IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social

ESCALA DE ATITUDES COM TEMAS POLÊMICOS: INTERDISCIPLINARIDADE E INCENTIVO À PESQUISA.

Claudio São Thiago Cavas  1
Nilma Figueiredo de Almeida 1
(1. Departamento de Psicometria/Instituto de Psicologia/UFRJ)
INTRODUÇÃO:

A escala de Lickert é uma das medidas escalares mais utilizadas para mensuração de atitudes. Qualquer que seja o objeto atitudinal escolhido, ele estará impregnado de conotações de ordem afetivo-valorativa, ou seja, deverá ser polêmico. As etapas para a construção de uma escala envolvem vários conhecimentos psicométricos e estatísticos, e uma das dificuldades que envolvem a área de Avaliação Psicológica é que ao utilizarmos o termo medição, os alunos de Psicologia demonstram desinteresse em função das queixas da falta de ligação entre a estatística aprendida e sua aplicação na Psicologia. Na tentativa de despertar o interesse dos alunos pela medida psicométrica e pela pesquisa optou-se pela interdisciplinaridade, ao integrar as disciplinas de Metodologia Científica e Elaboração de Medidas.  O objetivo deste trabalho foi verificar, através da aproximação das disciplinas de Metodologia Científica e Elaboração de medidas, se os alunos despertariam o interesse pelas medidas psicométricas através da adequação de instrumentos de coleta de dados aos objetivos da pesquisa.

METODOLOGIA:

Realizou-se uma orientação metodológica para a feitura do trabalho de pesquisa. Para isto foi oferecido um curso com a duração de um semestre, no período de um ano, para alunos de Psicologia da UFRJ, totalizando aproximadamente 160 estudantes. O procedimento utilizado consistiu nas seguintes etapas: os alunos reuniam-se em grupos e escolhiam temas que estivessem mobilizando a opinião pública; em seguida elaboravam as proposições consideradas importantes, que tivessem relação direta com o objetivo a ser estudado, através da realização de entrevistas junto à população-alvo, consultas a jornais, revistas e literaturas especializadas; a forma piloto da escala foi aplicada em uma amostra de 50 sujeitos, para em seguida realizar-se a seleção das afirmativas através de tratamentos estatísticos adequados. Uma vez que a escala estivesse pronta ela seria utilizada na coleta de dados para concluir a pesquisa.

RESULTADOS:

Surgiram temas polêmicos relevantes tais como: ato médico, relacionamento soro discordante, cotas para afrodescendentes na universidade, etc. Houve surpresa por parte dos alunos na facilidade do tratamento de dados através de pacotes estatísticos como o SPSS. Houve muito interesse na testagem de hipóteses da pesquisa, além de um aumento de 100% na apresentação de trabalhos em Jornada de Iniciação Científica e Congressos.

CONCLUSÕES:

Pode-se concluir que a integração das disciplinas Elaboração de Medidas e Metodologia Científica, através da construção de escalas com temas mobilizadores da opinião pública, quando utilizadas em acordo com a prática de pesquisa, proporcionam maior motivação na realização das tarefas, maior satisfação pessoal, desmistificação da estatística aplicada à Psicologia, maior motivação para apresentação do estudo em eventos científicos e a mudança da visão da ciência fragmentada para uma visão mais interdisciplinar, onde eles conseguem vislumbrar a utilização e importância dos instrumentos na coleta de dados em trabalhos de pesquisa.

 
Palavras-chave: Escala de Lickert ; Interdisciplinaridade; metodologia de pesquisa.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006