IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

ANÁLISE DO TÓPICO DE HISTOLOGIA ANIMAL EM LIVROS DIDÁTICOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO - CASCAVEL - PR

Daniela Frigo Ferraz 1
Dinéia Tessaro 1
(1. CCBS- Centro de Ciências Biológicas e da Saúde/ Unioeste)
INTRODUÇÃO:
O livro didático é um dos recursos mais utilizados por professores e alunos, sendo assim, vários estudos vem sendo realizados no sentido de discutir e avaliar suas formas de utilização (FRACALANZA, 1993; BIZZO, 1996, 2000; AMARAL; NETO, 1997; CASSAB; MARTINS, 2003). Sabe-se que a maior parte dos livros disponíveis no mercado revela uma disposição linear de informações e uma fragmentação do conhecimento, onde a ciência é mostrada repleta de regras e complexas informações, gerando atividades mecânicas de memorização (VASCONCELOS; SOUTO, 2003). No que tange ao conteúdo de Histologia Animal, percebe-se que essa é uma temática abordada normalmente de maneira simplificada nos livros didáticos, representando uma pequena parcela dos temas que a obra apresenta. Sendo assim, desenvolveu-se este trabalho, objetivando analisar o conteúdo de Histologia Animal veiculado pelos livros didáticos, utilizados por professores e alunos da rede pública de ensino médio de Cascavel/Pr.
METODOLOGIA:
Em abril de 2004, foram contatadas informalmente as instituições de ensino médio da rede pública de Cascavel/Pr, obtendo-se as duas obras de maior uso, que foram denominadas como obra 1 e obra 2. Essas foram submetidas à análise qualitativa seguindo um protocolo, que estabeleceu os critérios avaliativos. Assim, o tópico de histologia animal foi estudado seguindo eixos de análise, tais como: conteúdo teórico, facilitadores pedagógicos, atividades propostas e livro do professor, aos quais, foram elencados sub-eixos e critérios de análise, priorizando a associação de situações ensino-aprendizagem dialógicas e reflexivas, classificando cada quesito em: fraco, regular, bom e excelente. No eixo conteúdo teórico, os critérios foram voltados ao enfoque conceitual, atualização em relação aos avanços da ciência, adequação entre o conteúdo científico e o universo cognitivo dos alunos, sendo alguns: morfologia, omissões conceituais, seqüência de idéias. O eixo, facilitadores pedagógicos, foi avaliado quanto à presença/ausência/qualidade das sugestões, enquanto nas atividades propostas, buscou-se interatividade entre o científico e problematização, analisando atividades práticas/grupo; projetos de trabalho; questões multidisciplinares e problematizadoras. O livro do professor foi analisado quanto à interação com o livro do aluno, trazendo informações recentes, indicações de materiais e fontes pesquisa.
RESULTADOS:

Aplicando os critérios de análise propostos, referentes a cada eixo e seus respectivos sub-eixos, foi possível verificar, de modo geral, que a obra 2 foi mais deficiente, haja vista a forma reduzida com a qual apresenta o tema em relação à obra 1. É interessante salientar que certos pontos de análise resultam em constatações positivas ora em uma, ora em outra obra analisada. Constatou-se ainda que houveram problemas compartilhados pelas duas obras, como por exemplo, no eixo das atividades propostas há uma precariedade quanto à apresentação de atividades em grupo, projetos de trabalho, questões problematizadoras. Quanto ao eixo conteúdo teórico, verificou-se, no sub-eixo avanços da ciência, que ambos os livros poderiam incluir temas que já foram amplamente debatidos pela mídia, como por exemplo, o transplante da medula óssea, que poderia ter sido abordado no estudo do tecido ósseo e do hemocitopoético, sendo que foram classificados com “regulares” nesse sub-eixo. Ambas as obras incluem alguns facilitadores pedagógicos, como por exemplo, glossários e textos complementares, sendo considerados regulares a qualidade das sugestões em ambas às obras. Já o livro do professor, em ambas as obras, mais se assemelha ao livro do aluno, não havendo informações extras ou sugestões de atividades ou mesmo fontes de pesquisa.

CONCLUSÕES:
Durante o desenvolvimento deste trabalho, foi possível verificar muitos dos problemas apontados por autores que abordam o tema, tais como a deficiência na apresentação das informações, ausência de recursos sugeridos e a problematização esquecida em virtude da transmissão-repetição, abordagem inconsistente em relação a alguns eixos analisados. Embora tenha apresentado-se de maneira mais coerente, a obra 1 deixa a desejar em aspectos considerados importantes no processo de ensino, mas que, no entanto, não atinge a deficiência apresentada pela obra 2, bastante carente na apresentação do conteúdo teórico, o que não impediu que esta tenha sido a mais utilizada no município. Ao formular suas obras, os autores, devem sugerir atividades e recursos variados que facilitem e potencializem o processo de ensino-aprendizagem promovendo dessa forma o estudo do tema mais atrativo e significativo, deixando de ser visto como algo abstrato e sem nenhuma aplicabilidade. Dessa forma, poderão ser obtidos resultados mais satisfatórios para a comunidade estudantil, na qual o processo ensino-aprendizagem torne-se algo satisfatório e produtivo para todos os membros envolvidos.
 
Palavras-chave: Livro didático; Histologia Animal; Avaliação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006