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE O QUE PENSAM OS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE IBIRAPUERA

Fabiana Alves Ferreira Pacheco 1
Alfonso Gómez Paiva 1
(1. Universidade Ibirapuera, UNIB)
INTRODUÇÃO:
A educação tem evidenciado a necessidade de uma democratização de ensino, mas, mais do que isto, segundo a LDB Nacional (1996), “(...) tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.O ensino de Ciências fazendo parte deste contexto colabora para a compreensão do mundo, de suas transformações e para que o cidadão adquira consciência da sua realidade e da sua capacidade de transformá-la. Ao considerar que a ciência influencia nossa sociedade, a vida e cada indivíduo em particular, “privar nossos alunos dos conhecimentos científicos é também privá-los do ensino de qualidade e, assim, de uma educação democrática”, Freire (2000, p.8). É importante que o cidadão seja “alfabetizado em ciências”, propiciando assim um preparo para entender o papel desempenhado pela ciência e pela tecnologia na sociedade atual. Ao cursar o 5º semestre do curso de Pedagogia e a disciplina de Conteúdos e Métodos de Ensino de Ciências, percebi que a idéia que tinha sobre o ensino de Ciências era algo muito distante, associado à transmissão de conteúdos conceituais e à memorização de algumas informações e explicações. Diante desta realidade, ensinar Ciências revelou-se para mim um desafio como futura professora polivalente, muitos questionamentos surgiram sobre minha formação inicial. Desta maneira, surgiu o desejo de investigar o que pensam os licenciandos da Pedagogia, sobre o ensino de Ciências
METODOLOGIA:

Para a coleta dos dados deste trabalho foi elaborado um questionário organizado em duas partes. A primeira investiga a identificação e formação do entrevistado, e a segunda aborda a opinião dos licenciandos sobre o ensino de Ciências e também solicita a análise de aulas de ciências. O questionário foi distribuído para alunos do último semestre do curso de Pedagogia da Universidade Ibirapuera, habilitação em Ensino Fundamental I, que tenham terminado a disciplina de Conteúdos e Métodos do Ensino de Ciências e não exerçam a docência. Não foram selecionados alunos que atuam como professores pelo fato de poderem já ter participado de cursos e discussões sobre o ensino de Ciências, possibilitando assim uma visão extra à da formação inicial. O curso de Pedagogia possui duas turmas no 6º semestre que cursam a formação de professores para as séries iniciais do Ensino Fundamental I, uma no período da manhã e composta por 21 alunos, outra no período noturno e composta por 53 alunos. Destes 74 alunos dos dois períodos, 24 já lecionam de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental I e 50 ainda não exercem a docência. A pesquisa investigou 20% destes alunos que ainda não atuam no cenário escolar.

RESULTADOS:

A amostra revelou que o grupo selecionado para o estudo era constituído por mulheres, nenhuma das licenciadas cursou o Magistério, a faixa etária era bem heterogênea - entre 29 e 54 anos. As alunas, por meio do questionário, comentaram um pouco sobre o primeiro contanto que tiveram com o ensino de ciências durante a formação básica e também sobre as disciplinas científicas durante o Ensino Médio, todas estas lembranças e vivencias sinalizam um Ensino de Ciências através de práticas reprodutivistas. Em relação à graduação a maioria das alunas comentou que a disciplina de Conteúdos e Métodos do Ensino de Ciências contribuiu de forma satisfatória para a formação inicial. No que diz respeito ao que pensam sobre o Ensino de Ciências para as séries iniciais 25% das alunas não conseguiram estabelecer concordância entre o discurso teórico sobre a importância do ensino e a análise das aulas práticas propostas no questionário.As demais licenciadas responderam o questionário e analisaram as situações propostas de acordo com todo referencial teórico das pesquisas atuais sobre ensino de Ciências. Por intermédio das afirmações foi possível observar que valorizam um Ensino de Ciências que proporcione a construção do conhecimento através de atividades desafiadoras, que contribua para uma aprendizagem significativa, para a compreensão do mundo com o objetivo de formar indivíduos reflexivos, críticos e autônomos.

CONCLUSÕES:

Ao analisar os dados com o alicerce do referencial teórico, e considerando algumas situações importantes, como o fato de todas as licenciadas ainda não terem experiência com a docência e nem terem cursado o Magistério, o resultado apresentou coerência no discurso sobre a importância do ensino de Ciências e possíveis metodologias ao que afirmam os PCNs em relação às Ciências Naturais e também ao que professores e pesquisadores da área comentam atualmente. As alunas, ao responderem o questionário e analisarem as aulas fictícias propostas definiram e classificaram as abordagens, o papel do professor, do aluno, sem mesmo que estas questões tenham sido solicitadas, isto nos faz pensar que de certa forma o curso de pedagogia contribuiu para a formação destas alunas no que diz respeito a conhecer e diferenciar as teorias e práticas da educação. Muitos comentários foram feitos em relação à disciplina que não podem ser desconsiderados e precisam ser discutidos com o objetivo da melhoria do ensino-aprendizagem, como a falta de articulação da disciplina de estágio supervisionado em relação às disciplinas de conteúdos e métodos, o tempo curto que a disciplina de Ciências tem para trabalhar o conteúdo e o método e a ausência de cursos, promovidos pela Universidade, na área de Ciências tanto para alunos em formação como também para ex-alunos.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Ensino; Ciências; Formação Inicial.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006