IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica

INTERDISCIPLINARIDADE EXTRA: UM PROJETO EM AÇÃO

NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Cecília Maria de Alencar Menezes  1
Mônica Soraya Barbosa Lins  2
(1. União Metropolitana de Educação e Cultura - UNIME ; 2. Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social - CEPPEV )
INTRODUÇÃO:

Discussões quanto ao surgimento de novos paradigmas que trazem outras compreensões de como a criança constrói o conhecimento e interage em diferentes ambientes de aprendizagem nos remetem à necessidade de uma concepção interdisciplinar da prática educacional. Na maioria das escolas, a prática pedagógica não contempla a interdisciplinaridade, priorizando métodos tradicionais de ensino, insistindo em cultivar a idéia de que seu objetivo é repassar às crianças, como verdades absolutas: conhecimentos, práticas e valores sociais acumulados de outras gerações, separando os conceitos científicos da realidade social existente e das experiências trazidas pelos alunos, construídas em contato com essa realidade. Neste estudo, vislumbramos a possibilidade de uma pesquisa-ação, para implementar a interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas de 1ª à 4ª série do ensino fundamental do Colégio Mendel Vilas, buscando integrar em espaço e tempo conjugados, as práticas vividas nas aulas extras (Ed. Física, Inglês, Informática, Ed. Artística e Música) enfatizando a leitura e produção de textos de forma lúdica e interdisciplinar, disponibilizando também um maior tempo para os professores atuarem em sala nesta mesma perspectiva de construção, resgatando o prazer e significado do processo ensino/aprendizagem. O objetivo foi investigar a construção do conhecimento e integração das práticas vividas nas aulas extras a partir da interdisciplinaridade, eixo central da proposta pedagógica do Colégio.   

METODOLOGIA:

Optamos pela pesquisa-ação como metodologia, por nos possibilitar o estudo sobre os métodos que as pessoas usam para todos os fins e práticas cotidianas para a compreensão de sua realidade. A dimensão da pesquisa é construída com os pesquisadores/pesquisados que instituem subsídios para sua ação. Realizamos uma pesquisa bibliográfica, onde trabalhamos com autores, tais como: Fazenda, Bom Tempo, Vasconcelos, fundamentando a interdisciplinaridade e Libâneo e Freire numa abordagem teórica dialógica, crítica-reflexiva da educação. A seguir, buscamos delinear o plano de pesquisa configurando o nosso problema e visualizando os elementos chaves. A partir daí, implementando o projeto de ação, observamos mudanças no cronograma de aulas, reunindo as disciplinas de Informática e Ed. Artística, Inglês e Informática, Música e Ed. Física e por fim, Ed. Artística e Ed. Física. O projeto foi desenvolvido nas aulas e em espaços específicos (pátio, quadra de esportes, laboratório de informática, sala de artes) das turmas de 1ª à 4ª série do ensino fundamental com duração prevista de 30 dias. Os sujeitos da pesquisa foram os professores que definiram o material a ser utilizado para a realização das suas aulas em seus planos de trabalho, desde o material de sucata ao material didático. Buscamos criar, assim, uma relação dinâmica entre pesquisadores e pesquisados, através de observações em sala de aula, entrevistas abertas e análise de atividades didáticas e documentos institucionais.

 

RESULTADOS:

Vale ressaltar que a opção por este colégio da rede particular de ensino está afeita a maior possibilidade de desenvolver nesse espaço, um trabalho interdisciplinar que contempla em seu Projeto Pedagógico o princípio da interdisciplinaridade, entendendo este como uma atitude a ser construída cotidianamente. Pudemos constatar que os professores entendiam como necessária essa abordagem no fazer da sala de aula, favorecendo a aprendizagem, mas, percebiam dificuldades em fazê-lo de forma interdisciplinar, pois, necessitavam de maior fundamentação para tanto. Outro resultado refere-se à aprendizagem nas interações vividas em diferentes áreas pelas crianças, que curiosas, críticas e mais confiantes buscavam resolver questões e arriscavam dizer o que pensavam, demonstravam iniciativa, levantavam idéias, problemas e questões interessantes, construindo conhecimentos ativa e interativamente com significação e prazer.

CONCLUSÕES:

Este projeto pressupõe uma atitude engajada, um comprometimento pessoal. A importância metodológica é indiscutível, porém é necessário não se fazer dela um fim, pois interdisciplinaridade não se ensina nem se aprende, apenas vive-se, exerce-se e, por isso, exige uma nova pedagogia: a da interação e dialogicidade.  Admitindo-se que interdisciplinaridade seja produto e origem, isto é, que para efetivamente ocorrer, seja necessário essencialmente existir, ou melhor, que a atitude interdisciplinar seja uma decorrência natural da própria origem do ato de conhecer, necessária se faz num plano mais concreto sua formalização. E  assim sendo, pode-se dizer que esta interdisciplinaridade necessita da integração das disciplinas para sua efetivação.  Esta integração, entretanto, não pode ser pensada apenas em nível de integração de conteúdos ou métodos, mas, basicamente num nível de integração de práticas relacionais, de conhecimentos parciais e específicos, tendo em vista um conhecer global. Identificamos no cotidiano deste Colégio e nas salas de aula da 1ª à 4ª série do ensino fundamental possibilidades de ações alternativas em educação que possibilitem a transformação, essa que exige muita disponibilidade, flexibilidade e estudos permanentes.

 
Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Prática Pedagógica; Produção de Conhecimentos .
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006