IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 2. Comunicação e Educação

A Polidisciplinaridade na construção do software multimídia Bonezinho Vermelho

Ilma Rodrigues de Souza Fausto 1
Wania Ressutti 2
Sérgio Eduardo de Andrade 2
Juliano Murilo Côco 1
José Martins dos Santos 2
Renata Garcia 2
(1. Depto Sistemas de Informação - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná/RO; 2. Departamento de Comunicação Social - Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná)
INTRODUÇÃO:

O curso de Comunicação Social-Jornalismo, participa do desenvolvimento do Projeto Bonezinho Vermelho através das disciplinas de Fotografia e Redação Jornalística II - Jornalismo Interpretativo, contribuindo com a produção das fotografias que ilustram o software e textos informativos sobre a história, pontos turísticos e alimentos característicos do município de Ji-Paraná. Durante a realização deste Projeto, recorreu-se à associação de disciplinas dos cursos de Sistemas de Informação e Comunicação Social-Jornalismo que, se individualizadas, teriam seu papel cumprido mas, juntas tornam-se eficientes no contexto do aprendizado. A polidisciplinaridade envolvendo Fotografia, Redação Jornalística II e Multimídia contribuiu, de forma espontânea, para a troca de informações. Este processo fortaleceu o trabalho das equipes gerando aceitação e compartilhamento de outras áreas de conhecimentos de forma globalizada, eliminando as fronteiras entre os cursos e abrindo para aquilo que vai além deles, possibilitando uma nova visão da realidade. O que objetivou esse intercâmbio foi a importância da contribuição de cada uma das disciplinas, sem qualquer hierarquia entre elas, porém, reconhecendo que o conhecimento de cada disciplina é limitado e que uma compreensão mais ampla só se dá pelo compartilhamento das informações.

METODOLOGIA:

A metodologia utilizada inicialmente foi o que chamamos de brainstorm, momento em que a proposta é colocada e professor e acadêmicos discutem as formas através das quais o projeto poderá ser executado. Na disciplina de Fotografia, após a leitura do texto, os acadêmicos sugeriram diversos pontos turísticos e comidas típicas da região e definiram as locações. O próximo passo foi o momento de pré-produção, fase em que se investe na organização de figurinos, agendamento com atores, preparação de cenários e objetos que comporão a cena desejada, visitação de locações para que não haja transtornos no momento da execução do trabalho, preparação da infra-estrutura para que a equipe possa atuar, como fornecimento de água e alimentos; e a decupagem do texto/roteiro. Os acadêmicos que participaram do projeto foram divididos em equipes utilizando a câmera digital D-70. E foram orientados pela professora sobre ângulos, enquadramento e composição da cena de acordo com a proposta da história. Na disciplina de Redação Jornalística II, os acadêmicos desenvolveram suas pautas com as sugestões sobre o que e como deveria ser tratado. Em seguida, os acadêmicos saíram para o trabalho em campo onde puderam executar entrevistas, pesquisas em arquivos públicos e a produção do texto. Ao final, foi realizada a edição tanto dos textos quanto das fotografias, sempre apontando os acertos e os caminhos que poderiam ser tomados para melhorar a qualidade final do trabalho.

RESULTADOS:

A atuação no desenvolvimento do Projeto Bonezinho Vermelho propiciou ao curso de comunicação Social-Jornalismo, através das disciplinas de Redação Jornalística II e Fotografia, a interação dos acadêmicos em todos os processos de criação que ocorrem durante a produção da informação. Isto gerou a proximidade entre os ensinamentos transmitidos em sala de aula e a realidade vivida por profissionais da área que estão atuando no mercado de trabalho, que exige cada vez mais o conhecimento polivalente. O Projeto possibilitou a discussão sobre a forma que o texto deveria ser escrito e seu público alvo, sem perder de vista o seu objetivo que é comunicar de maneira clara e com conteúdo, devendo informar e não apenas entreter as crianças que utilizariam didaticamente o software, assim como, seus professores. Deve-se levar em conta que a distribuição abrangerá todo o Estado de Rondônia. A escolha das fotografias que ilustrariam o software aguçou nos acadêmicos o sentido não apenas estético, mas também práticos e dinâmicos, que a exemplo das publicações diárias, buscam passar o máximo de informação visual e textual no menor espaço, sem cansar o leitor/espectador. A utilização da mídia software, que foi desenvolvido através da disciplina Multimídia, do curso de Sistemas de Informação, possibilitou a proximidade com o que se tem publicado na mídia noticiosa disseminada na web.

CONCLUSÕES:

A releitura da história do Bonezinho Vermelho propiciou uma interação disciplinar entre os cursos de Comunicação Social-Jornalismo e Sistemas de Informação possibilitando a utilização de dispositivos de comunicação através de software que permitiu preparar professores e alunos para a utilização de uma prática polidisciplinar, onde o professor deixará de ser somente o transmissor de conhecimentos para também ser capaz de despertar no aluno a curiosidade e a capacidade para aprender mais e ver o mundo de uma maneira mais globalizada e humanizada. A transversalidade entre os temas tratados na história resultou na produção do hipertexto o que leva o público alvo do software a percorrer trilhas em busca do conhecimento, despertando sua atenção para as dimensões não verbais do texto. Exemplo disso está na fotografia, que graças à sua digitalização tornou-se acessível a uma maior parte da população, sendo esta, a principal razão da escolha deste recurso e não do vídeo como ilustração da história. A Comunicação Social é por natureza uma ciência que se vale de vários objetos do conhecimento para a construção de seu saber, neste sentido, a parceria entre este curso e o de Sistema de Informações, possibilitou o avanço na direção da criação de um projeto que ultrapassou as barreiras da academia para beneficiar uma parcela da população que está iniciando sua trajetória na busca pelo conhecimento. O que só se tornou possível através da experimentação da poli e transdisciplinaridade.

 
Palavras-chave:  polidisciplinaridade; comunicação social; conhecimento.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006